Sistema Nacional de Cultura

A proposta do Governo Federal com a implantação do Sistema Nacional de Cultura é facilitar o acesso dos municípios aos recursos oriundos do Ministério da Cultura. A idéia foi abordada no segundo Governo no presidente Lula e vem ganhando corpo pelo Brasil.

Os municípios precisam aderir ao Sistema e cumprir uma série de etapas desde criação de secretaria de cultura, conselho de cultura, fundo de cultura, fórum, plano municipal, calendário até finalizar com seu próprio sistema, dentre outros.

No Rio Grande do Norte, são poucos os municípios que deram importância a tal intento. Em quase 5 anos, apenas 19 municípios fizeram a adesão. Alguns apenas fizeram contato, mas não deram continuidade e não tiveram publicação no DOU.

É muito claro que a cultura deixa de ser prioridade quando se tratar de dar um rumo seguro aos seguimentos em ação via política de estado. Os que cumprirem as etapas terão recursos para os anseios culturais de suas cidades.

Nota do Blog:

Artistas e governantes temos que agilizar nossa situação em Umarizal, não podemos perder essa chance, é hora de fazermos algo.

Veja lista completa:
http://blogs.cultura.gov.br/snc/files/2011/09/Rela%C3%A7%C3%A3o-Estados-Municipios_12-09-2011.pdf

Fonte:ciranduis.blogspot.com
Postado por Jardeu Amorim

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...