Professor de Artes prepara alunos da Escola Zenon de Souza para Olimpíadas de Astronomia

Informações e Edição: Leo Silva - O Umarizalense

Professor Francisco Roberlanio com alunos da escola Zenon de Souza

Alunos do 7º ano matutino e do 9º vespertino da Escola Estadual Zenon de Souza já estão se preparando para mais uma vez participarem das Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), eventos organizados anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

Quem está orientando e capacitando os estudantes para os eventos é o professor Francisco Roberlanio. Na noite desta quinta-feira, 07, o educador tirou os alunos da sala de aula e os velou para uma aula diferente: observar o céu, as estrelas e os planetas e aprender, na prática, um pouco mais da astronomia do universo. Aula aconteceu a noite no terreno onde fica a loja maçônica de Umarizal.
"Eu procuro fazer aulas práticas. É difícil entender as coisas só falando e copiando, então porquê não fazer uma aula campal, onde ele pode ver, observar e aprender a fazer em casa", disse o professor ao Umarizalense.

Roberlanio foi o responsável por inciar, no ano passado, a participação da escola na Olimpíada. Neste ano os alunos tiveram uma novidade. O professor levou um telescópio para a aula noturna. "Hoje eles estão aprendendo sobre as constelações, planetas, vendo a Via Láctea e em outro dia nos veremos as fases da lua. Vamos trazer para ver as crateras e como elas surgiram", contou o professor que usa seu próprio telescópio para as aulas.


Tanto a Olimpíada quanto a Mostra de Foguetes são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais. Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. Ao final dos dois eventos todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e uma medalha.

"Ano passado nossa escola foi contemplada com medalha de prata, concorrendo com 850 mil estudantes do Brasil", informou Roberlanio.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia possui uma única fase e consiste na realização de uma prova que esse ano será realizada no dia 13 de maio, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. A Mostra Brasileira de Foguetes também tem uma única fase, ocorre na própria Escola e pode ser realizada até o dia 13 de maio e consiste no lançamento de foguetes de quatro tipos diferentes, conforme o nível do aluno. "No caso a gente procura um ambiente mais espaçoso, porque os foguetes passam de 60 a 100 metros de distância, esclarece o professor.


Medalha de Prata

Quem garantiu a Medalha de Prata para escola Zenon de Souza em 2015 foi a aluna Jamilly Vitória de 13 anos. Esse ano ela está na disputa novamente. A estudante contou o que já aprendeu participando das aulas do professor Roberlanio e dos eventos. "Aprendi muita coisa. Reconhecer as constelações, os planetas, muita coisa".

Quando perguntada sobre os nomes das constelações, a reposta estava na ponta da língua. "Tem a constelação de Orion, atrás dele tem o cão dele, o Sirius e ele aponta para a constelação de Touro", respondeu Jamilly.


Professor Roberlanio

Ensino diferenciado, inovador, buscando sempre outras maneiras de transmitir conhecimento que vão além das paredes de uma sala de aula. São essas características que definem o professor de Artes, Francisco Roberlanio. O professor é um entusiasta da educação pública e do ensino.

O educador sempre busca inovar as suas aulas, transformando exercícios simples, que seriam feitos olhando pro quadro e num caderno, em uma verdadeira aventura extra-classe onde os estudantes vivenciam experiências únicas advindas das ideias do professor Roberlanio.

Recentemente o professor levou várias turmas de alunos da escola para conhecer um pouco mais sobre a arte circense. Aproveitando a passagem do Circo do Palhaço Babalu em Umarizal, Roberlanio levou seus alunos para entrevistarem o artista e conhecer mais sobre sua vida e trajetória no picadeiro.

Ano passado Roberlanio também inovou ao usar a capoeira, mistura arte marcial, esporte e cultura, como alternativa para o ensino de música em sala de aula. Os alunos tiveram contato com o berimbau, um instrumento de corda de origem angolana e com as ladainhas, cântico que é entoado na roda de Capoeira.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...