Artistas do interior e da capital do Estado do Rio Grande do Norte estão se organizando coletivamente, através da formação de uma Rede Potiguar de Teatro, como determinou intenção presencial em reunião dia 30 de janeiro, ás 19h, no SEBRAE, em Natal/RN.

A discussão foi fomentada através de uma rede de e-mails criada na internet para aproximação de artistas, técnicos, produtores e grupos teatrais potiguar. A rede é de caráter representativos e todos são articuladores.

De acordo com as informações de Henrique Fonte e Lenilton Teixeira, uma próxima reunião deve acontecer dia 13 de fevereiro para encaminhamentos e construção de um plano de trabalho, assim como, dois dias 25 e 25/02 para fechamento.

Do ciranduis.blogspot.com

Postado por Jardeu Amorim
O Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, desenvolvido pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), terá investimentos de R$ 3,3 milhões para financiar viagens que ocorrerão entre abril e setembro de 2012.

Com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), o programa consiste na concessão de auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.

As inscrições para viagens em abril vão até o dia 12 de março. O edital do programa foi publicado pelo Ministério da Cultura (MinC), na edição de sexta-feira (27) do Diário Oficial da União.


As inscrições são realizadas exclusivamente através do site http://www.cultura.gov.br/ e devem ter uma das seguintes finalidades: apresentação de trabalho próprio, residência artística e de gestão, cursos de capacitação; ou participação em evento de reconhecimento ao trabalho próprio desenvolvido, como premiações e homenagens.

Postado por Jardeu Amorim

Vaqueiros chegando em Umarizal - Foto: uzl em fotos

Vaqueiros e admiradores da cultura sertaneja participaram nesse último sábado 28, da 3º Grande Cavalgada em comemoração aos 4 anos do programa Forró e Vaquejada e da FM Fraternidade 104,9.

O evento organizado todos os anos pelo radialista Jatão teve a participação de mais de 180 cavalos que fizeram um percurso de mais de 20 km de Olho D’água do Borges até a chegada no Bosque Municipal em Umarizal. Pela primeira vez em três edições, a vaqueirama também fez uma parada, o conhecido bate-sela, realizado no sítio Cajazeiras. onde foi servido um grande churrasco.

Esse ano a cavalgada também reuniu vaqueiros de várias cidades da região oeste e de outras partes do estado. O evento já se consolidou no calendário das cavalgadas da região e também é citado como um dos precursores dessa cultura no alto oeste.

Fonte: uzlemfotos.blogspot.com

Postado por Jardeu Amorim
O Estado do Rio Grande do Norte tem um baixo número de municípios que aderiram ao Sistema Nacional de Cultura – SNC. Entre os 167 apenas 23 aderiram à proposta do Governo Federal em dar agilidade as políticas públicas de cultura.

O Acordo significa agilidade no acesso aos recursos públicos via fundos estadual e federal de cultura. Os municípios que aderiram saem na frente uma vez que reafirma o compromisso de compactuar com o desenvolvimento da cultura de sua comunidade.

Os municípios que aderiram foram:

Alexandria
Antonio Martins
Brejinho
Caicó
Caraúbas
Carnaúba dos Dantas
Itajá
Janduís
Major Sales
Marcelino Vieira
Maxaranguape
Messias Targino
Montanhas
Natal
Nísia Floresta
Parnamirim
Portalegre
Porto do Mangue
Santa do Seridó
São José de Mipibú
São Tomé
Sítio Novo
Umarizal

Informações no link:
http://blogs.cultura.gov.br/snc/files/2012/01/Municipios-com-Acordo-Divididos-por-Estados-Vers%C3%A3o-Completa-23-01-2012.pdf
Do blog:ciranduis.blogspot.com
Postado por Jardeu Amorim
Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, 27 de janeiro de 2012.


“Um milhão e meio de crianças judias morreram no Holocausto — vítimas da perseguição de nazistas e seus apoiadores. Dezenas de milhares de outras crianças também morreram. Isso incluía pessoas com deficiência assim como ciganos Romas e Sintos. Todos foram vítimas de uma ideologia inspirada pelo ódio que os classificou como “inferiores”.

Nesse ano, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é dedicado às crianças — meninas e meninos que tiveram que enfrentar o terror e o mal absoluto. Muitos ficaram órfãos da guerra ou foram arrancados de suas famílias. Muitas morreram de fome, doenças ou nas mãos de quem lhes maltratou. Nunca saberemos como essas crianças poderiam ter contribuído para o nosso mundo.

