Coisa boa, de dar orgulho: ESTUDANTES DE UMARIZAL CONQUISTAM O PRIMEIRO LUGAR EM FEIRA INTERNACIONAL.




Três estudantes potiguares que participaram da Feira Internacional de Empreendedorismo Produtivo, Ciências e Cultura do Equador, durante esta semana, vão trazer muito mais do que a experiência de participar de um evento internacional. Eles conquistaram o primeiro lugar geral na feira - entre os projetos de estudantes do Brasil, Equador, Peru e Uruguai - por terem desenvolvido o seu próprio sistema de energia eólica. Como premiação, receberam troféu e U$ 1.500,00.

Jonas, Marcondes e Flávia Kaliny cursam o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual 11 de Agosto, de Umarizal. Eles viajaram para o Equador no domingo passado (22) ao lado do professor José Everton Pinheiro, com todos os custos da viagem assumidos pela Secretaria de Estado da Educação.

Entusiasta do projeto, a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, ficou feliz com a conquista. "O resultado alcançado por esses alunos nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Eles servem de exemplo para todos os estudantes da rede pública e o papel da secretaria é continuar investindo na iniciação científica para que novos talentos sejam revelados", concluiu.

Os alunos de Umarizal já haviam participado, no mês de março, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Febrace, realizada na USP, em São Paulo. Lá eles foram selecionados pela Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento para o evento no Equador, que termina neste sábado (28). O grupo desembarca amanhã no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim.

Fonte: Tribuna do Norte

Ainda não acabou! A nossa educação está em alta!!!!!


Djania Xavier Leandro foi a 9º colocada na lista de classificação do processo seletivo do Programa de Licenciatura Internacional (PLI) da UERN, o que lhe garantiu direito a uma bolsa integral de estudo na Universidade de Coimbra em Portugal por um período de dois anos.



Outro umarizalense que irá estudar em Coimbra – Portugal, será o estudante do curso de Pedagogia e de Letras pela UERN, Adeilton Paiva que também foi agraciado com uma bolsa de estudos pelo Programa de Licenciatura Internacional (PLI).


Nota do Blog:


A prova de que nossa cidade tem um grande futuro promissor, com pessoas boas, inteligentes, talentosas e preocupadas com o amanhã nas diversas áreas da sociedade, é que mesmo com tantas dificuldades que nossa educação vem enfrentando ao logo desses mais de 500 anos, aqui mesmo, no interior do RN, sem muitos investimentos, em nosso município umarizal, vemos o resultado! Basta um pouquinho mais de dedicação, de esforço e principalmente de acreditar que é possível sim quando queremos, para que possamos mudar a atual situação da nossa comunidade. E voltarmos a ser reconhecidos em outros lugares como a terra do ouro branco, a terra dos médicos, engenheiros, professores, estudantes renomados, artistas de qualidade ímpar,e, não mais a terra do terror....

Que esses exemplos mostrados nessa postagem sirvam de incentivo para todos nossos jovens...VAMOS FAZER UM MUNDO MELHOR, VAMOS SER AUTORES DE UMA GERAÇÃO DE PAZ! VAMOS REFLETIR...

Postado por Jardeu Amorim



O tema de 2012 da família quadrilheira ENCANTO DO NORDESTE, foi divulgado essa semana e promete trazer muitas surpresas neste ano. O arraiá quebra-quebra traz como tema “ROMEU E JULIETA NA MAGIA DO SERTÃO” "Em mais um ano com amor no coração, e encantando do litoral ao sertão".

Fonte:culturateuzl.blogspot.com

Postado por Jardeu Amorim

Estão abertas as inscrições para o Edital de Apoio aos Novos da Arte 2012/2013. Este Edital da Secultrn/FJA vai selecionar 24 propostas de espetáculos nas áreas de teatro, poesia, dança e humor, incluindo-se também projetos correlatos oriundos de escolas da rede pública e privada do Rio Grande do Norte.

O Novos da Arte deverão se apresentar sempre nas primeiras terças-feiras de cada mês, a partir de julho deste ano até julho de 2013. As inscrições podem ser feitas até dia 1º de junho de 2012. O resultado está previsto para o dia 8 de junho. 

Informações, edital completo no site www.cultura.rn.gov.br

Do: www.ciranduis.blogspot.com

Postado por Jardeu Amorim
No ano de 1989, nascia em Janduís o grupo de ciranda e poesia Ciranduís. O nome faz jus à junção de Ciranda de Janduís. A ação brotou dentro do Projeto Recriança financia pela LBA, que teve fim em 1992.

Em 1993, o professor Josivan Melo da Silva, o J.Rhuann, passava a ensinar na Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel e reencontrou uma parte do grupo de ciranda e outros mais que reascenderam a idéia.
Logo no início nas aulas, em 21 de abril de 1993, J.Rhuann reuniu uma turma de pelo menos cinco pessoas e refundou o Grupo Cultural Ciranduís, que terminou o ano de 1993, com uma média de 25 membros na escola.
Ali mesmo, na Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel, nasceu a Companhia Ciranduís, de Janduís para o Brasil e para o mundo.

