Começa amanhã 27 de janeiro, mais uma edição do FESMAR de Verão em Aracati-CE. Um dos grandes Festivais de Teatro de Rua do país. E alguns grupos do Movimento Escambo estarão apresentando, representando e encantando no evento. O Coletivo Fulô, de Natal/RN (o qual participam também alguns integrantes da Cia. Arte e Riso), a Cia. Ciranduís de Janduís/RN e O Circo Além da Lona de Campinas/SP. Muita merda a todos.

Cia. Ciranduís de Janduís/RN com o espetáculo "Na Rua de Mala e Cuia"

Christian Mathias - Circo Além da Lona - Espetáculo: "A Chegada de Lampião a Casa do Tinhoso"

Programação completa

Dia 27/01 - TERÇA-FEIRA – NOITE – PRAÇA DA COLUNA

- Solenidade de abertura com a Banda Chico de Janes - Autoridades: 18:30h às 20:00h.

ESPETÁCULOS:
Ø  20:10h - Grupo Teatral Frente Jovem - Aracati – CE;
Ø  20:35h - Grupo Teatral Genesis - Aracati - CE - Espetáculo: A Volta de Sivirino;   
Ø  21:05h - Circo Além da Lona - Campinas - SP - Espetáculo: A Chegada de Lampião à Casa do Tinhoso.
Ø  21: 45h - Maracatu Nação Tremembé - Aracatiaçu – Sobral – CE

Dia 28/01 – QUARTA – FEIRA – MANHÃ PRAÇA DO MARISTA - CENTRO

Ø  07:30h – Cortejo – Saindo da Praça dos Maristas até a praça da coluna "CIRCO" Acompanhado da Banda Chico de James e todos os atores;

PRAÇA DA COLUNA A NOITE
Ø  18:00h - Instituto Teatral Vivarte - Aracati – CE, Espetáculo: No Caritó eu não Fico;
Ø  18: 30h - Cia Teatral Oops - Goiânia - GO - Espetáculo: Desamor;
Ø  19:20h Cia Teatral Viravolta - Cuité - PB - Espetáculo: As Lavadeiras do Olho D'água da Bica;
Ø  20:00h - Grupo Teatral AsLucianas - Rio de Janeiro - RJ - Espetáculo:Contarolando Luiz Gonzaga
Ø  21:00h - Palhaço Consultinha - Fortaleza - CE.
  
Dia 29/01 - QUINTA-FEIRA – PRAÇA DA COLUNA – NOITE

Ø  18:00h - Mestre Cheirinho - Aracati - CE - Espetáculo: Cassimiro Coco - Teatro de Mamulengos;
Ø  18:40h - Associação Cultural Xingerenguere - Moçambique - África -Espetáculo: A Morte;
Ø  19:30h - Grupo Teatral Cenas - Aracati - CE - Espetáculo: Saudade do Cel. Ludugero;
Ø  20:20h - Cia Os Palhaços de Rua - Goiânia - GO - Espetáculo: Números;
Ø  21:00h - Coletivo Fulô - Fortaleza - CE - Espetáculo: Cocada de Mar ao Sertão.

DIA 30/01– SEXTA-FEIRA - PRAÇA DA COLUNA - MANHÃ

Ø  Cia Ciranduís - Janduís - RN - Espetáculo: Na Rua de Mala e Cuia
Ø  Cia Teatral 2 X 2 - Ouro Preto - MG - Espetáculo: Laura e a Incrível História da Porca que Tinha Ataques de Vontade

PRAÇA DA COLUNA - NOITE

Ø  18:00h - Cia Expressão de Arena - Gama - DF - Espetáculo: Cuidado com Dona Picadela;
Ø  19:00H - Cia Pé de Chinelo - Ribeirão Preto - SP - Espetáculo: Sonanab;
Ø  20:00H - Cia Latin Duo - Argentina - Espetáculo: Se desconcierta el Concierto;
Ø  21:00H - Chão de Estelas Cia de Teatro - Angra dos Reis - RJ - Espetáculo: Fios de Ouro

DIA 31/01 – SÁBADO – MANHÃ PRAÇA DA COLUNA

Ø  08:00H- Encerramento com entrega de Troféus e Certificados para todos os Grupos e Artistas  participantes do X FESTMAR - EDIÇÃO DE VERÃO 2015.