E entre os sobreviventes, muitos estavam demasiadamente abalados para contar suas histórias. Hoje, queremos dar voz a esses relatos. É por isso que as Nações Unidas continuam a transmitir os ensinamentos universais tirados do Holocausto. E é por isso que nós nos esforçamos para promover os direitos e as aspirações de todas as crianças todos os dias em todo o mundo.

É por isso também que continuaremos a nos inspirar no magnífico exemplo de quem se destacou por suas ações humanitárias como Raoul Wallenberg, neste ano em que celebramos o seu centenário de nascimento.

Hoje, ao recordar todos aqueles que perderam sua vida no Holocausto — desde crianças até adultos –, peço que todas as nações protejam os mais vulneráveis, independente de raça, cor, gênero ou religião.

As crianças são especialmente vulneráveis ao pior da humanidade. Devemos mostrar-lhes o melhor que este mundo tem para oferecer. Obrigado.”

_______________________

Produção: Departamento de Informação Pública (DPI) das Nações Unidas. Tradução e legendas: Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

Você pode assistir o pronunciamento no site da ONU no Brasil.
Fonte: www.onu.org.br
Postado por Jardeu Amorim

O Ministério da Cultura prorrogou as inscrições para o Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais. Por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, o MinC vai premiar 500 iniciativas de jovens entre 15 e 29 anos. As inscrições para a premiação, que se encerrariam no dia 31 deste mês, continuam até 29 de fevereiro.

Podem concorrer ao prêmio iniciativas existentes e já concluídas nas áreas de comunicação, tecnologia, pesquisa, formação cultural, produção artística, intercâmbio e sustentabilidade. Cada selecionado irá receber premiação no valor de R$ 9 mil. Os premiados poderão se inscrever de acordo com a faixa etária: serão 200 bolsas para jovens entre 25 e 29 anos, número igual para aqueles que têm entre 18 e 24 anos e outras 100 para os jovens de 15 a 17 anos. As inscrições poderão ser feitas pela internet, por meio do SalicWeb, ou pelos Correios.

Fonte: Ministério da Cultura
Postado por Jardeu Amorim


Encontrei essa matéria no Blog do músico e professor Luiz Carlos. É bem interessante!

No ano de 2.020, uma conversa entre avô e neto tem início a partir da seguinte interpelação:
– Vovô, por que o mundo está acabando?
– Porque não existem mais PROFESSORES, meu anjo.
– Professores? Mas o que é isso? O que fazia um professor?
- Professores eram homens e mulheres elegantes e dedicados, que se expressavam sempre de maneira muito culta e que, muitos anos atrás, transmitiam conhecimentos e ensinavam as pessoas a ler, falar, escrever, se comportar, localizar-se no mundo e na história, entre muitas outras coisas. Principalmente, ensinavam as pessoas a pensar.
 – Eles ensinavam tudo isso? Mas eles eram sábios?
 – Sim, ensinavam, mas não eram todos sábios. Apenas alguns, os grandes professores, que ensinavam outros professores, e eram amados pelos alunos. 

 – E como foi que eles desapareceram, vovô?
 – Ah,foi tudo parte de um plano secreto e genial, que foi executado aos poucos por alguns vilões da sociedade. O vovô não se lembra direito do que veio primeiro, mas sem dúvida, os políticos ajudaram muito. Eles acabaram com todas as formas de avaliação dos alunos, apenas para mostrar estatísticas de aprovação. Assim, sabendo ou não sabendo alguma coisa, os alunos eram aprovados. Isso liquidou o estímulo para o estudo e apenas os alunos mais interessados conseguiam aprender alguma coisa. Depois, muitas famílias estimularam a falta de respeito pelos professores, que passaram a ser vistos como empregados de seus filhos.Estes foram ensinados a dizer “eu estou pagando e você tem que me ensinar”, ou “para que estudar se meu pai não estudou e ganha muito mais do que você” ou ainda “meu pai me dá mais de mesada do que você ganha”. Isso quando não iam os próprios pais gritar com os professores nas escolas. Para isso muito ajudou a multiplicação de escolas particulares, as quais, mais interessadas nas mensalidades que na qualidade do ensino, quando recebiam reclamações dos pais, pressionavam os professores, dizendo que eles não estavam conseguindo “gerenciar a relação com o aluno”. Os professores eram vítimas da violência – física, verbal e moral – que lhes era destinada por pobres e ricos. Viraram saco de pancadas de todo mundo.

