Projeto do Professor de Artes Emanuel Coringa é Pré-selecionado em Prêmio nacional


Imagem do endereço eletrônico http://artenaescola.org.br/
O Projeto de Artes desenvolvido Pelo Professor e Artista popular umarizalense da Cia. Arte e Riso na Escola Estadual Santos Dumont no ano de 2016 "Violência e Gênero: Nenhum Motivo Explica a Guerra" é um dos Pré-selecionados para as outras duas etapas eliminatórias no XVIII Prêmio Arte na Escola Cidadã realizado pelo Instituto Arte na Escola que desde o ano 2000 premia professores de todo o país. Esse prêmio tem como objetivo identificar, reconhecer e divulgar projetos modelares na área de Artes em sala de aula.


 Professor Emanuel Coringa  - Apresentação do Projeto - Parnamirim/RN, 2016
CUIDAR DO OUTRO É CUIDAR DE MIM, 

CUIDAR DE MIM É CUIDA DO MUNDO! 

(RAY LIMA) 


Entre 2015 e 2016 o estado do Rio Grande do Norte entra no ranking dos mais violentos do país, além de passar por um dos maiores colapsos do sistema penitenciário de todos os tempos, aumentando assustadoramente os índices de violência latrocínio, estupros, assassinatos e etc. O fato é que essa “normalização” da violência acaba por refletir no sistema escolar, como podemos observar através de vídeos e matérias ligadas a violências replicados nos meios de comunicações, muitas postadas pelos próprios alunos enaltecendo ações violentas e preconceituosas como normais e necessárias para mostrar algum grau de poder. Assim a partir da observação e da análise da problemática de violência que permeavam o estado do RN, reverberando diretamente, na família, na escola, e na comunidade como um todo, é que se tornou necessário o projeto “Violência e Gênero: Nenhum Motivo Explica a Guerra” buscando questionar, refletir e intervir de forma crítica sobre os fatos, através de ações artísticas/pedagógicas/política protagonizadas pelos estudantes.


Maquiagem feita pelos próprios estudantes para representar a violência

O projeto artístico/pedagógico denominado “Violência e gênero: Nenhum motivo explica a guerra" foi desenvolvido, na Escola Estadual Santos Dumont, localizada na cidade de Parnamirim/RN.




Emanuel Coringa e estudantes após confecção de mensagens
de alerta aos diverso tipos de violência em cartazes. 
 

O projeto “Violência e Gênero: Nenhum Motivo Explica a Guerra” teve sua sequência didática pensada, no hibrido entre as linguagens artísticas, a interdisciplinaridade desenvolvida através da união dos componentes curriculares: Arte/Teatro, Português, História e sociologia, além de uma ampliação para um projeto de relações interescolares e intermunicipais. Onde alinhamos os conteúdos específicos de cada disciplina aos temas transversais ligados as questões de violências, gêneros e desigualdades, também proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o (PNE) Parâmetros Nacionais da Educação


 "Em alguns desses rostos são apenas Maquiagens, mas o mundo está repleto de rostinhos como esses provocados por violência!"















Outras imagens e videos sobre o Projeto nos links abaixo:


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...