Nos encontramos hoje a noite da "sede" da Cia Arte e Riso (casa de Da Paz Coringa) para acertarmos os ultimos detalhes para nossa ida para o XXX Escambo. Fizemos uma oficina de Voz com Cleydson Catarina, figurinista, ator e bonequeiro do Movimento Escambo. Ja acertamos todos os detalhes para nossa saída para a cidade de Janduís, sairemos na sexta-feira de 05:00hs onde iremos para Lucrécia e de lá sairemos juntos com os grupos Tribo da Arte, Arte e Ginga e Metamofarte.

Vejamos alguns momentos dessa noite em que a chuva impediu de terminarmos nosso ensaio:



O público presente
     

      É isso aí, estaremos em mais um encontro do Movimento Escambo Livre de Rua, A Cia Arte e Riso estará apresentando no Escambo o Espetáculo "O Maníaco do prato e também Quem aposta como brocha".
      A Cia Culturarte apresetará o espetáculo, "As Crianças brasileiras", a capoeira estará lá com alguns representantes, assim como o grupo de dança Arte e cultura.
      Para nós artistas, o Movimento Escambo representa muito mais do que uma apresentação, do que um momento de lazer, de distração ou qualquer coisa do gênero, para nós o Escambo representa um ideal de vida, de mundo, de sociedade. Através dele nos relacionamos melhor com o outro, aprendemos a compartilhar o pouco que temos, passamos o nosso conhecimento para os outros e retiramos dos outros mais conhecimentos para nós. O Escambo tem a proposta de levar a cultura para todos aqueles que não tem acesso a ela, que não tem dinheiro para ver os grande espetáculos que acontecem nos diversos teatros do Brasil. Fazemos nossa arte na rua, próximo das pessoas, sentindo o cheiro do povo, ouvindo os risos, os aplausos e todas as diversas manifestações que só o público das ruas nos proporciona, contracenamos com os bebados, os cachorros e as crianças que entram na roda, afinal, a nossa arte é feita do povo para o povo.
     Com isso estamos completando 20 anos de existência e insistência cultural, pelas ruas e praças desse Brasil. E enquanto existir, corrupção, violência, miséria, falsa política, pessoas sem educação, pessoas sem acesso a arte e a cultura, enquanto existir desigualdade social, nós existiremos e lutaremos para melhorar o nosso mundo lutando por uma sociedade mais justa e humana.
     E nesta quinta-feira dia 28 está começando mais um Escambo repleto de dança, teatro, poesia, música, capoeira, palhaços, desenhistas, escultures, malabaristas... enfim... toda e qualquer arte que seja feita com amor e compromisso pelas pessoas e pelo mundo.

Postado por: Sergio Rubens
O Movimento Popular Escambo Livre e Rua está pelas ruas do nosso país desde 1991. É um movimento de irradiação cultural que reúne grupos de teatro de rua, cenopoesia, dança, capoeira, artes plásticas, vídeo e cinema; poetas, músicos e artistas populares dos Estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Ceará, Rio Grande do Sul e da Argentina, com o intuito de socializar suas experiências artísticas, culturais, políticas e comunitárias.  Trata-se de “uma experiência coletiva de mobilização e organização social e de atuação política em termos regional e local. Um espaço livre de produção de conhecimento e de inclusão social; de inserção do cidadão comum” (Ray Lima). 


Postado por Jardeu Amorim
É isso aí gente...Tá chegando a hora de revivermos mais um momento mágico com muita Arte por todos os cantos de Janduís e artistas de todos os lugares. São 20 anos de resistência pelo nordeste brasileiro com um total de 30 escambos, e Nós da Cia. Arte e Riso estamos ansiosos pra estarmos novamente inseridos nesse mundo das artes.  



 
Se Escambo é troca;
Eu também quero trocar;
Troca eu, troca voçê;
Troca ali, troca aculá
Polêmica na paraiba: prefeituras que contratarem bandas ‘forró de plástico’ com dinheiro cedido pelo Estado terão os contratos rescindidos, alerta Chico César.