 Além disso, qualquer proposta de ensino sério e inovador sempre esbarrava na obsessão dos pais com a aprovação do filho no vestibular, para qualquer faculdade que fosse. “Ah, eu quero saber se isso que vocês estão ensinando vai fazer meu filho passar no vestibular”, diziam os pais nas reuniões com as escolas. E assim, praticamente todo o ensino foi orientado para os alunos passarem no vestibular.
E lá se foi toda a aprendizagem de conceitos, as discussões de idéias, tudo, enfim, virou decoração de fórmulas.
- Mas vovô, e a Internet? 
Com a Internet, os trabalhos escolares e as fórmulas ficaram acessíveis a todos, e nunca mais ninguém precisou ir à escola para estudar a sério. Em seguida, os professores foram desmoralizados. Seus salários foram gradativamente sendo esquecidos e ninguém mais queria se dedicar à profissão. Quando alguém criticava a qualidade do ensino, sempre vinha algum tonto dizer que a culpa era do professor. As pessoas também se tornaram descrentes da educação, pois viam que as pessoas “bem sucedidas” eram políticos e empresários que os financiavam, modelos, jogadores de futebol, pagodeiros, agiotas, traficantes, artistas de novelas da televisão, enfim, pessoas sem nenhuma formação ou contribuição real para a sociedade.

 ATENÇÃO: Qualquer semelhança com a situação deste País ultrajado e saqueado por políticos, quadrilheiros e mafiosos, não é mera coincidência. É a  pura verdade!

Texto: Carlos Anderson Nunes de Amorim*


Postado por: Sergio Rubens
Trabalhos de artes circenses com palhaços da Cia. Arte Viva
O Gran-Circo Teatro e Outras Histórias é o mais novo trabalho de resgate cultural da Cia. Arte Viva de Santa Cruz/RN. Sob as grandes lonas azuis do céu, o grupo passa a ter um novo olhar cultural, levando a comununidade o verdadeiro circo popular.

O projeto de levar circo-teatro pras comunidades, é uma parceria da Prefeitura Municipal de Santa Cruz e da Companhia Teatral Arte Viva.

As apresentações do Gran-Circo percorrerá (11) onze comunidades da zona rural e urbana do município, com espetáculos sempre às 19h. Ontem, terça, 24, aconteceu na comunidade do Gastão no Paraíso.

Fonte: http://www.artevivasantacruz.blogspot.com/
A Cia. Arte e Riso participou da 2ª etapa do VI Festival do Inhamuns. Circo, Bonecos e Artes de Rua, que aconteceu em Tauá/CE, entre 17 e 21 de janeiro de 2012, com extensão para as cidades de Aiuaba, Parambu e Quiterianópolis.

O grupo participou com intervenções de palhaços e fez participação no Casaco de Urdemales, ambos apresentados quarta-feira, (18), entre 19h e 22h, na praça central de Parambu/CE.


O espetáculo O Maníaco do Prato infelizmente não foi apresentado devido as condições do tempo e o Casaco de Urdemales, com um ano em cartaz, apresentou-se pala 22º vez. O Casaco é montado com o Cervantes do Brasil e Cia. Ciranduís de Janduís.


O grupo Juntamente com os demais artistas presentes no Festival, ainda participou do cortejo de abertura quinta (19), na cidade de Tauá.
Queríamos agradecer a Junio Santos, que fez a curadoria do Festival e a Iluminura Produções, através de Giza Diógenes e equipe, como também a todos que fazem o Arte Jucá de Arneiróz - CE.

Texto base: ciranduis.blogspot.com
Potado por Jardeu Amorim

Está sendo oferecido neste ano pelo Ministério da Cultura o Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O objetivo da formação é capacitar os agentes do segmento público e privado que fomentam as atividades culturais nos municípios.

Vale salientar que a primeira etapa da capacitação acontecerá à distância. Já na segunda os participantes terão oficinas presenciais, sendo uma delas em Natal/RN.

