JÚNIO SANTOS FALA SOBRE O ESCAMBO DE GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO-RN

AOS ESCAMBISTAS DO MUNDO
Júnio Santos


Palavras iniciais, depois vem mais relato sobre o que foi conversado em Governador Dix Sept Rosado. Esse é o pontapé da conversa pra que quem estava presente possa também começar a postar suas considerações.

Realizamos mais um Escambo cheio de amor, carinho e teatro. Dessa vez na querida Governador Dix Sept Rosado-RN, dos Grupos Cai-Cai e Cai - Cai Mírim; Art - E - Ria - e agora sob a batuta do Arte na Veia, que produziu, recebeu e compartilhou com todos os escambistas as ruas e as praças da cidade. Nossa gratidão a todos e principalmente as pacientes e eficientes mulheres (uma delas mãe do Berg de Governador) que foram afetuosas e produziram uma alimentação de qualidade, mostrando mais uma vez que esse caminho que traçamos desde 1991, optando em ocupar escolas públicas das periferias e ter na cozinha, senhoras da cidade, com o tempero caseiro e amoroso, tem sido eficiente e não podemos mudar essa prática. Não se mexe no que dá certo. O Escambo é e deve continuar sendo um movimento periférico de construção incessante da vida. Não é o espetáculo, o figurino, a produção, a estética ou até a qualidade da produção que caracteriza um grupo do Movimento Escambo é sobretudo sua função na comunidade onde vive e nos arredores, a sua vontade insaciável de fazer vida, vida e vida que gera uma arte comprometida.


Nos 23 anos de nossa história esse tem sido o aprofundamento. Não vendemos nosso trabalho nos encontros e também não nos comprometemos com podres poderes públicos. Aqueles que de uma forma ou outra colaboram e nós chamamos de PARECEIROS, pois só aparecem de vez em quanto, e de parceiros os grupos, artistas e movimentos que estão conosco a todo momento. Assim, dificilmente iremos nos moldar ou nos adaptar a situações que descaracterizem o que nos une no Escambo. Isso ficou bem claro na Roda de Conversa - que em breve passará a ser chamada de Circulo de Leitura - que aconteceu em Governador Dix Sept Rosado com a presença de vários grupos do Escambo. Iremos a seguir detalhar melhor o que ficou resolvido, além é claro, da indicação de alguns escambistas na reunião que acontecerá na próxima quinta feira às 17h em Mossoró-RN. Assim que o tempo permitir, já que escrevo isso aqui na carreira e fugindo de umas obrigações, relato e espero que possamos ter uma boa conversa via facebook sobre o Escambo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...