 Chico Cesar, Secretário de Cultura da PB
O Secretário de Cultura do Estado, Chico César, confirmou hoje, em entrevista ao programa Correio Debate, que o Governo não vai mesmo financiar as bandas classificadas como “Forró de Plástico” durante as festividades juninas.
Segundo o Secretário, o Estado só fará parcerias com as prefeituras que incluirem o forró pé-de-serra e a cultura popular na programação de suas festas, ou seja, vai escolher o que pagar. Indagado pelo apresentador do programa, Fabiano Gomes se bandas no porte de Aviões do Forró, Garota Safada, Desejo de Menina e afins não poderiam mais ser pagas com recursos do Estado, Chico César confirmou.

“Isso mesmo, nós vamos contribuir com a cultura tradicional, com o pé de serra, com Biliu de Campina, Pinto do Acordeon entre outros”, explicou.

César foi mais além. Ele explicou que, caso as prefeituras paguem as bandas de ‘forró de plástico’ com os recursos do Estado, a parceria será desfeita e o contrato rescindido.

“O repasse do Estado para as prefeituras não deve financiar forró de plástico. Isso está previsto em lei e nós vamos fazer cumprir essa lei de autoria do ex-deptuado Dunga Jr e que foi apoiada na ALPB”, explicou.

Chico César ressaltou que a lei foi sancionada ainda no Governo José Maranhão (PMDB), no entanto, a validação da mesma está criando polemica e virando repercussão nacional.

Fonte:http://www.paraiba.com.br/2011/04/19/79412-forro-de-plastico-chico-o-dinheiro-e-a-lei-depoem-contra


Postado por Jardeu Amorim

Há 18 anos surgia no interior do Rio Grande do Norte, mas precisamente na cidade de Janduís, um grupo que hoje é um dos mais reconhecidos pelo trabalho realizado em prol da cultura popular de todo nordeste. É a Cia. Cultural Ciranduís, grupo esse responsável por incentivar a Cia. Arte e Riso a conhecer o Movimento Escambo e assim fazer parte do mesmo. Até os dias atuais, este fantástico grupo de artistas e amigos percorre todo o nosso estado espalhando sua arte e ajudando a formar outros.


Nós que fazemos a Cia. Arte e Riso, desejamos tudo de bom para este maravilhoso plantel de artistas populares, um abraço graaande!!

Postado por Jardeu Amorim   
Devido a casa de cultura ainda estar sem podermos realizar atividades, a Cia. Arte e Riso transferiu seus ensaios e reuniões  para o "Condomínio Curinga" ou seja a eterna sede do grupo: a casa de Da Paz Coringa. Ontem (quarta, dia 20) as 19:00hs fizemos mais um ensaio do espetáculo: "O Maníaco do Prato" E hoje está previsto mais um encontro da Cia.
PCs que já receberam o recurso:

Caraúbas
Grossos
Viçosa
Goianinha
Campestre
 PCs que estão para receber [depósito encaminhado]:


Cruzeta
Caicó
Jardim do Seridó
Florânia
Nova Cruz


PCs que estão pendentes:


Serra Negra [FJA aguarda definição da nova representante da entidade]
Macaíba [FJA aguarda definição da nova representante da entidade]
Umarizal [encontra-se na assessoria jurídica]


PCs que não receberam:


Lajes
Santa Cruz
Currais Novos

Curso sobre de utilização de recursos e prestação de contas com o chefe do setor financeiro da FJA.
Dia 27/04, das 14h às 18h
Teatro de Cultura Popular - TCP [anexo da FJA]


OBS.: Inscrições para duas pessoas que devem ser, segundo Clênia, responsável e tesoureiro do PC. Qq dúvida ligar para 3232.5323.