Ontem, quinta-feira 22, A Cia. Arte e Riso, Movimento Escambo Livre de Rua, Ponto de Cultura Umari Cultural e Associação Amigos da Casa de Cultura realizaram mais uma noite mágica de muita arte e cultura popular em Umarizal/RN. Mostrando verdadeiramente o que é fazer Arte Pública de Rua. Mesmo com um ótimo imprevisto da tão sagrada chuvinha em nosso sertão, tivemos a presença sempre marcante da nossa comunidade que desta vez superou todas outras apresentações. 


Foi por volta das 19:30hs na Praça João Florêncio, mais conhecida como Praça dos Mototaxis, centro de Umarizal que o Circo Além da Lona da cidade de Campinas/SP, com o núcleo da Mala dos Mamulengos e os artistas Christian Mathias e Gabriela Person com participação da Cia. Arte e Riso deram um show de cultura popular. Com o espetáculo de bonecos “A Chegada de Lampião a Casa do Tinhoso” Cris e Gabi trouxeram de volta as boas lembranças do eterno teatro de João Redondo a nossa terrinha, atraindo não só a criançada que foi um capítulo a parte mostrando que o teatro de bonecos ainda é vivo e atravessa gerações, mas também um público mais experiente nunca visto antes no meio da rua assistindo teatro. 


Junto do Circo Além da Lona, ainda foi apresentado vídeos do ano de 2014 da Cia. Arte e Riso e suas participações em vários festivais pelo país, documentário sobre Emanuel Coringa professor nota 10 e membro da própria companhia e como sempre os palhaços da trupe deram sua contribuição de alegria aos presentes. 


Os aplausos, a caras, sorrisos e a atenção do nosso povo grilado, entendendo e interagindo com o que acontecera é sem dúvida o maior pagamento que recebemos na noite. E insisto em dizer, diante de tanta coisa ruim que está acontecendo no mundo, nada melhor do que um pouco de arte e alegria para sanar as dores e durezas que recebemos ao longo da vida. Nossa gente sabe fazer teatro e melhor ainda, nossa gente saber ver teatro!

Agradecemos mais uma vez a todos que colaboraram com mais uma noite inesquecível de arte em nossa cidade. 






Além do público tivemos ajuda de alguns apoiadores nessa luta:

Prefeitura Municipal de Umarizal
FM Fraternidade
Casa do Agricultor
Mercadinho Visão
Mercadinho e Lava Jato Frei Damião
Frigorífico e Mercadinho Fernandes. Org: Lúcia e Evoide
Magão Lanches
Nossa Fruta – Francinalda Amorim
Complexo Saúde
Câmara dos Vereadores de Umarizal
Vereador Paulo Márcio
Vereador Washington Sales
Érico Nóbrega
Maykon Nunes
Cleumy Cândido
Miragem Construções
AABB de Umarizal
CDL Umarizal
Geovani Vigia
Escola Municipal Tancredo Neves
Escola Germano Sobrinho
ACNet
Curinga Construções
Dapaz e família Coringa

E Muitos outros amigos que sempre estão presentes quando queremos artear pelas ruas.

Muito obrigado.

Fotos de Colaboradores Via face book
Teatro ao ar livre no Sítio Campos
Por Jadson Jatão





A gente? A gente é artista, a gente é essa gente que faz arte, que é também agente de transformação: trans-Forma-Ação. A gente pega o mundo, a gente age: a gente pinta, a gente canta, a gente dança, a gente ensaia, a gente treina, a gente declama, a gente escreve, porque “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e Arte”.


Assim eu denomino esse baú de cultura que se chama: Raimundo José da Silva "Lôlo". Esse é mais um cultuador da cultura umarizalense. No sítio campos, no último dia 19, Lôlo realizou varias apresentações culturais na festa do padroeiro de São Sebastião. O evento foi uma atividade cultural, com o intuito de promover e disseminar a cultura de nossa terra.


