Já está em funcionamento mais uma vez em Umarizal a Casa de Cultura Popular Palácio do Gavião. A instituição mantida pelo Governo do Estado e coordenada em Umarizal pelos agente de cultura Elicleide Silva e Manoel Moreira "Piola" foi reinaugurada na noite de ontem (30) com participação de diversas atrações culturais (Cia Arte e Riso, Culturte e outros) do município além de uma exposição de artesanatos produzidos por artesãos umarizalenses.


A noite ainda contou com apresentação musical de Gustavo Costa, cantor vencedor do concurso "A Mais Bela Voz" do ano passado em Umarizal e 3º lugar na grande final do evento que envolveu artistas de 43 municípios, realizado em Mossoró e seu filho Gustavo Filho.


Agora reinaugurada, a Casa de Cultura ficará com os portões abertos todos os dias para os visitantes conhecerem sua estrutura e as atividades desenvolvidas em seu espaço, como a lojinha de artesanatos e o Ponto de Cultura "Umari Cultural". 


Fonte: uzlemfotos.blogspot.com


Nota do Blog:

Parabenizamos todos que participaram dessa grande festa, desejamos aos agentes de cultura muita sorte nessa empreitada árdua que é fazer e arte ou pelo menos ser multiplicador dela num país que infelizmente o poder público ainda não dar o valor necessário que merecemos, mas temos a certeza que o mesmo não acontece com o público e fazemos o convite a toda a população umarizalense para que possam visitar a casa de cultura e prestigiar a nossa identidade cultural. 


O Núcleo Pavanelle encerrou neste domingo, 31, a III Mostra de Teatro de Rua da Zona Norte de São Paulo/SP. A Mostra que começou dia 26 de junho desfechou com o espetáculo o Casaco de Urdemales, às 11h, no Jardim Julieta.
 O Escambo em Travessia teve a honra de fechar mais uma realização da mostra que em 2011 contou com grupos dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

A trupe do Escambo encerrou sua travessia em São Paulo com apresentação de número 13 do espetáculo o Casaco de Urdemales e a benção poética na feira do Jardim Julieta. Santos/SP e Tiradentes/SP serão as últimas cidades do estado de São Paulo.

Parceiro: ciranduis.blogspot.com
Personagem Berico (Léo Alves)

O Escambo em Travessia esteve em mais uma ação nesta quinta-feira, 28, levando apresentações de poesia com Ray Lima e o Casaco de Urdemales, na praça Dom Pedro no centro de Guarulhos/SP.


Zé Pavão (Jardeu Amorim)
A recepção foi feita pela Rede Brasileira de Teatro de Rua representada pelo grupo da cidade de Guarulhos chamado Taz, conceito este criado por Hakim Bey que significa “Zona Autônoma Temporária” e esteve no momento acompanhando toda intervenção na cidade. A cada ação um ponto de parada para discutir as ações artísticas pelo país.

Parceiro: ciranduis.blogspot.com
Postado por Jardeu Amorim

Sob a batuta dos agentes de Cultura, Manoel Moreira dos Santos e Elicleide da Silva a Casa de Cultura Popular Palácio do Gavião, em Umarizal, será reaberta no próximo dia 30 de julho. Durante todos os dias ocorrerão comemorações.

A partir das 8h até as 10h, os visitantes poderão ver exposição de artesanato de artesãos da cidade e distritos da Cidade e apresentações culturais com forrozeiros, tocadores de viola e seresteiros. À tarde, a mesma programação continua, das 15h às 17h. Depois, a partir das 19h, ocorrerá a Solenidade de Abertura da CCP de Umarizal com as presenças do prefeito Municipal, José Rogério de Sousa Fonseca; da coordenadora das CCPs do Rio Grande do Norte, Joana Darc Xavier; o secretário Municipal de Cultura, Manoel Lino de Sousa Júnior; a presença de representantes da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Popular e dos agentes de Cultura Manoel Moreira dos Santos e Maria Elicleide da Silva. Depois dos discursos de prache, os visitantes poderão assistir a apresentações culturais como teatro, recitais e shows musicais.

