Nota de Esclarecimento da ACCACCPPGCU

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA CULTURAL AMIGOS DA CASA DE CULTURA POPULAR PALÁCIO DO GAVIÃO DA CIDADE DE UMARIZAL
CNPJ: 10.376.369/0001-57
RUA: ZENON DE SOUZA, 06 – CEP: 59.865-000 – CENTRO – UMARIZAL/RN

Nota de esclarecimento

Umarizal-RN, 28 de Novembro de 2013

Fazendo um breve relato sobre alguns pontos que parecem estar causando um certo desentendimento até constrangedor por parte de algumas pessoas em Umarizal.

Nós que fazemos a ASSOCIAÇÃO OMUNITÁRIA CULTURAL AMIGOS DA CASA DE CULTURA POPULAR PALÁCIO DO GAVIÃO DE UMARIZA, somos uma ONG desde 2008, mas já realizando atividades culturais em Umarizal há muito anos, pois quase em sua totalidade essa associação é composta por componentes da Cia. Arte e Riso. Resolvemos colocar esse nome na ONG por causa da nossa proximidade com a Casa de Cultura e por sempre ter utilizado a mesma como nossa casa ou sede para ensaios, encontros e apresentações. Pois bem, em 2009 conseguimos com muita luta, dias e noites sem dormir para elaborar um bom projeto que pudesse aprovar um edital, que nesse caso chama-se PONTO DE CULTURA, onde receberíamos uma quantia dividida em três parcelas para ser desenvolvida em atividades culturais pré – estabelecidas (uma vez que precisa-se colocar em planilhas com antecedência onde, quando e como o valor deve ser gasto, uma plano de trabalho mas exatamente) em Umarizal. Recebemos o valor correspondente a primeira parcela com quase três anos de atraso do que previa  projeto, fizemos tudo o que constava nele e prestamos conta no prazo estipulado pela FJA (órgão responsável pela cultura no RN) e pelo Ministério da Cultura. Realizamos uma série de oficinas, espetáculos e ainda, fizemos muito mais do que prescrevia o referido projeto, pois fizemos várias parcerias com empresários, escolas e poder público municipal. E até os dias de hoje não sabemos por onde anda o valor restante das outras duas parcelas que nos é de direito, haja vista que aprovamos e que o governo estadual prometeu quitar. Nossa cede hoje está localizada na Casa de Cultura Popular onde muitas vezes está fechada, e que sempre utilizamos para reuniões, ensaios e encontro, mas nem por isso o PONTO DE CULTURA “UMARI CULTURAL” está parado com suas atividades, E sempre está dando suporte à cultura umarizalense sem que isso seja necessário ou obrigatório, e sim por livre e espontânea vontade de ajudar as manifestações culturais de Umarizal em exposições, ensaios, apresentações, realização de eventos culturais dentre outros. Onde a Cia. Arte e Riso está o Ponto de Cultura está também, só relembrando a Associação é composta por integrantes da cia. Podemos até estarmos sendo repetitivos, mas é pra que fique bem claro que somos independentes e não trabalhamos para governo algum, o que pode existir é uma parceria entre nossa instituição e qualquer outro governo.

Outra questão é em relação a uma série de livros que temos em nosso acervo próprio. Somos uma ONG e temos o direito de termos nosso conteúdo para trabalhos e atividades. Recebemos alguns pouquíssimos livros da FJA para nosso acervo cultural e não para doações, como dizem. Quem cogitou essa hipótese não deve estar por dentro das relações não governamentais e governamentais, um mal informado(a). Por conta própria nós enviamos uma solicitação formal por escrito via e-mail direto ao Ministério da Cultura em Brasília pedindo livros sobre o assunto (cultura) e fomos atendidos com uma grande quantidade deles, mas precisamente de programas do governo federal e suas ações como também alguns DVDs, e usando a lógica e tendo bom senso realizamos uma série de doações com os participantes das oficinas do Ponto de Cultura e suas famílias, fizemos ainda doações no VII Arte Pra Rua em 2012, em frente a Igreja Matriz de Umarizal e outras vezes. Por tanto, repito não recebemos nenhuma página oriunda do governo estadual para doações, isso é um grande mal entendido, ou o atual governo do estado do Rio Grande do Norte está tentando transferir o dever de prestar esses serviços básicos de leitura para as comunidades para as ONGs Culturais como é o nosso caso, colocando assim algumas pessoas até de certa forma desinformadas em desconfiança conosco. É claro que já temos um plano de distribuição para alguns exemplares que ainda temos, e serão ofertados mais uma vez à comunidade umarizalense e convidados nos próximos dias 20, 21 e 22 de dezembro do ano corrente durante o 38º Escambo Livre de Rua qe acontecerá em nossa cidade e que também terá como realizador a ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA CASA E PONTO DE CUULTURA.

Por fim, mesmo entendendo que o nosso ponto de apoio pertence ao governo estadual o que foi uma orientação da época (lembrem-se uma orientação e não exigência, já que em sua maioria os Pontos de Cultura tem suas próprias sedes, pois esse é um programa federal e nem todos estados tem casas de cultura), nos centrarmos nelas, com isso temos autonomia de além de cuidar e zelar pelo espaço colocarmos em uso da forma que bem entendermos desde que não firamos qualquer estatuto de preservação e comprometimento com a cidadania, com o social, o cultural, as artes, o bem estar e a saúde de uma comunidade. Assim não vemos qualquer irregularidade em ajudar mais uma vez um cidadão umarizalense a resguardar seu material de trabalho que trás benefícios a saúde do nosso município com suas atividades em nosso espaço.

Sem mais para o momento, fiquem com nossos votos de estima e considerações.

Atenciosamente,

Francisco Jardeu de Amorim Oliveira
Presidente da ACCACCPPGCU

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...