Postado por Jardeu Amorim
Quatro dias de atrações circenses, música, cinema, além da homenagem Ao palhaço cheroso e ao ex-trapalhão Dedé Santana
 Respeitável Público! De 28 de abril a 1° de maio a cidade de Mariana (MG) vai, mais uma vez, armar sua lona para receber o “Circovolante – 4º Encontro de Palhaços”. Este ano, o já tradicional encontro que reúne o maior número de narizes vermelhos já vistos em um único lugar, terá a participação de mais de 90 palhaços, com quatro atrações internacionais e mais de 20 espetáculos de todo o Brasil, do Mato Grosso do Sul, passando por Alagoas, até Santa Catarina.

O objetivo principal é trazer muitas gargalhadas a crianças e adultos. Mas também é realizar troca de experiências entre artistas tradicionais e contemporâneos, homenagear personalidades circenses, proporcionar o intercâmbio de ideias e contribuir para a memória do circo. “O mais bacana do Encontro é essa troca, são quatro dias intensos de convivência dos artistas entre si e com o público. Há uma circulação de saberes, tanto culturalmente quanto na questão empreendedora, os grupos debatem metodologias de trabalho, de logística, o que também é muito importante”, diz Xisto Siman, palhaço e um dos fundadores do Circovolante. 


Evento: Circovolante – 4º Encontro de Palhaços
Local: Mariana/MG
Endereço: Praça Gomes Freire e na Praça da Sé
Data: De 28 de abril a 1° de maio
Ingressos: gratuíto
Informações: (31) 3889.0364 / (31) 9795.0364
Postado por Jardeu Amorim

"Por mais que as cruentas e inglórias batalhas do cotidiano tornem um homem duro ou cínico o bastante para fazê-lo indiferente às desgraças e alegrias coletivas, sempre haverá no seu coração, por minúsculo que seja, um recanto suave no qual ele guarda ecos dos sons de algum momento de amor que viveu em sua vida.

Bendito seja quem souber dirigir-se a esse homem que se deixou endurecer, de forma a atingi-lo no pequeno núcleo macio de sua sensibilidade, e por aí despertá-lo, tirá-lo da apatia, essa grotesca forma de autodestruição a que, por desencanto ou medo, se sujeita, e por aí inquietá-lo e comovê-lo para as lutas comuns da libertação.

Os atores têm esse dom. Eles têm o talento de atingir as pessoas nos pontos nos quais não existem defesas. Os atores, eles, e não os diretores e os autores, têm esse dom. Por isso o artista do teatro é o ator.

O público vai ao teatro por causa dos atores. O autor de teatro é bom na medida em que escreve peças que dão margem a grandes interpretações dos atores. Mas, o ator tem que se conscientizar de que é um cristo da humanidade e que seu talento é muito mais uma condenação do que uma dádiva. O ator tem que saber que, para ser um ator de verdade, vai ter que fazer mil e uma renúncias, mil e um sacrifícios. É preciso que o ator tenha muita coragem, muita humildade, e sobretudo um transbordamento de amor fraterno para abdicar da própria personalidade em favor da personalidade de seus personagens, com a única finalidade de fazer a sociedade entender que o ser humano não tem instintos e sensibilidade padronizados, como os hipócritas com seus códigos de ética pretendem.

Eu amo os atores nas suas alucinantes variações de humor, nas suas crises de euforia ou depressão. Amo o ator no desespero de sua insegurança, quando ele, como viajor solitário, sem a bússola da fé ou da ideologia, é obrigado a vagar pelos labirintos de sua mente, procurando no seu mais secreto íntimo afinidades com as distorções de caráter que seu personagem tem. E amo muito mais o ator quando, depois de tantos martírios, surge no palco com segurança, emprestando seu corpo, sua voz, sua alma, sua sensibilidade para expor sem nenhuma reserva toda a fragilidade do ser humano reprimido, violentado. Eu amo o ator que se empresta inteiro para expor para a plateia os aleijões da alma humana, com a única finalidade de que seu público se compreenda, se fortaleça e caminhe no rumo de um mundo melhor, que tem que ser construído pela harmonia e pelo amor. Eu amo os atores que sabem que a única recompensa que podem ter – não é o dinheiro, não são os aplausos - é a esperança de poder rir todos os risos e chorar todos os prantos. Eu amo os atores que sabem que no palco cada palavra e cada gesto são efêmeros e que nada registra nem documenta sua grandeza. Amo os atores e por eles amo o teatro e sei que é por eles que o teatro é eterno e que jamais será superado por qualquer arte que tenha que se valer da técnica mecânica."

Postado por Jardeu Amorim

Há uma enorme diferença.

Há uma enorme diferença
Entre saudade e ausência
Há uma enorme distinção
Entre ódio e maldade
Há uma diversidade
Entre amor e obsessão
Existe uma divergência
Entre mentira e falsidade
Entre franqueza e verdade
Há uma desconformidade
Há uma grande discordância
Entre exagero e abundância
Há uma enorme felicidade
Entre mim e você.