Fonte: alexandreteatro.blogspot.com
Postado por Jardeu Amorim

Artistas de vários lugares do Nordeste como Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte entre outros, estão fazendo pela internet uma corrente de boas energias e força para o companheiro Léo Alves que no último sábado sofreu um acidente de moto. E são muitas as manifestações de solidariedade pela melhora desse ator, poeta, palhaço, capoeirista e amigo.

Todos estão torcendo pela sua recuperação.

Geralmente sem contar com incentivos governamentais, vários grupos atuam em espaços públicos, debatem questões sociais e levam a arte para as comunidades.


Por Paula Salati

Pelos asfaltos, praças e parques das cidades brasileiras ocorre uma das mais antigas manifestações populares do mundo: o teatro de rua. Marcados por uma diversificada produção de dramaturgia e estética, um dos elementos que unifica a existência da maioria dos grupos de teatro de rua é a opção política que realizam no campo das artes. Ir para as ruas e para os espaços públicos e gratuitos não significa falta de alternativa e espaço nas grandes salas comerciais de espetáculos. Na verdade, é uma escolha de artistas que decidiram caminhar na contramão da mercantilização da arte e fazer da rua um espaço mais democrático.

Adailton Alves, ator do grupo Buraco D’Oráculo – coletivo teatral que há nove anos atua e vive em São Miguel Paulista, leste da cidade de São Paulo – considera que o teatro de rua é capaz de modificar o espaço da cidade. “Em uma sociedade capitalista, a rua serve para escoar mercadoria e mão de obra. E quando você se coloca nesse espaço, você desorganiza isso. De transeunte, a pessoa se torna assistente de uma obra teatral e, neste momento, há uma troca simbólica entre artista e público”, diz Adailton.

O ator conta que, em uma das apresentações do espetáculo Ser TÃO Ser, Narrativas de Outras Margens – peça do grupo que fala sobre a habitação nas periferias –, um morador de rua entrou em cena desesperado para socorrer a atriz Lú Coelho, que encenava a morte de uma mulher em um confronto policial, ocorrido em uma ocupação de moradia. O teatro de rua faz com que o indivíduo “passe a ser solicitado, ele não é rechaçado. Para as outras coisas da vida, ele precisa pedir licença e concessão”, declara Alexandre Mate, pesquisador de teatro e professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).

Cultura Popular

Mais do que levar arte à população das cidades e das periferias, muitos grupos de teatro de rua constroem os seus textos e sua estética a partir de elementos da tradição popular e regional do local em que atuam. O grupo sergipano Imbuaça, por exemplo, desde a sua fundação, em 1977, tem como principal objeto de pesquisa a cultura popular. “No nosso repertório, sempre temos espetáculos cuja dramaturgia é inspirada nos folhetos de Cordel”, conta Lindolfo Amaral, um dos diretores do grupo que tem sede no bairro de Santo Antônio, em Aracaju.

Para ler a reportagem completa e outras matérias confira edição de abril da revista Caros Amigos, já nas bancas, ou clique aqui e compre a versão digital da Caros Amigos.

Postado por Jardeu Amorim
O artista Léo Alves sofreu um acidente de moto neste último sábado. Léo, que faz parte da Cia. Arte e Riso (palhaço Ruivão), é um dos responsáveis pelo espetáculo “O Casaco de Urde Malas” (No qual iria representar o Ceguinho Berico e Pedro Malasartes) que já vem sendo preparado a alguns meses para apresentação no XXX Escambo, que se realizará em Janduís - RN, no período de 28/04 a 01/05. 

Léo também faz parte do grupo de teatro de Rua da Escola Estadual 11 de Agosto, o Culturarte. Com o acidente, o palhaço vai desfalcar a trupe do Arte e Riso neste Escambo, e ficará de fora dos trabalhos por um tempo, até sua recuperação. Já que o mesmo irá se submeter a uma cirurgia para correção do maxilar.

Boa sorte grande Léo
São os votos de todos os artistas do Escambo..

