Espetáculo De Janelas e Luas em Umarizal

Atriz Mayra Montenegro durante performance - Umarizal 2013


Aconteceu na casa de cultura popular de Umarizal a realização o Projeto De Janelas e Luas. 

Primeiro uma oficina de preparação vocal com alguns artistas da cidade e uma apresentação muito esperada por todos. Pois bem, foi o espetáculo da atriz natalense Mayra Montenegro que leva o mesmo nome do projeto e envolveu o público com um lindo monólogo sobre uma contadora de histórias que utilizar-se muito bem de uma magnífica voz com belas musicas e é claro, uma atuação impecável . 

Foto: Elenco do espetáculo Mamãe, Eu quero Ser! - Umarizal 2013

Em seguida houve apresentação do espetáculo Mamãe, Eu Quero Ser! Do Projeto desenvolvido por Emanuel Coringa durante as vivências no Ponto de Cultura Umari - Cultural pela Associação dos Amigos da Casa de Cultura de Umarizal, e por fim um sarau poético encerrou a noite cultural em Umarizal.

Alguns momentos da noite:















Deu no blog do projetodejanelaseluas.blogspot.com

Por Mayra Montenegro

É muita beleza nesse sertão!...Viagem para Umarizal - RN

Hoje o céu está mar. Ondas de cor azul-celeste, com nuvens de espuma... Ou espuma de nuvens? De repente uma delas escurece, e gotas de ondas caem do céu-mar. Peixes-pássaros voam ao longe... 



As pedras na estrada me dizem que um dia o sertão já foi mar. Um dia já foi mar meu coração. 'Hoje tenho apenas uma pedra no meu peito... Mentira'!... Há uma fonte de água e fogo em minha alma. 



(pensamentos rabiscados no caminho para Umarizal) 

Vamos "no rumo da venta"! Rumo à Umarizal, primeira cidade do Rio Grande do Norte que o Projeto De Janelas e Luas visita. Levamos conosco um 'GPS Humano': Emanuel Coringa, artista da cidade, que mora em Natal e trabalha em Macau. Ele vai ensinando o caminho e contando histórias de sua terra, de seu grupo e de outros grupos de teatro da região... Aprendi que sua cidade já se chamou Gavião e Divinópolis. Depois virou Umarizal, por causa de uma árvore frondosa que era comum por ali, o umarizeiro. 

A paixão com que Emanuel fala do teatro e do sertão, junto com as imagens que vejo na estrada vão me encantando e rabisco 'estupidezes' que aspiram ser 'poetizes' num bloco de papel... 

Os raios de sol por entre as nuvens descendo até a serra parece uma catedral da natureza. Um tronco de árvore parece um homem de chapéu. Tijolos e galhos improvisam pequenos túmulos. Acho que vi umas três ou quatro carcaças de bois pelo caminho... Vi também uma enorme pedra que parecia um boi num restinho de açude... Muitos ex-açudes, muito mato seco... Só não secam os olhos daquela gente, a fé e a força daquele povo... É muita beleza, mesmo em meio a tristeza, nesse sertão. 

Passamos por uma placa que dizia: "Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis". Nunca tinha ouvido falar nela... 

Emanuel conta que na cidade de Patu há a encenação do Auto de Jesuíno Brilhante, o Cangaceiro Romântico. Também nunca tinha ouvido falar nesse homem!... Mas dizem por lá que ele era uma espécie de 'Robin Hood', roubava comboios do governo e distribuía aos pobres. Também era um defensor das mulheres, punindo quem as ultrajasse, ou obrigando homens a casar com aquelas que tivessem abusado. 

Quanta história, quanta riqueza! Vontade de escrever tudo, de conhecer mais... 

Ficamos hospedadas na casa dos pais de Arlindo Bezerra, ator da Bololô Cia. Cênica, e secretário do Grupo Clowns de Shakespeare. Ele havia me convidado desde o início do projeto, quando soube que Umarizal estava na programação. Mesmo assim, não faltou convite para ficarmos em outras casas... Povo muito hospitaleiro, acolhedor...
Agradeço muitíssimo o carinho dessa família! Obrigada, Seu Arlindo, Dona Francisca, Amanda e sua amiga Aline... agradeço até à Lana (uma poodle muito simpática)! Senti-me em casa, ou melhor, na casa de minha avó (que também é do sertão, de Cajazeiras - PB).
Depois de um café com bolo, fui olhar a rua... Uma menina na casa da frente grita: "Mãe!", e me faz lembrar uma das cenas iniciais de meu espetáculo. A lua está crescente, que é como termina o espetáculo... Sinto que faço parte de tudo ali. 

De repente vejo muitos relâmpagos no céu...será que vai chover?... 

A oficina aconteceu na Casa de Cultura Popular Palácio do Gavião, na sexta à noite e no sábado pela manhã, com integrantes de dois grupos de teatro da cidade: Cia. Arte e Riso (http://arteriso.blogspot.com.br/) e CulturArte. Corpos dispostos, prontos, conectados com o trabalho, muito respeito, humildade, vontade de aprender, muita paixão pelo teatro...
A tia de Emanuel estava na oficina! Da Paz fazia parte de um grupo de teatro chamado Gaviões de Rua, que existiu por muito tempo em Umarizal. Hoje apóia os grupos dos mais jovens, sua filha também estava lá.

Na sexta à noite faltou energia na cidade, no meio do trabalho! Parar por que? Várias lanterninhas de celulares foram acesas e continuamos... Fiquei imensamente feliz... 

Ao final, me presentearam cantando duas músicas da Cia. Arte e Riso. Aprendi tanto com eles, principalmente sobre comprometimento, sentido de grupo, e sobre a função do artista na sociedade. No próximo final de semana eles vão para Janduís, participar do "Escambito Raízes" (que faz parte de um movimento maior, o Escambo Popular Livre de Rua), organizado pela Cia. Ciranduís (http://ciranduis.blogspot.com.br/). Um movimento que eu também nem conhecia, mas que tem uma história belíssima de "luta e resistência cultural", como eles falam. Estou ansiosa para ir a Janduís também, no primeiro final de semana de maio...

Gavião boêmio - Símbolo maior do Escambo em Umarizal

Chuva! Muita chuva em Umarizal! Que felicidade ouvir alguém dizer: "Ô Mayra abençoada! Trouxe a chuva!"... Se for assim, preciso voltar sempre... 

Na Casa de Cultura tem um pé de cajarana que é uma das coisas mais maravilhosas desse mundo! Além de comer várias lá mesmo, eu ainda pedi para trazer uma sacola pra casa!... Hoje fiz suco lembrando de Umarizal, das conversas e risos debaixo do pé de cajarana.



Nesse espaço também funciona o Ponto de Cultura "Umari Cultural - Um Rio de Cultura Popular", uma conquista da Cia. Arte e Riso, que tem como objetivo promover e incentivar iniciativas culturais desenvolvidas na região. 

A Casa de Cultura é um espaço fantástico, mas preciso dizer que os responsáveis poderiam olhar de forma mais carinhosa para aquele lugar. O telhado está cheio de buracos, há muitos livros molhados (porque chove lá dentro), espaços sujos, sem lâmpadas, e o auditório onde apresentei tinha muito mofo. Uma pessoa até saiu no meio da apresentação, com uma crise alérgica! 

Segunda vez que apresento em palco italiano e cheguei a conclusão que De Janelas e Luas não funciona assim, com o público muito distante. Pelo menos não pra mim... Mas o público parece ter gostado. Me disseram que era algo bem diferente do teatro que eles costumam ver na cidade, geralmente na rua e com muito humor. O auditório estava cheio, e os aplausos e comentários demonstravam respeito e carinho pelo meu trabalho. 
Agradeço ao pessoal da Rádio Fraternidade FM 104.9 que ajudou bastante na divulgação; a Rose Lotte e Emanuel Coringa que fizeram contato com a rádio; a todos que compartilharam o cartaz no facebook, e chamaram familiares e amigos para estarem lá. 

Depois da apresentação, aconteceu um Sarau no pátio da Casa de Cultura, os Grupos CulturArte e Arte e Riso apresentaram números de palhaço, poesias, canções, enquanto vendiam lanches para arrecadar dinheiro para a viagem para Janduís. Noite bonita, céu estrelado depois de muita chuva, alfaia, pandeiro, coco de roda, risos, troca, arte... 

Na viagem de volta, a paisagem é outra! Tudo verde, açudes parecem reaparecer... Levo uma pequena "feira" de volta pra casa: queijos, feijão verde... E, além das cajaranas, ainda ganhei um pote de doce de gergelim - mais conhecido como 'espécie' - da avó de Emanuel! 

Abundância! Umarizal transborda beleza, arte, cajaranas!... Como eu ainda não tinha conhecido tudo isso? E tem muito mais que ainda preciso conhecer!...

Fizemos uma rápida parada em Janduís. Estava acontecendo um torneio de futebol entre os grupos de teatro da região!... Despedi-me dizendo: Esperem por mim, que eu chego já!
Rumo à Janduís!...

Participantes da oficina de preparação vocal

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...