Diante desse fato e da repercussão que foi gerada em torno dele creio que a população deve ser ouvida e sua opinião ser respeitada. Eu, como artista e educador comprometido com a minha comunidade e com o desenvolvimento humano e promoção da cidadania no nosso município, sempre tento ver acontecimentos como esse por um prisma que projeta muitas cores nessa escureza. Comentar uma briga de galo, de gente, do que for é sempre um bom assunto em mesa de bar, até em hora de almoço, comentar as politicanalhices municipais, é melhor ainda.
Nessa hora todos são sociólogos, economistas, juristas, mistas, simplistas, anti-socialistas, mas todo isso movido e embasado não no estudo de casos ou em formação acadêmica, mas em interesses político-particulares. Resumindo a lista de “istas” que fazia há pouco nós somos é EGOÍSTAS. Já que aqui em umarizal, como em toda cidade pequena, todos sabem quem é gato e cachorro. Para não parecer pedante e supremo farei um breve comentário a respeito do assunto em questão:
A tal briga protagonizada pelo Secretário Municipal Manoel Júnior (Júnior de Novinho) e o nosso novo comandante da força policial no município, o Tenente Carvalho. Li muitos comentários e ouvi tantos outros a respeito de quem estava certo ou errado, a respeito do trabalho da polícia, da postura de um secretário de tudo no mundo...e comentei mais ou menos isso num Blog:
Quanto a ação no que diz respeito à segurança pública tem que ser repensada desde as bases, pensem: as crianças do nosso município estão amparadas pela estrutura pública governamental no que diz respeito à educação, saúde, laser? E a estrutura familiar está dando conta da educação das mesmas? Os jovens de umarizal têm outras opções além da bebida, da droga, da farra? Há educação e trabalho para o jovem? E CULTURA tem? Quais são as nossas opções? Mesmo que um dia a polícia tenha condições de prender e desmantelar todas as gangues e bandidos a vulsos que agem em umarizal, a nossa corrompida e desamparada sociedade está pronta para fornecer tantos outros, e piores! Desse modo é preciso abrir o olho para essas outras coisas... por isso sempre defendo: educação e arte e cultura!
Vamos trabalhar consciências cidadãs e não só formar eleitores viciados e politiqueiros. Assim não culpo o secretário JR de Novinho ou muito menos o Tenente Carvalho, que estava trabalhando, ou quem quer que seja,.do jeito que a coisa vai todo mundo tem o direito de jogar murro em fim de festa, isso lá é nada, o pior é a estrutura que permite isso.


Como diria Galego e Nego Preto do espetáculo O MANÍACO DO PRATO da CIA ARTE E RISO: a Culpa é do Sistema, e o sistema somos nós!

JOELSON DE SOUTO, umarizali natione, non moribus. (umarizalense de nascença, não de costume)





A festa do Sagrado Coração de Jesus na cidade de Umarizal-RN começou no dia 19 de setembro e vai até o dia 29 e o arte e riso esteve presente nas seguintes datas

  • Dia 21 de setembro, noite dos idosos e comunidade de Santa Luzia. O arte e riso apresentou vários quadros de palhaço e um recital poético!
  • Dia 23 de setembro, noite do apostolado da oração e comunidade de Nossa Senhora da Conceição. O Arte e riso fez sua participação logo após a missa!
  • Dia 25 de setembro, noite dos agricultores, altarquias e comunidade rurais. O arte e Riso Apresentou o Espetáculo "Febre Aftosa, conhecê-la para combatê-la.
  • Dia 26 de setembro, noite da familia, filhos ausentes, maçonaria, FM fraternidade e carrocerias vicunha. O arte e riso, se apresentou logo após a missa. 
  • A cia. arte e riso esteve presente no 1° Festival folclórico de Umarizal, festival esse que aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro, onde contou com a presença da cia arte e riso e também do circo Groc de Natal.








  • A Cia cultural Caras Caraíbas (grupo formado pela cia arte e riso) também esteve presente, e apresentou o seu espetáculo folclórico e também um espetáculo poético. Junto com a Cia. Arte e Riso.







Um poema que fala sobre o que mais falta na humanidade, o Amor

nem tudo que se vê
é o que parece
nem tudo que a gente tem
é o que a gente merece

nem tudo é verdade
aos olhos de quem vê
nem todo tipo de amor
pode me dá prazer

foram feitos um pro outro
e você pra qualquer um
é duro ter amor
nesse mundo tão cruel

Então viva!
mesmo que seja estranho
então sinta
todo o amor que eu te proponho

então ame
por mais difícil que seja
e saiba
que é impossível ter certeza

não se tem mais amor
só se pensa em sexo
onde está o meu valor
na carreira ou no sucesso?

porque que eu sinto dor
porque que eu sinto ódio
uma vida sem amor
foi você quem escolheu

o amor que foi prometido
ninguém nunca me deu
será que existe amor?
cadê você meu Deus?

então viva!
pois sei que não é em vão
então sinta
um pouco de amor no coração

então ame!
mesmo que não seja eterno
e saiba
que é difícil fazer o certo

sei que amar é difícil
ser feliz também
o povo não se decide
se é do mal ou se é do bem

o dinheiro compra vidas
mas não compra amor
e a nossa felicidade
vira um filme de terror

não sei o que é prazer
não sei o que faço e enfim
se eu não tiver amor em mim
já estou morto sem saber.

(Sergio Rubens)
O verdadeiro artista

Ser artista é fazer da vida uma arte
É amar a humanidade
Lutar por uma melhor sociedade
Sem precisar de hipocrisia.
Não é só pintar o rosto e se apresentar,
É fazer da sua vida
A maneira mais viva
De ser e se manifestar

É fazer da cultura
Um aliado da educação
É ser exemplo de cidadão
Sem tirar os pés do chão
Nem submeter-se a nenhuma ditadura.
Ser artista É saber se expor ao ridículo
Mesmo que possa ser odiado
Ou que possa ser aclamado
Pelas pessoas que o vêem.

O verdadeiro artista
Faça chuva ou faça sol
É elemento de amor e paz
Não descansa e quer sempre mais
Lutar por seus direitos.
Não é um rebelde sem causa
Que briga por qualquer coisa
É o verdadeiro homem
De caráter e respeito
Que não quer ser feito de bobo

O verdadeiro artista
Não agüenta mais viver
Com uma saúde doentia,
Com uma educação limitada
E políticos que não fazem nada
Para melhorar a vida do povo.
Ruas sem saneamento básico,
Gente que não tem trabalho
E crianças sem escola
Pedindo esmola na porta dos outros
E ainda ousam nos chamar
De rebeldes sem causa.

(Sergio Rubens)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...