A Secretária Estadual de Cultura Do RN Apresenta O FEC e outros à Aristas de Umarizal e Região

Isaura fala sobre os projetos culturais - Foto: Ranieri Gomes
A secretária extraordinária de Cultura do RN, Isaura Rosado, participou na manhã da última quarta-feira (11) na Casa de Cultura Popular Palácio do Gavião de uma reunião de mobilização cultural com artistas de Umarizal e cidades da região.

A secretária foi recebida pelo agente de cultura Manoel Moreira “Piola” e pela equipe do Ponto de Cultura Umari Cultural. Artistas, participantes, e equipe junto com Isaura, se reuniram no auditório da Casa de Cultura.

Além das discussões acerca das propostas de políticas culturais para Umarizal, Isaura Rosado e sua equipe trouxeram ao conhecimento dos artistas e autoridades municipais que participaram do encontro, assuntos de extrema relevância para a cultura do estado como a criação e sansão do Fundo Estadual de Cultura (FEC), que terá um montante de R$ 12 milhões para financiamento da cultura sendo 50% para grande natal e região metropolitana e 50% para os demais municípios do estado. A secretária junto com sua equipe aproveitou também para divulgar o Edital do Carnaval Potiguar 2012, o programa Agentes de Leitura e recebeu também o relatório das ações desenvolvidas pela Casa de Cultura em 2011.


 Trecho do Espetáculo "Mamãe, Quero Ser!"  foto:Uzl em Fotos.
Isaura também assistiu a apresentação cultural da Cia Arte e Riso com trechos do espetáculo “Mamãe, Quero Ser” da oficina “Palhaceando a Rua” do Ponto de Cultura Umari Cultural e o artista Sérgio Rubens recitou sua Poesia “Minha Terra Natal” para os presentes.


Isaura visita loja de artesanato - Foto: Uzl em Fotos




A secretária ainda visitou a loja de artesanato da Casa de Cultura Popular “Palácio do Gavião” onde foi presenteada com trabalhos artesanais.











E recebeu das mãos do locutor Jatão a programação da 3ª Cavalgada de aniversário da FM Fraternidade 104,9 que será realizada no dia 28/01 saindo da cidade de Olho D’água do Borges com chegada em Umarizal e terá toda uma programação cultural com apresentação de artistas e forró pé de serra.
Jatão entrega programação a Isaura - Foto: Uzl em Fotos
 As visitas aos municípios seguem até o dia 31 de Janeiro.

Do blog: uzlemfotos.blogspot.com

Nota do Blog:

Na oportunidade os artistas cobraram melhorias no setor cultural do município, como por exemplo, a reforma da Casa de Cultura que há muito tempo necessita. No entanto, a resposta da secretária Isaura Rosado foi apenas de que a estrutura ainda dar pra receber eventos e a prioridade do governo são alguns órgãos culturais do estado que estão desativados, principalmente na capital. A secretária também foi questionada sobre o pagamento da segunda parcela para os Pontos de Cultura do estado, mas Isaura afirmou que ainda nada de concreto existe para realizar o mesmo. De acordo com Isaura Rosado o repasse deve ser feito pelo governo federal e que o estadual já cumpriu com seu papel.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...