Homenagem ao Mestre Chico Daniel

Por Junio Santos

Ontem (03) fez cinco anos que o Mestre do João Redondo do Rio Grande do Norte e do mundo, CHICO DE DANIEL (por levar o nome do pai Mestre Daniel) e depois definitivamente CHICO DANIEL faleceu. Pra todos que tiveram o prazer de vê-lo brincar, resta a saudade, as lembranças desse homem simples, modesto e inocente, que encantou a todos com sua simplicidade e verdade no trato com os bonecos.

Nos conhecemos no inicio dos anos 80 e mantivemos uma relação de amizade profunda e respeitosa, ele como mestre e eu como um simples candidato a ser artista de rua.

A ultima vez que nos encontramos foi um ano antes de sua morte no encontro de teatro boneco de Brasília, produzido pelo Ricardo. Dividimos quarto. Eu, ele, Gilberto Calungueiro (bonequeiro de Icapuí – CE) e seu filho Daniel. Conversamos muito e nessas conversas num almoço na casa do bonequeiro Josias lá de Brasília, constatamos o quanto ele (e muitos outros mestres) são explorados em projetos da área, com diferença de cachê assustador. Ele ganhava praticamente 10% do valor do cachê de outros grupos e bonequeiros que serviu durante tanto tempo como referência.

Chico já foi pra outra e depois de morto virou nome até de um teatro em Natal, mas como anda sua família que durante toda a sua existência teve como principal renda e forma de vida o dinheirinho que ele ganhava com os bonecos?

Temos que fazer essa reflexão sempre. Nossos artistas e mestres populares estão passando mal, comendo o pão que o diabo amassou, enquanto os banqueiros, empresários, a classe política, o magistrado, artistas privilegiados e produtores se divertem com a grana do imposto que p povo pagou.

Daqui peço mais uma vez sua proteção, meu mestre, e que continue brincando muito onde você estiver.

Postado por Jardeu Amorim

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...