Não! Na verdade não.
Não existe entendimento e nem lógica.
Não há ciência que desvende ou filósofo que explique,
Não há médico que cure nem professor que ensine,
Nenhuma linguagem define
E nenhuma tecnologia conseguirá evidenciar.
Por mais que se tente,
Invente, inove, ensine, previna, eduque, mostre ou tente explicar,
Nada irá desvendar.
Nem Freud, nem Chaplin, nem Platão, nem Aristóteles,
Nem Drummond, nem Bob Marley, nem Shakespeare, nem Mandela,
Nem Renato Russo, nem Cazuza, nem Raul Seixas,
Nem Che Guevara, nem Einstein, nem John Lennon,
Nem nenhum grande homem conseguirá explicar
O tamanho efeito que causa,
A tamanha mudança que gera,
A enorme felicidade que dá,
A incrível satisfação que transmite ou o grande prazer que se sente.
Nenhuma frase bonita e nenhuma palavra de efeito.
Nada! Na verdade nada
conseguirá definir, ou ao menos, transmitir à mínima idéia do que seja
O amor.                   

                     Por que?

Por que as pessoas têm que entrar e sair da minha vida como se fosse uma porta de qualquer? Por que esse sentimento de saudade sempre volta a me atormentar?
Por que cometo sempre os mesmos erros?
O que há de mais gratificante na vida, é o amor, o sexo, o dinheiro,
A satisfação pessoal ou outra coisa aí qualquer?
Por que é preciso mergulhar no mais fundo dos oceanos
Só pra saber até quando se vai aguentar sem respirar?
Por que ao olhar no fundo dos olhos de alguém não vejo serenidade?
Por que o mundo gira? 
Por que o sol é tão quente e as pessoas tão frias?
Por que o mundo é cruel se Deus é delicado?
Por que tenho sempre as mesmas dores, os mesmos desamores e as mesmas decepções?
Por que luto a tanto tempo atrás dos mesmos sonhos que não consigo realizar?
Por que eu amo demais aos outros e pouco a mim mesmo?
Por que tenho sempre as mesmas perguntas e nenhuma resposta?
Por que vivo com tantas pessoas, mas só quero estar com você?


Nos esquecemos...

A gente estuda, trabalha, ganha dinheiro... 
A gente come, dorme, toma banho...
A gente compra uma casa, compra um transporte...
A gente tem TV, celular, computador, internet...
A gente faz compras, joga futebol, ver novela...
A gente tem tudo isso, faz tudo isso, 
Mas quase sempre nos esquecemos de possuir aquilo que mais tem valor, 
A convivência, o caráter, a personalidade, a índole, a solidariedade, o afeto, o respeito, a amizade, o amor...



Aquele que vive sem amor já esta morto e não sabe... 

Autor dos poemas: Sergio Rubens

Postado por: Sergio Rubens
Palhaço Estragado - Sérgio Rubens
Existe um conceito, ou diria até um dito popular, que diz que cultura não enche barriga de ninguém, não dá dinheiro, nem renda, nem emprego, existe até mesmo a concepção que justifica o descaso com a cultura em nosso país, cultura não dá voto!

Realmente a cultura não existe para o material, mas sim para o espiritual, a cultura é tudo! Um povo sem cultura é um povo sem vez nem voz, é um povo amordaçado e preso ao sistema. Um povo sem cultura é um povo sem história. A cultura serve para abrir novos horizontes, para ajudar-nos a ter uma identidade própria, ela não se reduz apenas a entretenimento, ela é uma ferramenta de transformação social do ser humano, é uma grande aliada da educação e claro da cidadania.

É impossível falar de cidadania e não falar de cultura, a cultura deve ser encarada de forma mais séria, é preciso usar a música, o teatro, a poesia, a literatura como ferramentas educadoras promovendo a cidadania. A cultura serve para nos educar, para não jogarmos lixo no chão, não furar a fila, não agredir o meio ambiente... A cultura tem como papel esclarecer ao cidadão que devemos exigir dos nossos governantes que as promessas feitas nos palanques em época de campanha política realmente se cumpram, assim como deve ser uma ferramenta de desenvolvimento social e humano.

Quando me refiro à cultura para a cidadania, quero dizer que a cultura é extremamente importante para uma civilização. A sociedade deve compreender que a cultura nos ajuda a compreender o mundo que nos cerca, com isso, ela se torna uma arma contra a violência, as drogas e a criminalidade. Para construir a tão sonhada cidadania, ou seja, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, é preciso dar maior importância as questões culturais, principalmente nos seus aspectos sociais na intenção de transformar a consciência. Já que a cultura pode também ser entendida como um conjunto de práticas sociais passados de geração em geração, que possamos deixar uma cultura transformadora e renovada para as próximas gerações.

Deve-se estar atento a forma com que as autoridades vêm tratando a cultura e a importância que tem sido dada a ela, não se pode apenas pensar em desenvolvimento econômico, sem haver um desenvolvimento cultural, afinal, a cultura é ferramenta importantíssima no crescimento de uma sociedade. É inaceitável que se trate a cultura apenas como um instrumento para distração de algumas pessoas sem um caráter social, a cultura deve ser vista como fator indispensável na construção da cidadania e no desenvolvimento da nação.

Sergio Rubens - Cia. Arte e Riso
Postado por Jardeu Amorim

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA, 27 de abril de 2012.


15h – Recepção de grupos – (Praça Santa Teresinha)
Alojamento: Escola Municipal Professor Leonel Cícero.
17h – Cortejo saindo da Escola Leonel Cícero até a Casa de Cultura.
17:30h – Início das apresentações:
Ø Palhaços (Cia. de Artes Filhos do Sol – Janduís/RN)
Ø Gato por Lebre (Grupo de Teatro Maria Cardoso – Caicó/RN)
18:30h – Cortejo para o Canteiro das Artes
18:40h – Idéia de Rosica (Cia. Ciranduís – Janduís/RN).
19:10h – Saída para Praça Santa Teresinha
19:30h – A Trama do Assustado (Cia. Teatral Arte Viva – Santa Cruz/RN)
20:30h – Jantar
21:30h – Lançamento do Filme Perdição na Praça Santa Teresinha– (Buca Dantas – Natal/RN.
22:30h – Tempo livre
00:00h – Retorno para alojamento.


SÁBADO, 28 de Abril de 2012.


07h às 08h – Café da manhã
09h às 11:30h – vivências
12h às 13h – Almoço
14h às 15h – Bate papo sobre vivências
15h às 16h – Relatos sobre os 19 anos da Companhia Ciranduís e os demais grupos adjacentes.
17h – Início das apresentações no Bairro São Bento:
Ø O Maníaco do Prato (Cia. Arte e Riso – Umarizal/RN)
Ø As Crianças Brasileiras (Grupo Culturarte – Umarizal/RN)
Ø A Sogra (Cia. Arte e Ação – Messias Targino/RN)
19h – Espetáculos na Praça Santa Teresinha:
Ø Palhaços (Cia. Ciranduís – Janduís/RN)
Ø Show de Dança (Cia. de Artes Brincantes do Sertão – Janduís/RN)
Ø Grito de Alerta (Cia. Teatral Transformação – Campo Grande/RN)
Ø A Farsa do Pesadelo (Cia. Arte na Veia – Governador Dix-Sept Rosado/RN)
20:30h – Jantar
22h – Discoteca Balda Mix – Ponto Frio (Org. Yhe Produções).

DOMINGO, 29 de abril de 2012.


07:30h às 08:30h – Café da manhã
09h – Avaliação do Escambito Raízes
11h – informes e definições para próximo encontro
11:30 às 12:30h – Almoço
13h – Encerramento.
Postado por Jardeu Amorim



Saiu a relação dos aprovados na 1ª fase do programa Agentes de Leitura do Governo Estadual. Esse programa - que ocorre numa co-parceria entre Governo Federal e Governo Estadual - vai levar livro e leitura a mais de 15 mil famílias em 41 municípios do Rio Grande do Norte. Para isso, serão treinados 550 agentes de leitura, os quais terão 100 livros para promover leitura, saraus e outras atividades ligadas ao estímulo à leitura.

RELAÇÃO DE CANDIDATOS HABILITADOS PARA A 2ª FASE DO PROJETO EM UMARIZAL
NOMES :

ADISON MEDEIROS DE OLIVEIRA
AMMANDA GABRIELA GADELHA DANTAS
ANA CLAUDIA DE PAIVA SILVA
ANTONIA ALINY DE MEDEIROS
ANTÔNIA CLISSIA DE OLIVEIRA
ANTÔNIA FABIANA DO NASCIMENTO MORAIS
ANTÔNIA ROSE DE OLIVEIRA
ANTÔNIO FABÍULO DA COSTA OLÍMPIO
ANTÔNIO WIDENNY DE OLIVEIRA DUARTE
AYLA DE FÁTIMA MOREIRA DOS SANTOS
CATARINA SIMONE FERNANDES BANDEIRA
CINTHIA RAQUEL SILVA NUNES
CLARICE RAQUEL DO NASCIMENTO SILVA
DALLYANE CRISTINA LOPES DOS SANTOS
DANIELE DOS SANTOS FERREIRA
DJÂNIA XAVIER LEANDRO
EDIJAILSON RODRIGUES FERREIRA
EMANOEL VICTOR NASCIMENTO ROCHA DE OLIVEIRA
EMANUELA DE SOUZA SILVA
FERNANDA MILIANE ALVES DE AZEVEDO
FRANCISCA FABRICIA SILVA CAVALCANTE
FRANCISCA HELOIZA BARROS DE LIMA
GESSICA FERNANDES MIRANDA
GIZEILTON FRANCELINO DE MOURA
HILDERLÂNIA MEDEIROS DA SILVA
IARA JULIANA DA COSTA SILVA
IZAURA ISNÁ DE LIMA PEREIRA NETO
JORGE AUGUSTO SILVA DUARTE
JOSÉ HUGO DE OLIVEIRA GOMES
JOSIVANIA FERNANDES DE LIMA
LIGIA DE MEDEIROS PAIVA
LUAN CARLOS NUNES LEITE
LUANA CARLA NUNES LEITE
MADDSON PAULO MOREIRA ALVES
MARA SUIANY DO NASCIMENTO PRAXEDES
MARIA ALEX SAMARA DE PAIVA OLIVEIRA
MARIA APARECIDA DA SILVA
MARIA CIMÁRIA GADÊLHA
MARIA EDONÁRIA DANTAS DOS SANTOS OLIVEIRA

MARIA SAMÁRIA DANTAS DOS SANTOS
MARIA UBIRAILMA DA SILVA
NATALIA MAIA CARLOS
NELIANY DE PAIVA LIMA
PAULO MESSIAS DA SILVA LIMA
RAISSA CALINE DE SOUZA COSTA
RITA DE CÁSSIA XAVIER
RITA KATIANE DE PAIVA HOLANDA
SORAIA TALITA PEREIRA DA NASCIMENTO LIMA
THAMYRES MORAIS SILVA
VICTOR FERNANDES SOUZA
VITÓRIA REGINA DE ALMEIDA
O projeto Agentes de Leitura RN, vai selecionar 550 jovens com idade entre 18 - 29 anos, que gostem de ler, escrever, assistir filmes, que sejam comunicativos, etc. para trabalhar com famílias beneficiárias do programa Bolsa Família. Eles atenderão 41 municípios do estado. Os candidatos devem estar concluindo o ensino médio ou ter concluído o ensino médio, sua família deverá estar cadastrada no programa Bolsa Família, preferencialmente.

Os candidatos farão uma prova seletiva que consta de dois textos, cada texto com 4 perguntas onde eles deverão ler, interpretar e responder, e uma redação. A próxima etapa será a realização de uma prova oral para que o candidato mostre a habilidade de decodificação e interpretação do texto lido.

Para Natal e Mossoró, haverá os bairros específicos onde só poderão se inscrever, moradores desses bairros.

Informações: http://www.cultura.rn.gov.br
Postado por Jardeu Amorim
POIS É! ACABAMOS DE POSTAR E O GOVERNO ACABOU DE CANCELAR!!!!

Cancelamento de exposição artística de Ricardo Veriano


A Secretaria Extraordinária de Cultura / Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), comunica que a abertura da exposição "Paixão de Espinho em Altar de Pedra", de Ricardo Veriano, que aconteceria hoje, 12, no Memorial da Resistência, sala Joseph Boulier, em Mossoró, foi cancelada por motivos técnicos, que inviabilizaram a montagem da exposição. Uma nova data será remarcada e repassada a todos, inclusive o período de exposição na cidade.

Informação do: http://www.cultura.rn.gov/

Postado por Jardeu Amorim
Foto: Detalhe de uma das instalações da Exposição/Assecomfjarn
Hoje, quinta-feira, 12 de abril, Mossoró recebe a abertura da exposição "Paixão de Espinho em Altar de Pedra", de Ricardo Veriano, 45, que ficará na cidade até o dia 12 de maio, no Memorial da Resistência, sala Joseph Boulier. A mega exposição foi adquirida pelo
Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), após ter sido apresentada à capital durante o Projeto Privado é Público, realizado pela Secultrn/FJA, no início do ano passado.

Ricardo Veriano, que além de artista plástico é articulador cultural e professor de Ensino da Arte e está fazendo pós-graduação em Educação Inclusiva, pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), na Paraíba, durante cerca de um ano, dedicou-se a pesquisar a origem do povo judeu e os principais elementos históricos e bíblicos que fazem o berço da religião Ocidental. E o resultado desse árduo trabalho é a mista e "mística" instalação artística "Paixão de Espinho em Altar de Pedra", que reúne diversas linguagens artísticas, passando pelo desenho, a pintura, a escultura, bricolagem, vídeos e performances. Nas palavras do autor, é "um conceito artístico baseado na formação do povo de Deus representado pelas Doze Tribos de Israel e, a partir das pesquisas tanto históricas, bíblicas, quanto cartográficas, fui trabalhando os temas, as crenças e montando a série de objetos e obras de arte que compõem toda a instalação".

Ainda sobre o conjunto da obra, Ricardo Vereiano explica que a pesquisa passeou por elementos cartográficos, iconográficos, evangelhos apócrifos, observou procissões para ver o sufrágio das imagens sacras, dentre muitas outras inspirações para compor a série de elementos que, juntos recontam as Doze Tribos de Israel (ver quadro com os títulos das obras). "Estou sendo muito armorial, uso muito ferro velho, marcas de ferrar boi, juntamente com materiais mais recentes como acrílico, de maneira que a obra provoca um diálogo entre o tradicional e o contemporâneo. Gosto do termo translúcido, quando se tratam do material mais leve, como os suportes de acetado, criando uma leveza que tem a ver com o contemporâneo".

A exposição conta com mais de 30 peças exponenciais, sob os materiais: pedra, ferro, madeira, acrílico, acetado, areia e metralha, dentre outros, além de contar com a participação de performers. Mas, é melhor parar de explicar e envidar a todos para verem essa obra que, certamente, ficará na história. "O escritor e crítico Herbert Hed fala que numa obra aberta é preciso deixar que o espectador tire suas próprias impressões", provoca o artista.

Após Mossoró, a exposição seguirá para Caicó, em 19 de julho e, no dia 30 de agosto estará à disposição do olhar em Pau dos Ferros, onde encerrará a itinerância no dia 28 de setembro de 2012. Para cada cidade onde a obra passará, Veriano prepara elementos novos para serem apresentados à população: "Cada cidade tem uma ionização própria, então serão criadas e ou adaptadas novas peças levando em consideração as especificidades de cada lugar por onde a obra passar, ou seja, estamos levando em conta desde o espaço até a energia da cidade", explica ele.
Postado por Jardeu Amorim
O florista foi ao barbeiro para cortar seu cabelo. Após o corte perguntou ao barbeiro o valor do serviço e o barbeiro respondeu: - Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana. O florista ficou feliz e foi embora. No dia seguinte, ao abrir a barbearia, havia um buquê com uma dúzia de rosas na porta e uma nota de agradecimento do florista.

Mais tarde no mesmo dia veio um padeiro para cortar o cabelo. Após o corte, ao pagar, o barbeiro disse: - Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana. O padeiro ficou feliz e foi embora. No dia seguinte, ao abrir a barbearia, havia um cesto com pães e doces na porta e uma nota de agradecimento do padeiro.

Naquele terceiro dia veio um deputado para um corte de cabelo. Novamente, ao pedir para pagar, o barbeiro disse: - Não posso aceitar seu dinheiro porque estou prestando serviço comunitário essa semana. O deputado ficou feliz e foi embora. No dia seguinte, quando o barbeiro veio abrir sua barbearia, havia uma dúzia de deputados fazendo fila para cortar cabelo.

Essa é a diferença entre os Cidadãos e os políticos.

 
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão."
(Eça de Queiróz)
Por Jô Azevedo
Postado por Jardeu Amorim

Será neste sábado 14, a partir das 20:00hs na Casa de Cultura Popular “Palácio do Gavião” a cantoria com os poetas repentistas Moacir Laurentino e Lúcio da Silva. Todos estão convidados a prestigiar uma noite de muita cultura e poesia popular.

Realização Casa de Cultura de Umarizal.
Apoio Cia. Arte e Riso

Postado por Jardeu Amorim
A democratização da escola, a descentralização, a autonomia e a participação são ações que se interligam e tem a ver com as estruturas e expressões na escola. A proposta de democratização da escola é estabelecer uma escola descentralizada onde todos participam na tomada de decisões e contribuem para que essa participação se expanda criando assim um empoderamento pessoal e ao mesmo tempo coletivo de todos e da instituição. "democratizar é a conquista de poder por quem não o tem" (Ghanen, 1998;98).

A escola foi instituída para o aluno e a partir de sua vivência o que se observa é um ambiente em que o aluno é colocado em uma situação de passividade e de obediência a determinação de professores por entenderem o processo educacional como somente aquisição de conhecimentos. Percebe-se que nesse caso o que ocorrerá é a escola estar a serviço do professor e não do aluno, pois não ocorre o empoderamento do aluno, não ocorre educação e sim domesticação.

Imagem: http://www.escoladegestores.mec.gov.br
O papel do processo educacional é o de levar o aluno a desenvolver seu potencial, mediante o alargamento e aprofundamento de seus conhecimentos, habilidades e atitudes, exercendo poder sobre o processo educacional e sobre o que aprende. Com essa pratica, do ponto de vista do aluno, ocorre a democratização da escola , tanto em relação ao seu processo como em relação aos seus resultados, pois o aluno é levado ao sucesso escolar. O mesmo ocorre para o relacionamento entre os professores, funcionários e gestores da escola, onde é estabelecido um clima de trabalho visando que a escola atinja, de forma mais plena, seus objetivos sociais e atenda as necessidades educacionais de seus alunos, pois não pode ser democrática uma escola que não é para todos.

Assim, a atuação efetivamente competente dos professores cria cultura proativa pela qual se evita o errado comportamento de atribuir ao sistema e a qualquer outra pessoa ou situação a culpa por condições difíceis, em vez de considerá-la como desafios e enfrentá-los com responsabilidade.

Postado por Claudio Rosa, Fonte: http://educadorcr.blogspot.com.br/
Postado por Jardeu Amorim
O pagamento de recursos do Ministério da Cultura (MinC) para os Pontos de Cultura do Rio Grande do Norte tem gerado uma série de divergências entre os responsáveis pelos pontos e a Fundação José Augusto (FJA), que faz o repasse da verba federal no estado. Os atrasos para o pagamento da segunda parcela de recursos já dura um ano e meio e a especulação gira em torno de quem é o culpado pelos atrasos: o Governo do Estado ou o MinC?


De um lado, o coordenador do Pontos de Cultura do RN, Rodrigo Bico, fala que 53 projetos foram beneficiados com o edital lançado em 2008, cujo repasse da primeira parcela dos recursos sofreu um atraso de um ano. O pagamento de R$ 60 mil foi feito a apenas 36 pontos ao final de 2009 e os outros projetos, não contemplados a princípio, receberam seus recursos iniciais só em maio de 2011.

De acordo com Rodrigo, que também possui um ponto de cultura teatral chamado Rebuliço, o quadro é de total frustação por parte dos que atuam nos projetos pelo estado e também por parte da população, que não compreende as questões burocráticas envolvidas no processo nem os atrasos dos recursos, o que acaba gerando um clima de desconfiança das comunidades com os trabalhos realizados.

Do outro lado, o coordenador de projetos da FJA, Sanclair Solon, diz que 50 pontos estão sendo regularmente assistidos pelo referido edital e explica que houve um erro inicial no cálculo e distribuição dos recursos aos pontos. A verba correta de mais de R$ 2 milhões foi depositada pelo MinC para o pagamento da primeira parcela a todos os projetos, mas devido à falha de repasse dos valores, que deveria ter sido de R$ 40 mil a cada ponto de cultura, mas que foi no valor de R$ 60 mil, alguns pontos ficaram sem o benefício.

Por causa do atraso inicial ter ocorrido na antiga gestão, Sanclair disse não poder esclarecer esta fase, mas que a atual gestão, iniciada em 2011, adiantou a contrapartida estadual de R$ 600 mil para o pagamento da primeira parcela ao restante dos pontos no ano passado.

Liberação deve ocorrer nos próximos dias

A coordenação de projetos da FJA esclarece que os atrasos ocorridos para o pagamento da segunda parcela de recursos não é de responsabilidade do Governo do Estado, mas do MinC, que atrasou o repasse dos valores em 274 dias, por isso, segundo publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 30 de março, os convênios foram prorrogados por igual período (274 dias).

Segundo Sanclair, a verba só é liberada para os pontos de cultura mediante a entrega de um relatório de atividades e, devido a atrasos, 47 dos 50 projetos estão com processo encaminhado ao MinC para pagamento da nova parcela, prevista para ser liberada a partir da próxima semana.

O convênio prevê R$ 180 mil em recursos com tempo de execução das atividades incialmente previsto para três anos. O Diário de Natal tentou contato com a assessoria de impressa do MinC para esclarecer a atraso nos pagamentos dos benefícios aos pontos de cultura, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.

Importância

Os pontos de cultura são projetos desenvolvidos pela sociedade civil que promovem ações de educação, cultura e cidadania e que são selecionados através de editais público. Aprovados, eles recebem recursos do MinC para investir em toda a estrutura necessária para o desempenho de suas atividades. Segundo Rodrigo Bico, os pontos são importantes por darem uma opção de entretenimento, lazer e conhecimento aos jovens das comunidades de baixa renda.

Fonte: uzlemfotos.blogspot.com
Postado por Jardeu Amorim
A nova diretoria da Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, de Jardim do Seridó será empossada na próxima sexta-feira, 13 de abril. Durante todo o dia haverá programação. A agenda começa cedo: a partir das 9h, ocorrerá a Mesa Redonda sobre o tema "Dança do Espontão: histórias e desafios", com os palestrantes: Bruno Goulart Machado Silva (mestrando em Antropologia Social pela UFRN); Diego Marinho de Gois (mestrando em História pela UFRN) e Sebastião Arnóbio de Morais (pesquisador).

A partir das 15h, haverá outra rodada de discussões, dessa vez sob o tema: "Capoeira: diálogos e perspectivas", com Cícero Alves de Almeida “Grã – mestre Índio” e Ivanaldo Mata de Medeiros.

Já às 19h30, ocorrerá o Cerimonial de posse com apresentações culturais e exposição fotográfica “Casa de Cultura: fazendo acontecer a cultura jardinense”

Fonte: COORDENAÇÃO DAS CASAS DE CULTURA DO RN

Postado por Jardeu Amorim
Postado por Jardeu Amorim
Cia. Ciranduís realizando ensaios para a série de apresentações
A Cia. Cultural Ciranduís ganhou melhor oferta de preço sob Carta Convite da Petrobrás, para realização de espetáculo na Semana de Saúde da Petrobrás, que será realizada entre 09 e 23 de abril de 2012.

O espetáculo “Mais Saúde, Mais Vida” escrito por Berg Bezerra, irá circular em bases e campos de petróleo da empresa por cidades do Rio Grande do Norte e Ceará. Dentre as cidades estão Fortaleza, Icapuí, Mossoró, Natal, Apodi, Caraúbas, Areia Branca, Upanema, Macau, Grossos, Governador Dix-Sept Rosado.

Por ter cadastro ativo junto a Petrobrás, essa é a segunda vez que a companhia é convidada para ação desse porte. No ano de 2007, o grupo circulou com o espetáculo O Fuxiqueiro, no Programa Quartinha Cultural.

A agenda começa na segunda, 09, com apresentação na sede da Petrobrás-CE, em Fortaleza, às 14h.
Fonte: ciranduis.blogspot.com
Nota:
Ficamos felizes por mais uma vez a Cia. Ciranduís conseguir circular com espetáculos por bases da Petrobrás. Parabéns turma.

Postado por Jardeu Amorim
Faleceu em Mossoró aos 95 anos de idade o violeiro repentista Francisco Fabrício de Oliveira, "Chico Pedra", pai da prefeita de Patu, Evilásia Gildênia de Oliveira. Chico Pedra foi cantador de viola profissional por mais de quarenta anos. Cantou com as principais personalidades da viola nordestina, nomes como: João da Silveira, irmãos Batista, Ivanildo Vila Nova, Antônio Nunes de França, Diniz Vitorino, João Bandeira, Manuel Calixto, Apolônio Cardoso, Eliseu Ventania, João Liberalino, Ercílio Pinheiro, entre outros.