Fonte: casasdeculturadorn.blogspot.com

Postado por Jardeu Amorim


Chegou a vez de Umarizal mostrar para todo o Rio Grande do Norte, suas particularidades na Inter TV Cabugi (filial da rede Globo no RN), a equipe da emissora virá a nossa cidade nesta sexta-feira para fazer a gravação das imagens da nossa cidade, a emissora tem um projeto chamado Minha Cidade que tem como finalidade mostrar todas as cidades do Rio Grande do Norte, a sua economia, população, cultura, religiosidade, modo de vida, entre outros aspectos as curiosidades e a natureza da cidade. O quadro é apresentado todas as Segundas, Quartas e Sextas na emissora, no telejornal RNTV Segunda Edição, que vai ao ar de Segunda a sábado ao meio dia.

Fonte: santaluziadeumarizalrn.blogspot.com


Postado por Jardeu Amorim


Cantor Gustavo Costa

O cantor Gustavo Costa, artista umarizalense e atualmente vice - presidente da Associação Comunitária Cultural Amigos da casa de Cultura de Umarizal fez apresentação no Festival de Gastronomia de Marins, e pelo visto foi uma das melhores participações do evento com suas composições e seus choveres, contando com a presença de muitos amigos da nossa cidade como o vereador Washington Sales dentre outros.

Postado por Jardeu Amorm
O Escambo em Travessia é convidado a fazer apresentação e participar de debates no segundo Encontro de Mamulengo em São Paulo realizado pelo Grupo Mamulengo da Folia que teve início no dia 26 (terça) e vai até o dia 29 (sexta). "Evento gratuito e aberto ao público que busca a troca de experiências e a revitalização da cultura do brincante de mamulengo" (Grupo Mamulengo da Folia). Nos primeiros dias aconteceram apresentações, conversas e vivências com vários Mestres do Teatro de Bonecos do país com representantes de Pernambuco, Brasília, São Paulo, Piauí e Alagoas. 



O espetáculo "O Casaco de Urdemales" foi apresentado às 13:30hs no Boulevar na avenida São João centro da capital paulista. 



Já a noite às 19:30hs na Galeria Olido - Centro de Memória  do Circo ainda na avenida São João aconteceu uma roda de prosa com o tema "Dramaturgia para o Boneco Popular"  com a participação de todos da Travessia, o bonequeiro Sebatian Marques e o Mestre Valdeck de Garanhuns além de muitos outros  presentes.

Palhaços Gravatinha, Ruivão e Bole - Bole
Palhaços da Cia. Arte e Riso e Cia. Ciranduís fizeram apresentação na Zona Leste de São Paulo na última terça 26 as 12:30hs na praça Silvio Romero em Tatuapé. Na oportunidade a trupe apresentou quadros tradicionais de circo, fazendo a roda para o espetáculo "Aqui Não, Senhor Patrão" do Núcleo Pavaneli que entrou em cena logo em seguida.

Elenco do espetáculo "Aqui não, Senhor Patrão"
Postado por Jardeu Amorim


Carnaúba dos Dantas/RN vai ser à próxima cidade a sediar mais um encontro do Movimento Escambo Popular Livre de Rua. A previsão de data será para os dias 29 de setembro e 02 de outubro de 2011.

Os grupos que participam do Escambo em Travessia articulado com demais formadores do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco definiram como prioridade pra rediscutir as práticas culturais atravessadas durantes os 20 anos de movimento.

Será um encontro especial com os grupos que multiplicam em suas regiões e que tem o Movimento Escambo como uma das prioridades de discussão cultural. O encontro pretende receber espetáculos limitados e aprofundar as discussões.

