Cultura Potiguar de Luto: Morre o Folclorista Deífilo Gurgel


Foto divulgação, por Alex Régis do www. tribunadonorte.com.br

O folclorista e pesquisador potiguar Deífilo Gurgel faleceu no final da manhã desta quarta-feira (01), aos 84 anos. Ele estava internado no hospital Papi desde o último dia 23 de janeiro, após quadro de pressão alta.

Natural do município de Areia Branca, Deífilo Gurgel chegou a Natal, em 1944, com 18 anos de idade, para estudar. Aos 25 anos de idade, casou-se com dona Zoraide com quem teve 9 filhos. Ele se formou Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Natal, em 1967. Porém nunca exerceu o Direito.

A intensa paixão de Deífilo pelo Folclore só aflorou em 1970, aos 44 anos de idade, quando foi nomeado Diretor de Cultura do município do Natal, por João Faustino, que na época era secretário de Educação.

Como poeta, escritor e pesquisador, Gurgel atuou também como diretor do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Natal (SMEC), diretor de Promoções Culturais da Fundação José Augusto (FJA) e presidente da Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore. O pesquisador ainda foi professor de Folclore Brasileiro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ele tem 300 romances registrados entre 1985 e 1995, com algumas atualizações nos anos seguintes, e mais de 100 entrevistas realizadas. Junto com Luis da Câmara Cascudo, se tornou um dos maiores folcloristas do país

Fonte: www.nominuto.com
Postado por Jardeu Amorim

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...