Festival Carioca de Arte Pública só em 2014

Artes Públicas de Rua - Foto: Raphael Fonseca

O Festival Carioca de Arte Pública, que inicialmente estava marcado para acontecer em 2012, só deve acontecer em 2014. Mais precisamente a partir do dia 15 de janeiro. Como a duração do festival será de 3 meses, ele teria que parar em dezembro para as festas de fim de ano, caso fosse feito ainda em 2013. Possibilidade negada no último Fórum de Artes Públicas, realizado no dia 14 de outubro no Rio de Janeiro.

Além disso, a realização do evento ainda depende da liberação da verba. Outro empecilho para que o festival aconteça. A verba é do gabinete da prefeitura, não é da Secretaria de Cultura do município. O problema é como a prefeitura transfere esse dinheiro diretamente para a produção do evento. Responsabilidade essa que cabe à secretaria, que, por sua vez, encontra dificuldades em conseguir um banco que aceite fazer essa transação.

A insatisfação dos artistas envolvidos é geral. Os constantes atrasos desmotivam a todos. Os artistas públicos estão esperando. A realização do festival, além de mobilizar todos os artistas de rua e avançar o conceito das artes públicas, representa uma outra maneira de manifestação, sem qualquer violência ou agressão, e uma outra maneira de se fazer política, informando, questionando e saneando a cidade. Mas esses artistas não estão parados. Eles continuam com suas atividades. Dia primeiro de novembro, dia de Todos os Santos, que precede o dia de Finados, os artistas públicos vão se reunir. Todo ano a Cia. Brasileira de Mysterios e Novidades faz a Procissão de Todos os Santos na Gamboa, onde celebra a diversidade religiosa brasileira. Os artistas públicos, aproveitando a data e o tradicional evento, vão somar forças e manifestar a favor das artes públicas.


 Pedro Medina* 

* colaborador do SRZD

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...