Segundo o dicionário, hipocrisia é a “afetação de uma virtude, dum sentimento louvável que não se tem”.
A palavra é forte e é fácil imaginar que só cabe usá-la em grandes falsidades devocionais.
Mas numa observação atenta das nossas atitudes perceberemos muitas pequenas hipocrisias no nosso cotidiano.
Sim, a cada dia forçamos uma aparência de sentimentos sublimes que julgamos louváveis
É comum, por exemplo, cobrirmos de gentilezas uma pessoa que venha nos procurar num momento em que preferíamos estar sozinhos usufruir do prazer pelo contato do seu corpo. Sim, é duro admitir uma paixão desenfreada ou o desequilíbrio sexual. Fica mais bonito e louvável dizer que estamos sofrendo “de amor”, como se amar pudesse doer....
Também escolhemos o emprego com hipocrisia. BuscamosVivemos também, aceitando tarefas de pessoas que nos pedem favores, quando por dentro todo nosso ser grita “NÃO!”
Isso não é hipocrisia?
Fazemos muitas coisas pelos outros contra nossa vontade. Apenas porque julgamos que atender favores é louvável. Queremos parecer “bonzinhos” e, para isso, temos mesmo de nos esforçar pois não o somos.
De que vale alguém gostar da gente pelo que não somos?
Somos seres humanos cheios de falhas. E, ao invés de analisarmos essas falhas e evoluirmos, fingimos ser o que gostaríamos, o que imaginamos que os outros vão aprovar, enchemos nossa vida de hipocrisia.
Muitas vezes até dizemos amar uma pessoa quando o que queremos apenas é o que parecer melhor para nossa família e amigos, aquilo que pareça a maior realização ao invés daquilo que nos realiza.
Fingimos planos felizes quando nem sabemos o que queremos.
E não sabemos porque fingimos o tempo todo ser o que não somos. São tantas pequenas hipocrisias que a verdade em nós fica difícil de se ver.
É tempo de observar as próprias razões e escolher melhor as atitudes.
Ser mais verdadeiro, dizer o que se pensa e fazer o que se quer.
Quantas vezes deixamos de dizer o que pensamos, com medo de magoar alguém? Hipocrisia!! Ninguém precisa de falsas gentilezas.
E depois da hipocrisia ainda achamos que é ingratidão quando as pessoas não agradecem nem valorizam o que dissemos ou fizemos...
Em nosso interior estão as sementes das virtudes de que somos capazes, virtudes maiores do que as que desejamos aparentar. Para despertá-las só é preciso se conscientizar do que é hipocrisia em nossa vida. A consciência das nossas falhas é o início da correção para uma vida mais alegre com atitudes que nos causam satisfação.
Do blog: sabordeinformacao-sabordosaber.blogspot.com
Fonte: www.zantina.org
Postado por Jardeu Amorim
0 comentários: