Joelson de Souto - Escambo Carnaúba dos Dantas - 2011

Quer saber?


Quer saber quem é o sujeito?
Vote nele para prefeito!

Quer conhecer a criatura?
Coloque-a na prefeitura!

Espetáculo pesado
Tem que ser bem pensado.

Espetáculo crítico
Só podia ser político.

Espetáculo escandaloso,
Se é político, é seboso?

Espetáculo popular.
Então deixa o povo falar!



A Cia. Arte e Riso assina em baixo. E o poeta Joelson de Souto estará em breve lançando seu livro que contará com poemas, Poesias, músicas, crônicas e muito mais, aguardem...
Trupe Artemanhas, SP - Foto: drielydesnuda.blogspot.com.br
O Movimento Escambo Livre de Rua será homenageado na 8ª Edição do FESTCAL que será realizado na cidade de São Paulo em 2013. O FESTCAL - Festival Nacional de Teatro do Campo Limpo, é organizado pela TRUPE ARTEMANHA, núcleo artístico da Cooperativa Paulista de Teatro, que tivemos o prazer de conhecer durante o projeto "Escambo em Travessia pelo Brasil" em 2011 e que desenvolve seu projeto de pesquisa teatral no Bairro do Campo Limpo/ Capão Redondo/ sudoeste – São Paulo Capital.

Alguns componentes dos Grupos que fazem parte do Escambo participarão do evento representando o Movimento.
Foto: Palhaços Gravatinha e Ruivão - Entrada para apresentação

A Cia. Arte e Riso fez uma apresentação hoje, 21 pela manhã na abertura do I Seminário Regional do Médio e Alto Oeste Potiguar de Conselheiros Tutelares que acontece durante todo o dia na Câmara dos Vereadores de Umarizal.

Foto: Palhaços Ruivão e Rapadura durante apresentação de reprises
O evento é uma realização dos Conselheiros Tutelares de Umarizal para capacitar cada vez mais e estreitar os laços para futuras parcerias dos Conselheiros Tutelares das regiões do Alto e Médio Oeste.


Foto: Palhaços Gravatinha, Ruivão e Rapadura durante apresentação
A Cia. Arte e Riso esteve representada pelos Palhaços Gravatinha, Ruivão e Rapadura que fizeram a animação com músicas, reprises de palhaços e conversa com os participantes do encontro.

O Palhaço concorrerá a uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Selton Mello como Benjamim,  filme 'O palhaço'. (Foto: Divulgação)
O filme O Palhaço, dirigido por Selton Mello, vai representar o Brasil na disputa a uma vaga para concorrer ao Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira na 85ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences – Oscar 2013.

A escolha foi feita na manhã desta quinta-feira (20) pela Comissão Especial de Seleção, formada por Ana Paula Dourado Santana, Ana Luiza Azevedo, Andre Sturm, Carlos Eduardo Rodrigues, Flávio Tambellini, George Torquato Firmeza, José Geraldo Couto e Lauro Escorel. Os membros se reuniram no Palácio Gustavo Capanema, sede da Representação do Ministério da Cultura, no Rio de Janeiro.

“Creio que a maior inovação que fazemos com a escolha do Palhaço, reside no seu potencial. Esta indicação tem que ser vista como um prêmio também, é um aval de que um filme pode ir além. Espero que isso seja positivo para uma produção que já é sucesso”, afirmou a secretária do Audiovisual do MinC, Ana Paula Dourado Santana.

A produção brasileira selecionada fez parte de uma lista de dezesseis filmes inscritos junto à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) para a seleção nacional. A lista foi composta por À Beira do Caminho, 
Billi Pig, Capitães da Areia, Colegas, Corações Sujos, Dois Coelhos, 
Heleno, Elvis & Madona, Histórias Que Só Existem Quando Lembradas,
 Luz Nas Trevas,
 Menos Que Nada, Meu País, O Carteiro,
 O Palhaço, Paraísos Artificiais e Xingu.