Na ocasião ele apresentou duas peças teatrais que foram: “OS MENINOS DA NOITE, COM ROSA AMÉLIA, ROSA DÁLIA, E O CRAVO MENINO”. Numa segunda parte foi apresentado “A SAGA DE EGRINAURIA E EGUINÉLIO”. Tudo isso, segundo Lôlo, histórias do ano de 1.958.

Via Blog: http://jataovaqueiro.blogspot.com.br/

Nota do Blog:

Nós que fazemos a Cia. Arte e Riso somos muito orgulhosos de ter Lôlo como companheiro das artes. Um guerreiro que há muito tempo vem resistindo com sua vasta cultura e humildade a falta de apoio e reconhecimento, mas que faz arte como ninguém. Um talento invejável e merecedor de todos os aplausos, trazendo para os mais jovens os costumes e tradições de uma Umarizal já esquecida. Parabéns Raimundo José da Silva, ou melhor, Lôlo.


Christian Mathias do Circo Além da Lona da cidade de Campinas/SP estará em Umarizal/RN apresentando seu espetáculo de Bonecos "A Chegada de Lampião à Casa do Tinhoso" a partir das 19:30hs na Praça João Florêncio (Praça dos Mototaxistas), centro da cidade. Você é nosso convidado a dar muitas risadas em uma noite de muita arte e cultura popular.

Realização: Cia Arte e Riso, Movimento Escambo Livre de Rua, Ponto de Cultura Umari-Cultural e Associação Amigos da Casa de Cultura.



Em breve divulgaremos todos os apoiadores

Os palhaços da Cia. Arte e Riso Ruivão, Muciroca e Bole – bole fizeram a festa com todos que estavam presentes no último domingo 18, na AABB de Umarizal em uma apresentação bastante animada durante a II Citadina que aconteceu durante toda a manhã.


Agradecemos a Rogério Rodrigues pelo convite e esperamos estar mais vezes participando de eventos como este. 








A Cia. Arte e Riso estará fazendo animação durante a II Citadina que será realizada na AABB de Umarizal no próximo dia 18 de janeiro (domingo), às 11:00hs da manhã. A palhaçaria faz parte da programação do evento com a I Manhã Cultural que será iniciada às 07:00hs com um torneio de futebol.



O grande amigo e irmão das artes, Christian Mathias do Circo Além da Lona da cidade de Campinas/SP estará fazendo uma turnê pelo nordeste brasileiro com o espetáculo de Mamulengos "A Chegada de Lampião à Casa do Tinhoso" espetáculo que pode ser apresentado em praças, eventos, escolas e até mesmo em espaços fechados. No Rio Grande do Norte, Cris ficará no período de 12 à 26 de janeiro, e a Cia. Arte e Riso já está se movimentando para receber esse grande artista em Umarizal no próximo dia 22 de janeiro (quinta – feira). Em seguida Cris parte para o Ceará no período de 27 de janeiro à 12 de fevereiro. 



Sinopse do espetáculo:

Maria Bonita após o infortúnio que acorreu no Sertão de Sergipe que não poupou a sua vida, a do seu parceiro e de boa parte do bando, sai em busca de Lampião na casa do capeta. Ao chegar é engolida por uma serpente. Lampião, logo em seguida, descobre que sua companheira está em apuros.

O porteiro do inferno não aceita o acordo proposto por Lampião e não permite que o aventureiro entre. O Capeta Mor, sabendo da resistência do cangaceiro, resolve armar uma empreitada e convoca seus principais aliados para expulsar o invasor.


Maiores informações no link: https://sites.google.com/site/achegadadelampiaonoinferno/


No período de 09 e 11 de janeiro de 2015, na cidade de Icó/CE aconteceu a 39ª edição do Movimento Escambo Popular Livre de Rua. Tendo como principais articuladores locais os grupos WSA do Teatro e Arte da Ribeira. Foi mais um grande encontro com 11 espetáculos, 03 oficinas e uma participação de uma média de 100 artistas de diversos estados como Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco arteando por toda a cidade escambando e vivenciando novas experiências artísticas.


