Novo Grupo de Teatro de Umarizal é destaque no 47º Escambo do Góis

“Quebra De Silêncio” Por Junio Santos

 Coletivo Invisível de Teatro - 47º Escambo, Sítio Góis, Apodi/RN, 2017
  Foto Junio Santos
“Quebra de Silêncio” é um espetáculo apresentado pelo Coletivo Invisível de Teatro de Umarizal/RN que nasce dentro de uma Escola Pública como ação educativa da Professora de Artes Rose Lotte. Esse espetáculo abriu o 47º Escambo - O ESCAMBO DA PAIXÃO - no Assentamento do Sítio do Góis em Apodi-RN. 

Encomendamos esse espetáculo para todos e em especial para as Escolas, que na sua grande maioria não investem em arte e cultura e a trata como se fosse um simples bibelô.

O tema é pertinente e necessário e se faz necessário sair da teoria e da conversa miúda da sala de aula e ser vista e debatida após apresentação do QUEBRA DE SILÊNCIO.

Sei que essa prática não é comum aos que fazem educação que a cada dia fica mais bancaria.


Coletivo Invisível de Teatro - 47º Escambo, Sítio Góis, Apodi/RN, 2017
  Foto Junio Santos
Sei que os recursos também são poucos e que sei mais ainda que falta interesse por parte da grande maioria dos gestores de educação desse país rico que a cada dia o seu povo fica mais pobre pelas medidas “anti-populares” que enfraquecem o povo e fortalece cada vez mais os poucos ricos do Brasil. 

Sei também que o descaso do MEC e dos reitores das universidades e institutos são enormes não apenas por ignorância e falta de sensibilidade é mais ainda por saber que somente através da arte é que podemos mudar alguma coisa num país que tem uma educação formatadora, uma saúde que privilegia a doença em detrimento a saúde e uma ação social bolsista, conservadora que nos trata - na maioria das vezes, como coitadinhos.


Coletivo Invisível de Teatro - 47º Escambo, Sítio Góis, Apodi/RN, 2017
  Foto Junio Santos
Por essa razão temos assistido a cada dia o sucateamento dos órgãos públicos de arte e cultura que se bastam apenas para fazer o serviço deficitário de manter os salários e benesses de seus dirigentes e privilegiar a cultura de massa, alienadora e inibidora do sendo crítico. 

Mais para aqueles que ainda se preocupam e quem tem vontade de fazer alguma coisa pertinente nessa área tem escapatória. Os grupos populares sabem de suas funções como brincantes provocadores e topam, mesmo na luta do auto investimento constante, fazer parcerias com pequenos cachês e transportes. O que nos importa mais que o lucro é proporcionar ao público a oportunidade de ver, conversar, discutir, debater e com isso pensar as posturas conservadoras que nos são repassadas como fardos enormes ao longo dos anos.

Faça contato, pra tudo nós damos um jeito. 

Coletivo Invisível de Teatro - 47º Escambo, Sítio Góis, Apodi/RN, 2017
  Foto Junio Santos (Raérica Soares não esteve no 47º Escambo)
Fazem parte do Coletivo Invisível de Teatro:

Rose Lotte
Bruno Lucielber
Carlos Albuquerque
Mércia Alves
Brenner Azevêdo
Raérica Soares
Karen Mirelly
Douglas Bezerra

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...