A Democratização da Escola

A democratização da escola, a descentralização, a autonomia e a participação são ações que se interligam e tem a ver com as estruturas e expressões na escola. A proposta de democratização da escola é estabelecer uma escola descentralizada onde todos participam na tomada de decisões e contribuem para que essa participação se expanda criando assim um empoderamento pessoal e ao mesmo tempo coletivo de todos e da instituição. "democratizar é a conquista de poder por quem não o tem" (Ghanen, 1998;98).

A escola foi instituída para o aluno e a partir de sua vivência o que se observa é um ambiente em que o aluno é colocado em uma situação de passividade e de obediência a determinação de professores por entenderem o processo educacional como somente aquisição de conhecimentos. Percebe-se que nesse caso o que ocorrerá é a escola estar a serviço do professor e não do aluno, pois não ocorre o empoderamento do aluno, não ocorre educação e sim domesticação.

Imagem: http://www.escoladegestores.mec.gov.br
O papel do processo educacional é o de levar o aluno a desenvolver seu potencial, mediante o alargamento e aprofundamento de seus conhecimentos, habilidades e atitudes, exercendo poder sobre o processo educacional e sobre o que aprende. Com essa pratica, do ponto de vista do aluno, ocorre a democratização da escola , tanto em relação ao seu processo como em relação aos seus resultados, pois o aluno é levado ao sucesso escolar. O mesmo ocorre para o relacionamento entre os professores, funcionários e gestores da escola, onde é estabelecido um clima de trabalho visando que a escola atinja, de forma mais plena, seus objetivos sociais e atenda as necessidades educacionais de seus alunos, pois não pode ser democrática uma escola que não é para todos.

Assim, a atuação efetivamente competente dos professores cria cultura proativa pela qual se evita o errado comportamento de atribuir ao sistema e a qualquer outra pessoa ou situação a culpa por condições difíceis, em vez de considerá-la como desafios e enfrentá-los com responsabilidade.

Postado por Claudio Rosa, Fonte: http://educadorcr.blogspot.com.br/
Postado por Jardeu Amorim

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...