A Cia. Arte e Riso é claro marcou presença mais uma vez com o espetáculo “Quem Aposta Come Brocha”  participação no espetáculo “Cocada do Litoral ao Sertão” com o Coletivo Fulô além de intervenções com palhaços, músicas e participação efetiva nas discussões do nosso fazer teatral. 


Vejamos algumas imagens de mais um encontro do Movimento Escambo e o depoimento da escambista Maisy Souto:

Arte e Riso, Máscaras de Sal e tudo misturado
“Gente! Em nome do Coletivo Fulô quero agradecer por esse encontro! O escambo foi uma delícia! Gente nova! Gente boa! Amei a turma de Macau! Ver o Ray Lima, o Johnson Soares, Eugênia, Jadiel Lima. Bom demais! Ver a galera da Companhia Ciranduís, boy, massa demais! Não é a toa que o espetáculo está tanto tempo nas ruas. A palhaçada do Arte e Riso Umarizal posso ver mil vezes, mas quando o frango entra na roda eu já começo a rir... Vou nem mencionar Tatu. Nossa apresentação foi muito boa, aquela energia, todo mundo junto! Galera de Governador, muito bom ver essa turma sempre renovando as forças do movimento... Infelizmente não participei das rodas de conversa... Assim, participei de várias, com as pessoas do bairro, inclusive pude ver e ouvir das pessoas das cidades quanta alegria nós estávamos levando ali! Mas senti muita falta de ter participado da roda do escambo, estive indisposta no sábado, preferi dormir para poder estar inteira para à tarde! Deu certo! Aproveitei muito! Quero agradecer muito a acolhida, as meninas da cozinha arrasaram! Todos nós, penso, estamos de parabéns!”

















Amanhã 09, a Cia. Arte e Riso irá rumo a mais um Escambo. Desta vez, a companhia umarizalense estará entre os dias 09, 10 e 11 de janeiro participando do 39º Escambo popular Livre de Rua – Escambito da Princesa dos Sertões - Na cidade de Icó no Ceará com o espetáculo “Quem Aposta Come Brocha” e com participação no espetáculo “Cocada do Litoral ao Sertão” com o Coletivo Fulô.


Segue a programação:

NCLUINDO NA PROGRAMAÇÃO:
COMPANHIA CULTURAL JARDIM ARTE FELIZ COM A PEÇA: HUMOR E PREVENÇÃO.
Cia. Arte e Riso (Quem Aposta Come Brocha)
Mascaras de Sal (Espetáculo de Palhaço)





O militante cultural, integrante do Grupo Facetas e Mutretas, Rodrigo Bico, será o nome para ocupar a pasta de Cultura no governo Robinson Faria, que assume já em 1º de janeiro de 2015.

Bico, tem militância cultural na rede dos Pontos de Cultura e é artista  na área de teatro. Acreditamos que se houver oportunidade para que as ideias sejam fluídas, fará uma grande gestão.


Informações via Companhia Cultural Ciranduís – Janduís/RN

A Cia. Ate e Riso começa o ano e se desculpa aos leitores que acompanham o blog pela falta de postagens. Pois bem, acabaram-se as férias e tudo passa a ser melhor que antes.

Um 2015 cheio de felicidades a todos com muitas realizações. E vamos ao trabalho!!!

E nada melhor do que um poema para começar o ano de postagens:

Por Ray Lima

Foto Junio Santos
Quando morre um poeta
o homem morre junto,
perde substância e criação,
de seu encanto a vida  abdica.

Quando morre um poeta
o mundo fica mal, reduz-se
ao pragmatismo do poder incontido
do ser violento, avarento, banal.

Quando morre um poeta
a natureza fica, mas o homem embrutece,
amiúda-se, deixa escapar a maior dimensão -
a poesia -, e reinar a fera, (seu outro animal).

Sem poesia: homem é ave de asas cortadas;
chão sem húmus, cão sem faro, fonte sem água;
e ferido na alma vaga infame, sem lume, rumo,
atrás de ser sem ver, sentir, nem saber o que é.

Via: http://wwwcenopoesiadobrasil.blogspot.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...