Arte e Riso e Antônio Francisco no Colégio das Neves em Natal/RN

CORDEL É PROTAGONISTA NO CAFÉ LITERÁRIO


Em clima nordestino e com bastante cultura e entretenimento, o Colégio Nossa Senhora das Neves, no intuito de dar continuidade ao Agosto Literário, promoveu, na terça-feira (19), o Café Literário. O evento, coordenado pela professora Ana Régis, contou com uma série de apresentações artísticas de alunos e funcionários, com direito a música, dança, poesia, teatro e cordel. A escola homenageou o cordelista Antônio Francisco, autor de obras como “As Seis Moedas de Ouro” e “Meu Sonho”.

Emanuel Coringa - Espetáculo "Linha da Vida" 38º Escambo Popular Livre de Rua - Junho 2014 - Caicó/RN

Para dar início às apresentações, o artista circense e professor Emanuel Coringa, membro da Companhia Arte e Riso de Umarizal/RN, representou um divertido palhaço, que, por meio de muita rima, música e poesia, animou os presentes com sua história de vida e a escolha de sua profissão. Coringa também dividiu palco com o cordelista Francisco, que, juntos, recitaram um dos cordéis do autor, com direito a representações e risos. Os temas das poesias variaram entre a vida do sertão e o puro improviso de Francisco em agradecimento pelo convite e pela homenagem. “Sinto-me muito lisonjeado por tudo isso, ainda mais quando se trata de literatura. Porque isso é a principal coisa que posso dar a vocês: poesia”, agradece o cordelista.  

O Café Literário continuou com apresentações musicais feitas pelos alunos e participantes. As músicas entoadas foram “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e “Espumas ao Vento” e “Deslizes”, de Fagner. Alunos do Colégio das Neves também apresentaram, de maneira bem nordestina e divertida, a Lenda “Eros e Psique”, romance clássico da mitologia grega. A dança, elemento cultural forte no Nordeste brasileiro, também contou presença no evento, com a apresentação do grupo de dança Candeeiro Encantado, composto por alunas do colégio.

Para encerrar o encontro, a Banda Neves subiu ao palco entoando o clássico “Anunciação”, de Alceu Valença. O Café Literário foi a terceira programação promovida pelo Colégio em comemoração ao Agosto Literário, que já contou com oficinas e escambos literários. O próximo evento da agenda foi uma série de palestras ministradas, no dia 26, na Livraria Saraiva, do Midway Mall, em Natal.

Informações:

http://www.colegiodasneves.com.br/noticias/cordel-e-protagonista-no-cafe-literario

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...