Postado Por Jardeu Amorim
Fonte: ciranduis.blogspot.com



Artistas de vários seguimentos se reuniram no centro de São Paulo, precisamente em frente a FUNARTE, por volta das 13h, desta segunda-feira, 25 e deram inicio a uma grande manifestação de reivindicação por políticas públicas pelo Ministério da Cultura.

Com o grito “Trabalhadores da Cultura é hora de perder a paciência” a militância luta por 2% dos repasses da verba da união pra cultura, publicação de editais pras artes públicas de rua e o pagamentos dos prêmios em atraso.

Os militantes entraram na FUNARTE às 17h e deverão ficar a noite toda acampados. Logo na entrada uma plenária no salão de reuniões da entidade e uma pauta de conversa com os representantes da FUNARTE em São Paulo


O Escambo em Travessia esteve presente apoiando a manifestação e fazendo intervenções cenopoeticas com o poeta Ray Lima. Há uma intensa insatisfação da classe com a condução da cultura no Estado de São Paulo e na federação.



Postado por Jardeu Amorim
Parceiro: ciranduis.blogspot.com

Veja cobertura na página da UOL.

Foto da Internet
O Núcleo Pavanelli situado no Bairro Tucuruvi, Zona Norte de São Paulo/SP, recebeu o Escambo em Travessia, sexta-feira, 22, com chegada por volta das 14h. A equipe se instalou na sede do grupo paulista e ficará por pelo menos uma semana fazendo visitas há vários grupos e apresentando-se em todas as regiões da cidade.

Grupo Artemanha-SP
Foto: Junio Santos

No sábado, 23, apreciamos o espetáculo “Brasil quem te Pariu” do Grupo Artemanha, e a noite o Grupo Vital preparou uma grande festa na laje com uma recepção da juventude que atua no projeto que é idealizado por Beth

Roda final da confraternização
Carvalho onde há vinte anos luta por uma causa muita parecida com a do Escambo. A programação contou com poesia, forró, cavalo marinho, samba e uma boa conversa sobre a Travessia.


Foto: Filippo Rodrigo

No dia seguinte, domingo, 24, a comunidade foi presenteada com o espetáculo o Casaco de Urdemales e benção poética com Ray Lima. A ação aconteceu na praça principal da comunidade. Os atores mantiveram a empatia com o povo e todos saíram alegres.


Foto: Filippo Rodrigo

Por fim, o final de semana em São Paulo foi marcado pela recepção do grupo Artemanha e o Grupo Vital, na Comunidade de Campo Limpo, Zona Sul da cidade. Uma energia super positiva pelos arteiros do Movimento de Teatro de Rua local.





Parceiro: ciranduis.blogspot.com
Postado por Jardeu Amorim 
Roda de conversa


Os grupos do Escambo em Travessia chegaram à cidade de Campinas/SP, segunda-feira, 18, após uma longa viagem de quase 600km. Assim que chegaram, foram direto pro galpão do Circo Além da Lona onde às 20:30h, participaram de bate papo com artistas locais.

Artistas de vários seguimentos estiveram na conversa que abordou a prática das artes públicas de ruas e seus caminhos. Na ação rolou poesia, música e muita energia de um público seleto que vêem a arte como novas possibilidades.

Cris Matias
Tivemos um super tratamento pelo ator Cristian Matias que é militante do Movimento Escambo e pela sua namorada Nathália.

Assistimos ao espetáculo do grupo Cenarte e depois fomos para o espaço do grupo, onde conversamos , cantamos e contamos histórias de coisas e pensamentos sobre a vida ativa das artes de ruas.


Pirofagia com Cris

Victor Miranda

Jaraguar manipulado por Victor Miranda


Jardeu Amorim e a linda Viviene 

 
Em Campinas fizemos duas apresentações do “Casaco de Urdemales” na Praça da Catedral no centro da cidade nos dias 19 e 20.

