ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA RAIMUNDA BARRETO SAEM ÁS RUAS EM AÇÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI

Informações Via blog "O Umarizalense"
Edição: Leo Silva - O Umarizalense.com.br



A Escola Municipal Raimunda Barreto promoveu na manhã desta quinta-feira, 07, um grande mutirão de limpeza nos bairros Cohab e São Francisco. A ação também foi usada para conscientizar os moradores, sobre os cuidados para se evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Participaram da iniciativa, professores, alunos, profissionais de saúde e também populares das duas comunidades.


A ação nas ruas foi a culminância de um projeto educativo iniciado em sala de aula e desenvolvido pela própria Raimunda Barreto. De acordo com a coordenadora Pedagógica da escola, Verônica Dias, a ideia surgiu ainda na durante a Jornada Pedagógica, evento de planejamento que antecede o início das aulas. "Diante do surto de dengue em nosso município e no Brasil inteiro a gente já pensou em montar o projeto. Iniciamos o ano letivo com ele já elaborado, diante do período do surto das viroses", contou.



O projeto foi trabalhado em sala de aula com os alunos. Atividades, leituras e palestras educativas foram promovidas, todas voltadas a ensinar aos estudantes sobre como se prevenir e como eliminar os focos do Aedes. "O aluno tem que conhecer pra poder se prevenir, porquê como ele vai se prevenir se ele não conhece o que provoca as viroses". conta Verônica reforçando ainda que as atividades também contaram com a participação dos pais dos estudantes.


A coordenadora destaca também a parceria realizada com a Secretaria Municipal de Saúde para se promover o projeto. "Nos contamos com a parceira da secretaria, através do Programa Saúde na Escola - PSE, na responsabilidade da enfermeira Neuzinha. Ela fez uma palestra sobre o tema e foi muito boa". contou. Verônica informou ainda a Parceria com a Secretaria de Educação, que também participou da mobilização.

Na culminância, realizada ontem, alunos e professores saíram às ruas e fizeram a distribuição de panfletos informativos sobre as doenças causadas pelo Aedes. Eles também estiveram recolhendo lixo acumulado em alguns locais do bairro, propício para o surgimento de criadouros. Participaram ainda, da caminhada nos bairros, a equipe do PSE  agentes de saúde e a comunidade local. "Foi retirada muita coisa do lixo. Infelizmente nos encontramos muito lixo que acumula água e que daí surge as larvas que proliferam os mosquitos", 



Para a diretora da Escola, Maria Aparecida "Cida Lalim", o evento foi positivo do ponto de vista educacional já que os alunos aprenderam sobre os cuidados para se evitar a proliferação do mosquito e consequentemente, passaram essas informações à comunidade. "Nossos alunos estão com esse conteúdo na ponta da língua e são capazes de dizer isso a qualquer pessoa que perguntar. Quais são os cuidados, quais os sintomas da doenças, tudo isso eles sabem", ressaltou Cida.

O pequeno Jean Carlos Lopes, de apenas 9 anos, é a prova do aprendizado despertado com o projeto. Ele destaca os cuidados para que a cidade acabe de vez com a infestação do mosquito. "Não deixar água parada, não deixar garrafas, retirar água parada que tem no muro nas coisas e também não pode acumular lixo", ensinou Jean.

A ação nas ruas foi realizada na quinta-feira em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado anualmente no dia 7 de abril. A diretora Cida informou que ação foi apenas o começo e que ao longo do ano, se necessário, outras atividades deverão ser realizadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...