Aula Espetáculo com a Arte e Riso em Parnamirim/RN

Matéria do site: O Umarizalense – Por Léo Silva

CORDIALIDADE ARTISTICA E EDUCACIONAL: PROFESSOR E PALHAÇO DA CIA ARTE E RISO CONVIDA COLEGA DE GRUPO PARA BATE-PAPO SOBRE TEATRO NA ESCOLA EM QUE ENSINA, EM PARNAMIRIM

Emanuel Coringa e Léo Alves durante Aula Espetáculo em Parnamirim/RN
O professor Emanuel Alves Leite, mais conhecido em Umarizal como Emanuel Coringa, convidou o palhaço, ator e amigo da companhia Arte e Riso, Leonardo Alves para participar de um bate papo sobre cultura e o teatro de rua, com os alunos da Escola Estadual Santos Dumont em Parnamirim. Emanuel também é palhaço e um dos fundadores do mais antigo grupo cultural de Umarizal. Por meio das redes sociais, o educador divulgou a participação de Leonardo na aula realizada na biblioteca da escola.



"Hoje na E.E. Santos Dumont tivemos uma aula espetáculo com um convidado muito especial. Trata-se do Palhaço/ator e professor de capoeira, Leonardo Alves da Cia. Arte e Riso da cidade de Umarizal. Aproveitando sua vinda para a capital do estado para participar do evento “Viva Pastinha” organizado pela Associação de Capoeira Nacional", publicou Emanuel.


Na aula, o convidado conterrâneo, Leonardo Alves falou sobre o teatro de grupo no Rio Grande do Norte através de suas vivências e experiência com a Companhia Arte e Riso. Léo também falou sobre os processos criativos da Arte e Riso com foco no espetáculo “Meu Nome é Zé", uma das principais peças teatrais produzida pela companhia umarizalense. Além de apresentarem músicas do espetáculo e ladainhas cantadas em eventos e rodas de capoeira angola.


"Um momento impar para o grupo e mais uma parceria firmada que busca uma ampliação dos espaços de atuação do grupo e da Linguagem Teatral, na busca por contribuir também para uma educação pública de qualidade, transformadora e transformada", escreveu Emanuel sobre a aula com a presença do colega artista.


NOTA 10


O professor potiguar Emanuel Alves Leite foi um dos 10 vencedores do Prêmio Educador Nota 10, dado em parceria pelas Fundações Victor Civita, da Editora Abril, e Roberto Marinho, das Organizações Globo, no ano de 2014.

Formado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Emanuel “Coringa”, como é mais conhecido, desenvolveu o trabalho "Lugar de Circo É na Escola" com o objetivo de levar a arte circense para as salas de aula da escola em Macau. O educador teve o trabalho vencedor avaliado entre cerca de 3.500 projetos enviados de todo Brasil. Desde o começo de 2014, Emanuel faz parte do quadro da Escola Estadual Santos Dumont, em Parnamirim.


Entregue desde 1998, o Prêmio Educador Nota 10 é o maior e mais importante do gênero na América Latina, já laureou 180 mestres nesse período e a partir de 2014 passou a ser realizado em parceria pelas duas maiores fundações dedicadas à Educação no Brasil. Os dez trabalhos vencedores foram escolhidos por um júri de especialistas e precisavam ser aplicados com o objetivo de desenvolver o ensino e a aprendizagem de crianças e jovens. 

Nota da Companhia


A Escola Santos Dumont esteve presente em vários momentos da circulação do espetáculo na capital do estado, com alunos vendo as apresentações, analisando a obra e escrevendo textos sobre o mesmo, esse trabalho foi também desenvolvido em outras escolas da capital, aproximando nosso espetáculo de uma ação estética, política e pedagógica, através do diálogo entre o espetáculo e disciplinas como Artes, Português, História etc. Esse envolvimento com o ambiente escolar faz parte de uma relação antiga e intima entre a companhia e o ambiente escolar, espaço onde grande parte de nossos membros desenvolvem trabalhos em escolas de cidades como Umarizal, Mossoró, Natal e Parnamirim. UMA AULA? UMA PALESTRA? UM ESPETÁCULO, UM ESCAMBO DE CONHECIMENTOS!
  
A Cia. Arte e Riso agradece a Escola Santos Dumont e a parceira com o site www.oumarizalense.com.br por estar sempre divulgando mosso trabalho. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...