Um desafio enorme foi ver o público esvaziar a roda quando passávamos o chapéu. Em todas as outras cidades havia uma química com o público. Campinas foi estranho, diferente e surgiu um novo desafio para o público do Sudeste.

Postado por Jardeu Amorim


A trupe do Escambo em Travessia chegou a Belo Horizonte/MG, sábado, 16, por volta das 13h e foi recebido pelos grupos Teatro da Terceira Margem e Fanfalhaça, que fazem parte do movimento de cultura popular mineiro.

A hospedagem foi realizada nas residências dos artistas ligados aos grupos que durante a estada do Escambo na cidade, deram total atenção e receberam super bem toda equipe. Um verdadeiro clima de festa entre os envolvidos na ação.



Durante a passagem de dois dias em Belo Horizonte, os grupos do Escambo fizeram intervenções poéticas e apresentaram o Casaco se Urdemales no Parque das Mangabeiras às 11h e às 15h, os grupos locais fizeram as honras da casa pra nós abrindo os espetáculos num verdadeiro clima de energia positiva e receptividade das mais de 500 pessoas presentes.

Grande companheiro Cristian

Fanfalhaça

Ray Lima faz a benção poética

Frei Chico que também faz parte do Movimento Popular mineiro

Fanfalhaça



A Travessia em Belo Horizonte terminou na segunda-feira, 18, quando todos partiram pra Campinas/SP, onde cumpre agendas em demais cidades do Estado de São Paulo.

Postado por Jardeu Amorim
Iniciamos nesta segunda Feira dia 18/07 as inscrições para as Oficinas que acontecerão no projeto Ponto de Cultura “Umari Cultural”, na cidade de Umarizal.São elas:

Musicalização e Construção de Instrumentos Alternativos:


Esta Oficina será Ministrada por Filippo Rodrigo na Escola Municipal Tancredo Nevez aos sábados e domingos. As aulas acontecerão de 15 em 15 dias a partir do dia 20 de agosto.

Literatura de Cordel em Cena:

Esta Oficina será Ministrada por Joelson da Souto na Escola Municipal Zenon de Sousa aos sábados e domingos. As aulas acontecerão de 15 em 15 dias a partir do dia 20 de agosto.

Palhaceando a Rua:


Esta Oficina será Ministrada por Emanuel Coringa na Casa de Cultura Popular Palácio do Gavião aos sábados e domingos. As aulas acontecerão de quinze em quinze dias a partir do dia 20 de agosto.

ATENÇÃO: Apenas 25 vagas por oficina.
Maiores informações e Inscrições com Francisco Antônio na rua Almino Afonso N:726 centro de Umarizal/RN

Contato:

Francisco Antônio: 99511447

Emanuel Coringa: 94415347(tim) ou 99833379

Joelson de Souto: 99782797
Desde o inicio do mês de Julho que foi intensificado os trabalho relativos ao Lançamento e inicio dos trabalhos do Ponto de Cultura “Umari Cultural” Um Rio de Cultura Popular.
Durante estes dias foi iniciado o saite que em breve estará no ar, escolhemos a logomarca do nosso ponto e fechamos parcerias com a Escola Estadual Zenon de Sousa, Escola Municipal Tancredo Neves e casa de cultura popular Palácio do Gavião, na casa de cultura foi feito um mutirão entre os integrantes do Ponto, Cia. Arte e Riso e Culturart para a limpeza dos boques, um deles será utilizado como cede do Ponto e dos respectivos Grupos. Ai vai algumas imagens dos trabalhos, E vamos a diante!!!!!! 
 Logomarca do Ponto











Parcerias firmadas com escolas de nosso município.  
 escola Tancredo Nevez
 Reunião entre ponteiros e direção da escola, diretor: Cortez

Escola Zenon de Souza 

 Reunião com a direção do Zenon de Sousa
                
 Ponteiros e nova Coodenação da Casa de Cultura Popular Palacio do Gavião 

Parcerias firmadas e o trabalho continua!!!!  



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...