Conclusão de Curso de Emanuel Coringa



RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido a partir das inquietações de um pesquisador que é também professor e performer do palhaço Lombriga, para isso estudamos alguns teóricos como MORIN, BOLOGNESI, LECOQ, BURNIER, WALLON e ANDRADE, e também as pesquisas de mestrado de Thalita COSTA procurando elencar pontos primordiais para a formação de palhaço e, de alguma forma, compartilhar suas experiências. P
ara isso, realizamos um trabalho de pesquisa de campo, documentando e analisando o relato de vida de uma das referências de palhaço no estado do Rio Grande do Norte, o Palhaço “Espaguete,” vivido por Nil Moura, proprietário do “Circo Grock” ressaltando aspectos referentes ao seu processo de aprendizagem, que mescla procedimentos feitos de forma sistematizada, objetiva, em escolas de palhaço na Europa, e o processo que ocorre também com diversos palhaços que compõem o cenário nacional, através da sua labuta diária na profissão. Finalizamos adentrando no universo da cena contemporânea, mais especificamente na performance, tendo como referencia Naira Ciotti (2011) que relata que performance é adentrar em um campo que não diferencia a experiência artística de pratica pedagógica. No palhaço, assim como na performance, a cena não é o fim do processo, mas uma etapa deste percurso que continuará, em muitos casos, por toda uma vida. 

Palavras-chave: palhaço, circo, aprendizagem, pedagogia da performance, palhaço Espaguete, palhaço Lombriga

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