Mossoró Receberá Mega Exposição Artística

Foto: Detalhe de uma das instalações da Exposição/Assecomfjarn
Hoje, quinta-feira, 12 de abril, Mossoró recebe a abertura da exposição "Paixão de Espinho em Altar de Pedra", de Ricardo Veriano, 45, que ficará na cidade até o dia 12 de maio, no Memorial da Resistência, sala Joseph Boulier. A mega exposição foi adquirida pelo
Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), após ter sido apresentada à capital durante o Projeto Privado é Público, realizado pela Secultrn/FJA, no início do ano passado.

Ricardo Veriano, que além de artista plástico é articulador cultural e professor de Ensino da Arte e está fazendo pós-graduação em Educação Inclusiva, pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), na Paraíba, durante cerca de um ano, dedicou-se a pesquisar a origem do povo judeu e os principais elementos históricos e bíblicos que fazem o berço da religião Ocidental. E o resultado desse árduo trabalho é a mista e "mística" instalação artística "Paixão de Espinho em Altar de Pedra", que reúne diversas linguagens artísticas, passando pelo desenho, a pintura, a escultura, bricolagem, vídeos e performances. Nas palavras do autor, é "um conceito artístico baseado na formação do povo de Deus representado pelas Doze Tribos de Israel e, a partir das pesquisas tanto históricas, bíblicas, quanto cartográficas, fui trabalhando os temas, as crenças e montando a série de objetos e obras de arte que compõem toda a instalação".

Ainda sobre o conjunto da obra, Ricardo Vereiano explica que a pesquisa passeou por elementos cartográficos, iconográficos, evangelhos apócrifos, observou procissões para ver o sufrágio das imagens sacras, dentre muitas outras inspirações para compor a série de elementos que, juntos recontam as Doze Tribos de Israel (ver quadro com os títulos das obras). "Estou sendo muito armorial, uso muito ferro velho, marcas de ferrar boi, juntamente com materiais mais recentes como acrílico, de maneira que a obra provoca um diálogo entre o tradicional e o contemporâneo. Gosto do termo translúcido, quando se tratam do material mais leve, como os suportes de acetado, criando uma leveza que tem a ver com o contemporâneo".

A exposição conta com mais de 30 peças exponenciais, sob os materiais: pedra, ferro, madeira, acrílico, acetado, areia e metralha, dentre outros, além de contar com a participação de performers. Mas, é melhor parar de explicar e envidar a todos para verem essa obra que, certamente, ficará na história. "O escritor e crítico Herbert Hed fala que numa obra aberta é preciso deixar que o espectador tire suas próprias impressões", provoca o artista.

Após Mossoró, a exposição seguirá para Caicó, em 19 de julho e, no dia 30 de agosto estará à disposição do olhar em Pau dos Ferros, onde encerrará a itinerância no dia 28 de setembro de 2012. Para cada cidade onde a obra passará, Veriano prepara elementos novos para serem apresentados à população: "Cada cidade tem uma ionização própria, então serão criadas e ou adaptadas novas peças levando em consideração as especificidades de cada lugar por onde a obra passar, ou seja, estamos levando em conta desde o espaço até a energia da cidade", explica ele.
Postado por Jardeu Amorim

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...