"FELIZ NATAL"



O Natal vem e sempre acreditamos que as pessoas irão melhorar, pois são muitos os motivos para isso acontecer, o sentimento de confraternização toma conta de todos, então passamos a fazer coisas que deveríamos fazê-las durante todo o ano como respeitar o próximo, fazer doações para quem realmente precisa e outras. Por isso, vale apena refletir sobre o natal, o porque nos comportamos assim somente nessa época.

E como ficam as milhares de pessoas miseráveis do mundo no pós natal?

É certo continuármos com essa ilusão de que no natal todos estão bem?

Qual será realmente a face de Papai Noel?



















Portanto, vai aí um texto interpretado por um grande artista brasileiro com esse propósito:

Saulo Laranjeira: Humorista, Ator, Apresentador, Cantor e Compositor brasileiro
Foto retirada da internet


O POETA MACAMBIRA
Foto da internet

Eu num gosto de você Papai Noel!

Também num gosto de seu papel

De vender ilusão para a burguesia

Se os meninos pobres da cidade

Soubessem o desprezo que você tem pelos humildes e pela humildade

Eu acho que eles jogavam pedra em sua fantasia

Talvez você não se lembre mais

Eu cresci e me tornei rapaz

Sem nunca esquecer daquilo que passou

Eu lhe escrevi um bilhete

Pedindo meu presente

A noite inteira esperei contente

Chegou o sol, mais você não chegou

Dias depois meu pobre pai cansado disse:

Trouxe um trenzinho velho, enferrujado

Pôs na minha mão e falou

Toma filho é pra você, foi Papai Noel que mandou

E vi quando ele disfarçou as lágrimas com as mãos

Eu inocente, alegre nesse caso

Pensei que meu bilhete embora com atraso

Tinha chegado em suas mãos no fim do mês

Limpei ele bem limpado, dei corda,

O trenzinho partiu deu muitas voltas

Meu pai então sorriu e me abraçou pela última vez

O resto eu só pude compreender depois que cresci e vi as coisas na realidade

Um dia meu pai chegou assim pra mim como quem ta com medo e falou

Da aqui meu filho, da aqui, da aqui aquele seu brinquedo

Eu vou trocar por outro da cidade

Então eu entreguei o meu trenzinho quase a soluçar

Como quem não quer abandonar um mimo

Um mimo que lhe deu, que lhe quer bem

Eu supliquei com medo

Pai eu não quero outro brinquedo

Eu quero meu trenzinho, não vai levar o meu trem pai

Meu pai calou-se e de seu rosto desceu uma lágrima que até hoje creio

Tão pura e santa assim, só Deus chorou

Ele saiu correndo, bateu a porta,

Assim como um doido varrido

Minha mãe gritou José, José, José

Ele nem deu ouvido

Foi embora e nunca mais voltou

Você Papai Noel

Me transformou num homem

Que então se arruinou

Sem pai, sem brinquedo

Afinal dos meus presentes

Mãe não que sobre

Da riqueza de um menino pobre

Que sonha o ano inteiro

Com a noite de natal

Meu pobre pai mal vestido

Pra não me ver naquele dia desiludido

Pagou bem caro a minha ilusão

Num gesto nobre, humano e decisivo

Ele foi longe demais

Pra me trazer aquele delitivo

Tinha roubado aquele trenzinho

Do filho do patrão

Quando ele sumiu, eu pensei que ele tinha viajado

Só depois de eu grande minha mãe pronto me contou

Que ele foi preso coitado

E transformado em réu

Ninguém pra absorver meu pai se atrevia

Ele foi definhando na cadeia

Até que um dia

Deus nosso pai, Jesus

Entrou em sua cela

E libertou ele

Pro céu, pro céu, pro céu...

(O Poeta Macambira-Saulo Laranjeira)


Postado por Jardeu Amorim

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...