Postado por Jardeu Amorim
Em fim sairam os nomes dos novos agentes de cultura da cidade de Umarizal. Nomeados oficialmente para exercerem os cargos na Casa de Cultura Popular Palácio do Gavião, Maria Elicleide da Silva e Manoel Moreira dos Santos neto (Piola), pessoas dentro das expectativas no que se refere a Cultura, e as mais diversas atividades que estão inseridas nesse contexto. E não apenas por ter uma formatura.

Nota do Blog:



Ufa! Já era hora de termos novamente a casa de cultura como espaço de ensaios, pois desde o final do mês de março nenhuma manifestação artística na cidade podia se utilizar do espaço físico da casa. Capoeira, Arte e Riso, Culturarte entre outros grupos estavam com dificuldades de encontrar lugar pra dar seguimento aos seus ensaios. Agora esperamos retomar a rotina.


Nós que fazemos a Cia. Arte e Riso estamos torcendo muito para que Elicleide Silva e Piola façam excelentes trabalhos a frente da Casa de Cultura de Umarizal, e se depender do nosso grupo trabalharemos em parceria, prontos para colaborar.

Boa Sorte Elicleide e Piola



Jardeu Amorim no personagem FOQUITO
O elenco do espetáculo O Casaco de Urde Malas se encontrou mais uma vez na cidade de Janduís, entre os dias quarta, 13 e quinta, 14, para ensaios e ajustes finais. Os ensaios e conversas acontecem na sede do PT e nas Praças.



Gledson Catarina
Nesses últimos ensaios ganhamos a companhia de Gleidson Catarina, ator e figurinista cearense, que tem boas experiências em artes cênicas e construção de figurinos. É possível que o espetáculo esteja montado até o dia 20 de abril.

Novo encontro foi marcado em Janduís para os dias terça, 19 e quarta, 20, para mais ajustes e avaliar se será possível ter o espetáculo todo no Escambo dos 20 anos.

Vejamos alguns momentos dos ensaios:


Berg Bezerra como FRADE JOÃO

Jardeu Amorim como o POLITICO ZÉ PAVÃO
Léo Alves como O CEGUINHO BERICO
Fonte: ciranduis.blogspot.com
Postado por Jardeu Amorim
Ontem pela manhã (segunda, 11) na feira livre de Umarizal, me deparei com uma cena que há tempos não encontrava por essas bandas, uma cultura que ultrapassa séculos e que hoje está muito rara. Muitas pessoas consideram essa atividade ilegal, outras como eu, adoram ver artistas de rua fazendo sua arte. Pois bem, “O NEGO DA COBRA” “O BAIANO DA COBRA” ou mesmo “O NEGO BAIANO” estava nas ruas da nossa cidade com muita conversa, uma bateria de carro, uma boca de difusora, um microfone velho coberto com uma flanela branca pendurado no pescoço, várias peles de peixe baiacu, ossos e duas bolsas onde supostamente haveria duas cobras, uma jararaca e uma cascavel, dizendo ele que colocaria uma briga entre as duas. Nisso abriu-se uma grande roda e na ocasião ele fez um show como ventríloquo  com seu bonequinho de madeira e conseguiu o que realmente queria:
vender suas pomadas para dores.

Sei que parece até blog de coluna social. Mas me emocionei ao ver aquilo e lembrei as vezes de quando criança e vivia no sítio Camponesa vinha à Grande Feira Livre de Umarizal e me deparava com essas cenas.

Quem nunca foi criança e só dormia quando a mãe ou o pai ameaçava chamar “O HOMEM DA COBRA”? Ou ainda, quem não conhece o velho ditado popular “VOCÊ FALA MAIS DO QUE O HOMEM DACOBRA!”

SAUDAS DESSE TEMPO...

Postado por Jardeu Amorim
A montagem do espetáculo “O Casaco de Urde Malas” segue firme em seus ensaios e confecções de materiais de cena. Mais uma vez, os atores da Ciranduís, Arte e Riso e Junio Santos se encontram nos dias 08 e 09 de abril em Janduís/RN.