Parte do elenco de "O Palhaço" (Foto: Divulgação)

O filme

Produzido pela Bananeira Filmes, O Palhaço conta a história de Benjamim (Selton Mello) que trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.

(Texto: Débora Palmeira, Ascom SAv/MinC)
Fonte: Ministério da Cultura
A Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte anuncia que foi prorrogado o prazo de inscrições para o concurso de vídeos amadores “Luz, Câmera, sou Cidadão”. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 23 de setembro. O concurso tem como público-alvo os estudantes e o objetivo é estimular a participação do jovem no processo democrático, além de promover sua conscientização para o exercício da cidadania.

Os vídeos produzidos devem tratar de pelo menos um dos seguintes temas: importância do voto, conscientização política ou combate à corrupção eleitoral. As inscrições podem ser feitas com envio de e-mail para o endereço eletrônico gabeje@tre-rn.gov.br, no qual deverá constar a identificação do participante, da forma como prevista no item 8 do edital, além do link do vídeo concorrente.

Fonte: TRE/RN


O Grupo Dançart realizará no dia 27 de outubro o I Concurso de Dança de Caraúbas/RN. As inscrições seguem abertas a grupos do município e de outras partes da região.

Não deixe de participar desse grande evento!

Imagem do Face Book - To Rindo Muito
Paola Lima
O Senado aprovou em primeiro e segundo turno nesta quarta-feira (12) a criação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), mecanismo de gestão e promoção de políticas públicas na área cultural, pactuadas entre a União, os estados, os municípios e a sociedade civil. Com votação unânime e quebra de interstício, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 34/2012 foi aprovada em Plenário como resultado da primeira articulação da futura ministra da Cultura, senadora Marta Suplicy (PT-SP), relatora da matéria.

De autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), a PEC acrescenta o artigo 216-A ao texto constitucional, criando o SNC e assegurando a transparência e o controle social do setor cultural, a partir da implementação de conselhos de cultura, fundos de cultura e outras formas de participação nas políticas públicas de produtores culturais e da comunidade em geral. O Sistema Nacional de Cultura tem como objetivo ainda uma maior integração das três esferas de política cultural, incluindo administrações municipais, estaduais e o governo federal.

Em seu relatório aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no final de agosto, Marta Suplicy afirma que, apesar dos avanços obtidos na facilitação do acesso às fontes de cultura, ainda falta ao poder público um sistema que articule as ações culturais dos três níveis de governo. Segundo a senadora, ao se analisar as medidas implementadas na forma de planos, programas e projetos pelas três esferas de governo, percebe-se que a falta de articulação entre as iniciativas resultam em perda de eficiência e desperdício de recursos.

Acordos de cooperação

Para otimizar esse trabalho, o Ministério da Cultura vem firmando, desde 2009, acordos de cooperação com estados, municípios e o Distrito Federal. Com isso, vem sendo montada a estrutura do proposto Sistema Nacional de Cultura: Secretaria de Cultura; Conselho de Política Cultural; Conferência de Cultura; Comissão Intergestores; Plano de Cultura; Sistema de Financiamento à Cultura (com Fundo de Cultura); Sistema de Informações e Indicadores Culturais; Programa de Formação de Gestores Culturais e Sistemas Setoriais de Cultura.

Até o início de agosto deste ano, 1.173 municípios e 22 estados já haviam aderido ao embrião do Sistema Nacional de Cultura, agora oficializado com a nova emenda constitucional.

A futura ministra da Cultura agradeceu a unanimidade na votação e a disposição dos colegas para a quebra do interstício para aprovação da PEC em uma única sessão.

- Gostaria de agradecer a confiança e o apreço dos colegas pelo gesto de aprovar o Sistema Nacional de Cultura, que promoverá a articulação entre os três entes federativos e estabelecerá um padrão de transparência, articulação e sinergia entre União, estados e municípios. A cultura hoje dá grande passo – declarou.

A matéria será promulgada em sessão solene do Congresso Nacional em data ainda a ser marcada.

Fonte de informações:

Agência Senado

Via ciranduis.blogspot.com.br
 
Imagem: Marta Suplicy - Nova Ministra da Cultura

A presidente Dilma Rousseff demitiu nesta terça-feira a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda. A senadora petista Marta Suplicy assumirá a pasta. Ana estava no comando do ministério desde janeiro de 2011, início do mandato de Dilma. Ela é a 13ª a deixar o governo em 21 meses de mandato da presidente.

O anúncio de Marta à frente do ministério acontece uma semana após o encontro de Dilma com seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva e poucos dias após a senadora passar a apoiar publicamente a candidatura de Fernando Haddad na corrida eleitoral pela prefeitura de São Paulo. Marta não engolia o fato de Lula ter preterido suas aspirações para retornar à prefeitura. Por isto, recusava-se a entrar na campanha do petista que está em terceiro lugar, empatado com o tucano José Serra, e bem distante de Celso Russomano (PRB).



Ana de Hollanda – Foto retirada do: www.cultura.gov.br

O nome de Ana de Hollanda apareceu em todas as listas de substituições da chamada reforma ministerial, feita a conta-gotas pela presidente entre o fim de 2011 e o início deste ano. As previsões de demissão nunca se confirmaram.

Mesmo mantendo a discrição, qualidade apreciada pela presidente, Ana de Hollanda foi alvo de denúncias em alguns deslizes. Ainda no ano passado, a ministra utilizou de maneira irregular cinco diárias por dias não trabalhados. Ela teve de devolver o valor total de R$ 2.905 aos cofres públicos. Na ocasião, Dilma enviou um dos seus principais interlocutores, o ministro da Secretária-Geral, Gilberto Carvalho, para tranquilizar a ministra.

Neste ano, outra polêmica. A ministra teria recebido oito camisetas do Império Serrano para que ela e amigos desfilassem pela agremiação carioca. O presente foi recebido após a pasta ter desbloqueado o CNPJ da escola. O assuntou parou na Comissão de Ética Pública da Presidência, mas o processo foi arquivado.

A última da ministra foi a redação de uma carta na qual ela reclamava do corte orçamentário em sua pasta no mês passado. A reclamação incomodou a presidente e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Fonte: Jornal do Brasil
Via:  www.tabajara.am.br

Nota do Blog:  
Onde vamos parar? Marta Suplicy no Ministério da Cultura!!! Não dá pra comentar... Isso é o valor que a nossa cultura merece? Senhora Dilma vamos agir com coerência, pois não dá pra admitir uma gratidão com uma gestão!!
 
Cultura é coisa séria!!!!!!!!!!!!.  

Começou desde o dia 03 de Setembro e seguem até o dia 03 de Outubro as inscrições para os interessados em integrar a Quadrilha Junina Encanto do Nordeste. A campeã de dois festivais em 2012 vai começar a selecionar os novos componentes para somar ao grupo que encantou o Rio Grande Norte nos festivais que disputou este ano.

Os interessados em se inscrever devem ligar para o número disponível no cartaz de divulgação (foto). O candidato irá receber um termo de compromisso que deverá ser preenchido e assinado. Em caso o participante seja menor de idade, o documento deverá ter a assinatura de um responsável.

Contatos:

(84) 9910-1493/9901-5154


Poeta Ray Lima durante apresentação do Espetáculo Lâminas
O poeta paraibano Ray Lima, residente em Maranguape/CE, articulador do Movimento Escambo, lança nos próximos dias mais um livro em sua carreira.

“Pelas Ordens do Rei que Pede Socorro” é considerado pelo autor, um roteiro cenopoetico da livre manifestação do meio popular. A edição será viabilizada pelo Prêmio Victor Valla.

Via: ciranduis.blogspot.com.br


 



Capa de Jadiel Lima para o novo livro de Ray Lima. Trabalho sobre a fotografia de João Menezes e foto sobre máscara de Johnson Soares e Honorato Filho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...