No ano de 2009 Chico Pedra foi homenageado dando nome ao troféu do XI Festival de Repentistas de Patu realizado no período da Feira da Cultura e Festa de Nossa Senhora das Dores.

Fonte: Blog A Folha Patuense:
Via: jataovaqueiro.blogspot.com
Postado por Jardeu Amorim
"Gavião", marco do 23º Escambo - Umarizal - 2008
A Secretaria Extraordinária de Cultura do RN (Secultrn/FJA) disponibiliza mais um edital. Dessa vez, para apoiar e incentivar eventos culturais que ocorram até abril do próximo ano, no valor de R$ 120 mil, dividido entre os projetos selecionados. Poderão ser contemplados projetos que ocorrerem de maio a outubro desse ano (1ª etapa) e de novembro de 2012 até abril de 2013 (2ª etapa). O período de inscrição para a primeira etapa começa no dia 9 de abril, até o dia 25 do mesmo mês e para a segunda etapa, a partir do dia 1º de agosto até 19 de setembro. Os recursos terão destinação de 50% para projetos da Grande Natal e 50% para os demais municípios do interior do Estado.

O edital tem como finalidade fomentar, com prêmios de até R$ 3 mil, apresentações culturais, cachês prolabores passagens aéreas e diárias a conferencistas e convidados de notório saber produção e confecção de materiais publicitários, como folder, cartazes, programas, convites, apostilas, pastas, blocos, certificados produção e inserção de materiais de divulgação em carros de som, rádio, TV e jornal cobertura e documentação fotográfica e de imagem do evento sonorização e iluminação no ambiente. Os interessados encontram o Edital no endereço: www.cultura.rn.gov.br no link "Editais Abertos".

Postado por Jardeu Amorim
O Rio Grande do Norte faz parte agora oficialmente do Sistema Nacional de Cultura – SNC, com a assinatura de adesão, que ocorreu no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel nesta segunda-feira, 2 de abril, contando com a presença da secretária extraordinária da Cultura, Isaura Rosada, e do secretário de Articulação do Ministério da Cultura (MinC), João Roberto Peixe.

O acordo teve a assinatura de autoridades nacionais e locais, que compuseram a mesa tais como, o secretário chefe do Gabinete Civil, representando a governadora Rosalba Ciarlini, José Anselmo de Carvalho da deputada federal Fátima Bezerra do representante do MinC na região Nordeste, Fábio Lins do deputado estadual, Fernando Mineiro e do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, além do presidente do Conselho Estadual de Cultura do RN, Iaperi Araújo e, da prefeita de Martins, Maria José de Oliveira, representando os municípios do Estado. A solenidade de adesão ao SNC lotou a plateia do Teatro de Cultura Popular Chico Daniel e estavam presentes representantes de cerca de 70 municípios, dos quais vinte eram os próprios prefeitos.



Durante a solenidade a mesa expôs seus agradecimentos ao MinC e todo apoio que tem dado ao desenvolvimento da cultura no RN e a criação do SNC, que articulará de forma democrática e compartilhada todas os entes federativos, desde os municípios, até estados e federação.

A secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado salientou a importância da criação do Fundo Estadual de Cultura (FEC) – uma das prerrogativas do SNC - que prevê a quantia de R$ 12 milhões para esse ano, dos quais já neste mês contará com R$ 3 milhões, para serem utilizados a partir de editais. Além das 10 Conferências Regionais de Cultura que foram realizadas entre os meses de janeiro, fevereiro e março e das cerca de 40 mobilizações, envolvendo aproximadamente 120 municípios, nas quais a equipe técnica da FJA levou as informações sobre o Plano Estadual de Cultura e os planos municipais de cultura, duas prerrogativas do SNC. Já são 30 municípios que realizaram seus planos municipais. Isaura Rosado pretende ampliar esse número durante 2012. A meta em todo o Brasil é que até 2020, 60% de todos estejam integrados ao SNC.


"Este momento de largada na implantação do SNC, consolida, cada vez mais os esforços e avanços no país para uma política cultural democrática, estruturada e continuada", mencionou o secretário do Minc, Roberto Peixe. Segundo ele, a cultura no Brasil passará a ser tratada de forma homogênea e dinâmica, não sendo privilégio de poucos estados, como acontece historicamente no país, com a participação efetiva dos órgãos públicos e da sociedade.

Para tanto, os municípios e estados precisarão criar seus planos e fundos de cultura, que convirjam com as metas do Plano Nacional, uma vez que os repasses só serão feitos de fundo para fundo. Roberto Peixe explicou aos participantes como se deu a estruturação do SNC, desde a criação da PEC de 2005 – com dispositivos acrescentados à Constituição Federal - passando por seus fundamentos e diretrizes, até chegar às metas para 2020. "É preciso pensarmos no SNC com um instrumento fundamental para a extinção de políticas paralelas e descentralizadas e sim de cooperação entre todos os entes federados".

http://secretariadeculturarn.blogspot.com.br/

Postado por Jardeu Amorim
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...