Além de pontuar cenas nos ensaios, o grupo do Escambo busca agilizar figurinos, adereços e todos os requisitos para o espetáculo ser estreado ainda no Escambo dos 20 anos em Janduís. Vamos nos encontrar novamente nos dias 13 e 14 de abril em Janduís.


Postado por Jardeu Amoirm

Foto: Raíldon Lucena
No último sábado 09, em Apodi o Partido dos Trabalhadores – PT, realizou debates regionais no com os pólos do Médio e Alto Oeste. Além dos presidentes regionais do partido quem marcou presença foi a Dep. Fed. Fátima Bezerra, vice-presidente nacional do PT.

Na oportunidade, artistas do Movimento Escambo tiveram um momento com a Deputada Fátima, tentando firmar algumas parcerias futuras.

 
Tentamos! vamos ver o que é que dar!




Postado por Jardeu Amorim
A principal lei de incentivo fiscal à cultura do Rio Grande do Norte, a Lei Câmara Cascudo, está com inscrições abertas desde o dia primeiro de abril.

Os interessados devem comparecer à Fundação José Augusto até o dia 15 de setembro.

Os projetos serão analisados por uma comissão e os considerados aptos poderão captar o financiamento.

O valor da renúncia fiscal desse ano Foi ampliado de R$ 4 milhões para R$ 6 milhões. Cada empresa pode reununciar até 2% do ICMS.

Os interessados podem acessar o site da Fundação José Augusto (www.fja.rn.gov.br) clicar na aba incentivos e baixar o formulário de inscrição ou ligar para o telefone 3232 5315/3232 5316.

Postado por Jardeu Amorim
Artistas do Escambo definiram quarta-feira, 06, a logomarca para uso de material gráfico e divulgação nessa reta final de articulações para o XXX Escambo Popular Livre de Rua, entre 28 de abril e 01 de maio.

 
A arte de Raimundinho Gurgel contou com digitalizações de César Santos, Lázaro Roberto Carlinhos Silva o qual teve seu modelo de digitalização escolhido. Abrimos votação para votação dos internautas, para democratização de mais ideais, o que é legal.

 
 
Postado por Jardeu Amorim

Ai! Se sêsse!...

Se um dia nós se gostasse;
Se um dia nós se queresse;
Se nós dois se impariásse,
Se juntinho nós dois vivesse!
Se juntinho nós dois morasse;
Se juntinho nós dois drumisse;
Se juntinho nós dois morresse!
Se pro céu nós assubisse?
Mas porém, se acontecesse
Qui São Pêdo não abrisse
As portas do céu e fosse,
Te dizê quarqué toulíce?
E se eu me arriminasse,
E tu cum insistisse,
Prá qui eu me arrezorvesse,
E a minha faca puxasse,
E o buxo do céu furasse?...
Tarvez qui nós dois ficasse,
Tarvez qui nós dois caísse,
E o céu furado arriasse
E as virge tôdas fugisse!!!


Autor: Zé da Luz

Postado por Jardeu Amorim
O espetáculo da Paixão de Cristo será apresentado em Caicó, apesar da falta de recursos e patrocínios. Apresentado na sexta-feira santa, no pátio da Igreja de São José pelo Grupo Sagrada Face, “Uma Paixão pela Vida” completa 9 anos em 2011.

Este ano, o espetáculo será independente e será encenado em frente a Casa de Cultura ou no anfi-teatro da Ilha de Sant’Ana.

Um dos atores do espetáculo disse ao Correio do Seridó que os motivos da não apresentação no pátio da Igreja de São José, não foram apenas a falta de recursos, mas houve certa polêmica sobre a questão do homossexualismo presente em alguns integrantes e o ator não quis entrar em detalhes, para não causar um grande mal-estar entre os envolvidos no espetáculo e na comunidade caicoense.