Os interessados podem se inscrever no link: http://www5.fgv.br/fgvonline/minc/

Fonte: http://www.caraubashotnews.com.br/
Sei que já postamos o ano passado esse mesmo cordel que diz a verdade a respeito desse programa anual da Globo, mas o fato é que ainda não aprendemos e "continuamos" assistindo a porcaria do BBB. Um desrespeito enorme com os brasileiros mostrado todos os dias ao vivo.

Antônio Bareto - foto da internet
Antonio Barreto nasceu nas caatingas do sertão baiano, Santa Bárbara/Bahia-Brasil.

Professor, poeta e cordelista. Amante da cultura popular, dos livros, da natureza, da poesia e das pessoas que vieram ao Planeta Azul para evoluir espiritualmente.

Graduado em Letras Vernáculas e pós graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira.

Seu terceiro livro de poemas, Flores de Umburana, foi publicado em dezembro de 2006 pelo Selo Letras da Bahia.

Vários trabalhos em jornais, revistas e antologias, tendo publicado aproximadamente 100 folhetos de cordel abordando temas ligados à Educação, problemas sociais, futebol, humor e pesquisa, além de vários títulos ainda inéditos.

Antonio Barreto também compõe músicas na temática regional: toadas, xotes e baiões.


Curtir o Pedro Bial

E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.


Há muito tempo não vejo
Um programa tão ‘fuleiro’
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.


Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, ‘zé-ninguém’
Um escravo da ilusão.

Em frente à televisão
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme ‘armadilha’.


Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.


O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.


Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.


Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.

Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Da muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.


Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social
Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério – não banal.


Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.


A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os “heróis” protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.


Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente

Sem nenhum objetivo.


Talvez haja objetivo
“professor”, Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.


Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.

É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos “belos” na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.


Se a intenção da Globo
É de nos “emburrecer”
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.


A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.


E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.


E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.

E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.


A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.

Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.

Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores?


Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal.
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal.


FIM

BIG BROTHER BRASIL UM PROGRAMA IMBECIL
Autor: Antonio Barreto, Cordelista natural de Santa Bárbara-BA, residente em Salvador.







Foto ilustrativa de divulgação retirada da internet
O Banco do Nordeste divulgou segunda-feira, 16, resultado de projetos habilitados para ocupação de centros culturais em Sousa/PB, região do Cariri no Ceará e a capital Fortaleza.

São raros os projetos aprovados no Rio Grande do Norte. Em todas as categorias o numero não chega a dez. O “Banco do Nordeste” priorizou projetos do Ceará e outros estados da Brasil.

Do blog: ciranduis.blogspot.com
Confira resultados:
http://www.bnb.com.br/content/aplicacao/centro_cultural/eventos_especiais/gerados/resultado_proposta.asp

Postado por Jardeu Amorim

O Festival dos Inhamuns. Circo, Bonecos e Artes de Rua é um dos mais importantes eventos do gênero no Ceará e um dos mais significativos do Brasil. Durante cinco dias, companhias teatrais, artistas circenses, bonequeiros e artistas de rua se reúnem para oferecer ao público o melhor de suas artes.

Oficinas, cenopoesia, encontros, lançamento de livros, exibição de filmes, vídeos e muitos espetáculos compõem a programação do VI Festival dos Inhamuns que acontecerá entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2012 nas cidades da região dos Inhamuns (Tauá, Quiterianópolis, Parambu e Aiuaba) interiorizando e promovendo a cultura.

Na programação artística terá grupos internacionais da Argentina e Chile, nacionais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco e cearenses de Fortaleza, Itapipoca, Guaramiranga, Maracanaú, Icapuí, Arneiroz e Tauá.

A Cia. Arte e Riso apresentará o espetáculo “O MANÍACO DO PRATO” no dia 18 (quarta) na cidade de Parambu às 22:00hs na praça Matriz e participará do cortejo artístico no dia 19 (quinta) às 16:00hs em Tauá. Ainda Jardeu Amorim, Léo Alves e Victor Miranda participarão do espetáculo “O CASACO DE URDEMALES” Também em Parambu.


Em sua sexta edição o evento é uma realização da Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz – Arte Jucá e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura e das prefeituras de Tauá, Quiterianópolis, Parambu e Aiuaba.

http://festivaldosinhamuns.wordpress.com/

Paulo Teixeira - Foto: Câmara

O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), poderá substituir Ana Holanda no Ministério da Cultura. Costurada na semana passada, a nomeação apaziguaria a bancada petista, conflagrada pelas disputas de Teixeira com o líder do governo Cândido Vaccarezza (SP).

Por Felipe Patury


Postado por Jardeu Amorim
Conferência - foto: http://www.prefeiturademossoro.com.br/
A cidade de Mossoró sediou a I Conferência Regional de Cultura, sendo um dos oitos pólos formados pelo Estado, quinta-feira, 12, às 13h, no Teatro Dix-Huit Rosado.

Compareceram as cidades de Janduís, Campo Grande, Messias Targino, Caraúbas, Mossoró, Apodi, Felipe Guerra e Areia Branca. Ausência das cidades de Upanema, Governador Dix-Sept, Baraúna, Tibau, Grossos e Serra do Mel.

Os encaminhamentos foram feitos em cima das discussões municipais que serão levada pra III Conferência Estadual nos dia 13, 14 e 15 de março, em Natal. O regional escolhei cinco delegados que representará a região.

Do: ciranduis.blogspot.com
Postado por Jardeu Amorim
Há muito tempo, certos dias ou épocas do ano são compreendidas como impregnadas de algum tipo de infortúnio ou má sorte. Atualmente, o encontro do dia 13 com a sexta-feira é repleto de lendas e crendices que deixam os mais supersticiosos de cabelo em pé. Como se não bastasse isso, o cinema norte-americano tratou de imortalizar esta data com uma seqüência de filmes de terror protagonizada por Jason Voorhees, um serial killer que ataca nessa mesma data.

Contudo, poucos sabem dizer qual é a verdadeira origem da “Sexta-feira 13”. De fato, as possibilidades de explicação para esta crença se encontram difundidas em diferentes culturas espalhadas ao redor do mundo. Uma das mais conhecidas justificativas dessa maldição conta que Jesus Cristo foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira, o salvador das religiões cristãs celebrou uma ceia que, ao todo, contava com treze participantes.

Outra explicação sobre essa data remonta à consolidação do poder monárquico na França, especificamente quando o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país. Para contornar a situação, tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que, por sua vez, recusou a entrada do monarca na corporação. Enfurecido, segundo relatos, teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

De acordo com outra história, a maldição da sexta-feira 13 tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga, deusa do amor e da beleza. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade.

Reforçando essa mesma crendice, outra história de origem nórdica fala sobre um grande banquete onde o deus Odin realizou a reunião de outras doze importantes divindades. Ofendido por não ter sido convidado para o evento, Loki, o deus da discórdia e do fogo, foi à reunião e promoveu uma enorme confusão que resultou na morte de Balder, uma das mais belas divindades conhecidas. Com isso, criou-se o mito de que um encontro com treze pessoas sempre termina mal.

Apesar de tantos infortúnios associados a essa data, muitos a interpretam com um significado completamente oposto ao que foi aqui explicado. De acordo com os princípios da numerologia, o treze – por meio da somatória de seus dígitos – é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte. Além disso, indianos, estadunidenses e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola


Do: noticiaspoliciais2009.blogspot.com/
Isaura fala sobre os projetos culturais - Foto: Ranieri Gomes
A secretária extraordinária de Cultura do RN, Isaura Rosado, participou na manhã da última quarta-feira (11) na Casa de Cultura Popular Palácio do Gavião de uma reunião de mobilização cultural com artistas de Umarizal e cidades da região.

A secretária foi recebida pelo agente de cultura Manoel Moreira “Piola” e pela equipe do Ponto de Cultura Umari Cultural. Artistas, participantes, e equipe junto com Isaura, se reuniram no auditório da Casa de Cultura.

Além das discussões acerca das propostas de políticas culturais para Umarizal, Isaura Rosado e sua equipe trouxeram ao conhecimento dos artistas e autoridades municipais que participaram do encontro, assuntos de extrema relevância para a cultura do estado como a criação e sansão do Fundo Estadual de Cultura (FEC), que terá um montante de R$ 12 milhões para financiamento da cultura sendo 50% para grande natal e região metropolitana e 50% para os demais municípios do estado. A secretária junto com sua equipe aproveitou também para divulgar o Edital do Carnaval Potiguar 2012, o programa Agentes de Leitura e recebeu também o relatório das ações desenvolvidas pela Casa de Cultura em 2011.


