Arte e Riso, arte, sonho, luta e amor...

    
     Muitos nos perguntam o que fazemos, porque fazemos, o que pretendemos, o que sonhamos? Muitos nos chamam de vagabundos, desocupados, cachaceiros, desmantelados, enfim... Enquanto muita gente elogia, acha bonito e qualifica o nosso trabalho, outros falam mal, criticam e não gostam do que fazemos. Até aí, tudo normal! Afinal, vivemos num país onde as pessoas têm o direito de expressar sua opinião, não podemos forçar ninguém a gostar de nós e nem do que fazemos. Mas por outro lado, fazemos muito mais pelas sociedade de Umarizal do que muitos que falam mal e nos criticam por aí. A verdade é que estamos a quase dez anos nessa cidade desenvolvendo o nosso trabalho de maneira popular, gratuita e verdadeira. É verdade que vez ou outra precisamos de ajuda financeira de muitas empresas e de muita gente, mas na grande maioria das vezes tiramos dinheiro do nosso próprio bolso para levar um pouco de alegria, amor e arte para a população de Umarizal. População essa que ainda é muito carente no que diz respeito a cultura, mas isso não é falta de quem a faça, mas sim, falta de quem apoie e valorize.
    Nós já fomos enganados por muita gente, muitas instituições, e orgãos que nos iludiram com promessas de melhorias na cultura, no nosso próprio grupo e até hoje, nada. Mas isso não nos desanima, pelo contrário, isso só nos fortalece. 
      A Cia Arte e Riso, não tem nenhum vínculo institucional, nenhum compromisso com nenhum partido político e nem com ninguém do gênero. Trabalhamos nas escolas, nos bairros, nas praças e até a pouco tempo atrás na Casa de Cultura, mas não temos obrigação com nenhuma dessas instituições, estivemos ou estamos lá, por amor a arte, as pessoas e pelo sonho de um mundo melhor. Acreditamos na arte como um instrumento de transformação social e humana, fazemos o nosso trabalho sem esperar reconhecimento ou dinheiro, desde que seja para o desenvolvimento social de um determinado lugar ou de determinadas pessoas. Se for particular, nós também somos profissionais e esperamos que nos pagem por isso. 
      Não estamos acima de ninguém, nem estamos abaixo também, somos pessoas, gente que luta, trabalha, sonha e acredita. Lutamos por uma política pública feita para o povo, lutamos pela nossa independência, pela valorização da cultura, pela melhoria na saúde, na educação e no trabalho. Lutamos para realizar o nosso sonho de viver em uma sociedade melhor  e mais justa. Amamos essa cidade, somos todos daqui, nascemos e nos criamos aqui, conheçemos cada rua, cada esquina, cada pessoa, cada sorriso, cada gesto e cada sofrimento desse povo. Alguns já saímos daqui pra tentar sobreviver lá fora, mas sempre voltamos para cá, porque se queremos mudar o mundo, é por aqui que queremos começar, trabalhando para que as pessoas adquiram consciência e lutem por seus direitos. Acreditamos em nosso ideal de que precisamos de uma sociedade mais justa e consciente.
      Não queremos mais ver as nossas crianças, sem escola, sem sonho, sem perspectiva, não queremos mais ver os jovens de Umarizal perdidos em bares e botecos, queremos os jovens na escola, trabalhando e desenvolvendo nosso lugar. Não estamos querendo salvar o mundo e nem nossa cidade, afinal não há o que salvar por aqui, queremos uma cidade melhor, com pessoas mais críticas e conscientes, pessoas que lutem por seus direitos que quase sempre são negados, queremos crianças estudando, jovens se preparando, adultos trabalhando e idosos descansando. Queremos melhorias para a nossa cidade, nosso estado, nosso país e nosso mundo, afinal independente de lingua, raça, classe social, opção sexual e todas as demais diferenças entre as pessoas, o nosso sangue é vermelho e isso não há como negar.
      A Cia Arte e Riso a cada dia que passa tem mais amor e vontade de lutar pela melhoria social, é por isso que ainda existimos, em meio a tanta enrolação, em meio a tanta desigualdade social, a tanta crueldade e falta de segurança em nossa cidade, nós vamos sobrevivendo. E saibam todos, que é por isso que lutamos, pois é o povo quem amamos. E enquanto existir, amor, sonho, esperança, e motivos para lutarmos, nós existiremos também. 

Sergio Rubens ou Serginho, ator, palhaço, poeta e Umarizalense de Coração.

Postado por: Sergio Rubens

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...