O ator que não quis se identificar, acha que houve discriminação por parte de alguns membros da Igreja Católica, no tocante a alguns atores que são adeptos do homossexualismo e que estão participando da encenação da Paixão de Cristo.

Fonte:alexandreteatro.blogspot.com

Postado por Jardeu Amorim

Na primeira quinzena de março deste ano, a governadora do estado, Rosalba Ciarlini, oficializou o repasse de R$ 911 mil para normalizar a Rede Estadual dos Pontos de Cultura, referente aos PCs aprovados no edital de 2008. A solenidade ocorreu no Centro de Treinamento da Emater, no Encontro de Formação de Agentes de Cultura Popular, há cerca de duas semanas.

Segundo Isaura Rosado, Secretária Extraordinária de Cultura, ainda neste semestre o governo deve pagar os 13 projetos que estão na suplência e a segunda parcela às entidades que já apresentaram as prestações de contas. "O Governo não devia aos Pontos de Cultura. Nossa parcela de contrapartida é paga depois da parcela do MinC, ainda pendente. Mas nos antecipamos para garantir as ações de cada Ponto", disse Isaura Rosado.

Os 100 novos Pontos de Cultura pleiteados na gestão anterior, dentre outros convênios, foram cancelados por atraso na prestação de contas, segundo Isaura Rosado. "Esperamos agora que Fábio (Lima, ex-diretor adjunto da Fundação José Augustoe agora nomeado articulador regional do MinC) consiga concretizar esse pleito pra gente", destacou .

 MATÉRIA: Diário de Natal
Fonte:alexandreteatro.blogspot.com

Postado por Jardeu Amorim

MOMENTO POESIA

JOÃO... Ô JOÃO!

FARTA ARRÔZ, FARTA FARINHA
FARTA BATATA E FEIJÃO
E VOÇÊ AI SENTADO HOMI
AGEITANDO ESSE GIBÃO



LÁ DENTRO DA COZINHA
ÁS PANELAS TÃO VAZIA
SE AVECHE HOMI DE DEUS
CADÊ O ARMOÇO DO DIA?



BOTE O PÉ NA ESTRADA
NAS VEREDAS DESSE SERTÃO
A FOME TÁ MUINTO BRABA
E MATA QUE NEM UM LEÃO



ACHE UMA SOLUÇÃO
PRA NOSSA FOME MATAR
SARVE A NOSSA FIA
QUE NÃO PARA DE CHORAR



PRUQUÊ PRA MODE VIVER
NESSE TRISTE SOFRIMRNTO
É MIOR ARRIBAR DAQUI
E ACABAR ESSE TORMENTO



A CANTIGA DA CIGARRA
ANUNCIA TEMPOS RUINS
O VAQUEIRO OLHA A BARRA
MAIS NÃO CHOVE NESSES CONFINS



A MATA MUDOU DE COR
DE VERDE FICOU CINZENTA
SOFRENDO, CHORA COM DOR
O SERTÃO NÃO AGUENTA



JÁ FORAM EMBORA DAQUI
CUMPADRE ZÉ E MARIA
DEIXARAM A CASA DE TÁIPA
JUNTO COM TODA FAMIA



É TRISTE A VIDA DE VAQUEIRO
QUANDO NÃO CHOVE NO SERTÃO
O GADO MORRE DE SEDE
E A FAMIA PASSA PRECISÃO



MAIS DEUS DO CÉU ME ESCUTE
SÃO PEDRO TRAGA BENÇÃO
CUMPADRE EU VOU LHE DIZER
NESSA MINHA ORAÇÃO
ESSE ANO VAI CHOVER
AQUI NO NOSSO TORRÃO
CONFIANDO EM SÃO FRANCISCO
E PADRE CICERO ROMÃO.



LITERATURA DE CORDEL
AUTOR : ( JATÃO )
(Poesia retirada do blog jataovaqueiro.blogspot.com)

Postado por Jardeu Amoirm

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...