 Trecho do Espetáculo "Mamãe, Quero Ser!"  foto:Uzl em Fotos.
Isaura também assistiu a apresentação cultural da Cia Arte e Riso com trechos do espetáculo “Mamãe, Quero Ser” da oficina “Palhaceando a Rua” do Ponto de Cultura Umari Cultural e o artista Sérgio Rubens recitou sua Poesia “Minha Terra Natal” para os presentes.


Isaura visita loja de artesanato - Foto: Uzl em Fotos




A secretária ainda visitou a loja de artesanato da Casa de Cultura Popular “Palácio do Gavião” onde foi presenteada com trabalhos artesanais.











E recebeu das mãos do locutor Jatão a programação da 3ª Cavalgada de aniversário da FM Fraternidade 104,9 que será realizada no dia 28/01 saindo da cidade de Olho D’água do Borges com chegada em Umarizal e terá toda uma programação cultural com apresentação de artistas e forró pé de serra.
Jatão entrega programação a Isaura - Foto: Uzl em Fotos
 As visitas aos municípios seguem até o dia 31 de Janeiro.

Do blog: uzlemfotos.blogspot.com

Nota do Blog:

Na oportunidade os artistas cobraram melhorias no setor cultural do município, como por exemplo, a reforma da Casa de Cultura que há muito tempo necessita. No entanto, a resposta da secretária Isaura Rosado foi apenas de que a estrutura ainda dar pra receber eventos e a prioridade do governo são alguns órgãos culturais do estado que estão desativados, principalmente na capital. A secretária também foi questionada sobre o pagamento da segunda parcela para os Pontos de Cultura do estado, mas Isaura afirmou que ainda nada de concreto existe para realizar o mesmo. De acordo com Isaura Rosado o repasse deve ser feito pelo governo federal e que o estadual já cumpriu com seu papel.

Reflexão do Dia

FILHOS

Quem os tem sabe do que fala o texto.
Quem não os tem pode refletir !

Definição de filhos por José Saramago:


"Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem.

Isto mesmo !

Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder?

Como?

Não é nosso, recordam-se?

Do: http://doherbert.blogspot.com/
Postado por Jardeu Amorim
Resgatar a cultura, história e tradição dos vaqueiros e aboiadores do nordeste e da região oeste potiguar. Essa é a missão da 3ª Grande Cavalgada do programa Forró e Vaquejada que acontece no próximo dia 28, saindo de Olho D’água do Borges e com chegada em Umarizal. O evento comemora também o aniversário de 4 anos da rádio comunitária FM Fraternidade 104,9.

Em sua 3ª edição, o evento organizado pelo locutor e vaqueiro Jatão vem com novidades. Durante o percurso de cerca de 15 km entre as duas cidades, haverá uma vasta programação cultural com Missa solene, forró pé de serra, apresentações culturais, churrasco, feijoada e apresentações de artistas. A novidade é que neste ano será realizado pela primeira vez um Bate Sela no sítio Cajazeiras.

Jatão também comemora com a Cavalgada, o aniversário de 4 anos do seu programa na emissora comunitária de Umarizal. O Forró e Vaquejada vai ao ar de segunda a sábado das 5h às 7h e faz um resgate das origens do forró e comunica diretamente ao homem do campo, vaqueiro e agricultor o que acontece no mundo das vaquejadas.

A Cavalgado do programa recebe a participação todos aos anos de vaqueiros e admiradores da tradição de várias cidades da região oeste e outras regiões do estado.

Fonte: uzlemfotos.blogspot.com

PROGRAMAÇÃO:

6:00 H MISSA SOLENE

7:00 H CAFÉ DA MANHÃ
-Distribuição de Bonés
-Moleques do Forró
-Apresentação Cultural

8:00 H SAÍDA DE OLHO D'ÁGUA

9:30 H BATE SELA- SÍTIO CAJAZEIRAS
-Churrasco
-Forró Pé de Serra

11:00 H CHEGADA EM UMARIZAL
-Grande Feijoada
-Paredão de Som
-Forró Pé de Serra

JATÃO VAQUEIRO CONVIDA TODA VAQUEIRAMA DA REGIÃO PARA PARTICIPAR. INSCRIÇÕES PELO FONE: 9928-3928 TOTALMENTE GRATUITAS.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...