Começa a VIII edição do Festival dos Inhamuns - CE

Já está a todo vapor a VIII edição do Festival dos Inhamuns - CE. Depois de particapar da VI edição, neste ano de 2014 a Cia. Arte e Riso não conseguiu se classificar para esta 1ª etapa, mas o Movimento Escambo Livre de Rua está presente como o Bando La Trupe – Natal/RN, Cervantes do Brasil – Icapuí (CE) e a Cia. Cultural Ciranduís – Janduís/RN. 

O Bando La Trupe – Natal/RN e o Cervantes do Brasil – Icapuí (CE) estarão apresentando o epetáculo  TRECOS E TRECOS:



Já a Cia. Cultural Ciranduís – Janduís/RN leva na bagagem dois espetáculos “ A Escola Ideal” e “O Fuxiqueiro” esse último fará duas apresentações durante o festival.

Muita merda pra todos e até a próxima etapa desse grande festival internacional de Circo, Bonecos e Artes de Rua.

Conheça mais sobre o Festival:

O Sertão dos Inhamuns, Sul do Ceará, recebe a oitava edição do Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Artes de rua. O festival acontece de 19 a 23 de agosto nos municípios de Parambu, Quiterianópolis, Aiuaba, Tauá e Arneiroz.

Na primeira etapa desta oitava edição o evento acontece em circuito garantindo apresentações em cinco municípios. A caravana tem como ponto de partida a cidade de Arneiroz, sede da Arte Jucá que realiza o festival e diariamente viajam as demais cidades da região com toda estrutura necessária para realização dos espetáculos.

Cada cidade receberá cerca de 10 atrações a cada noite dentre intervenções, espetáculos teatrais, circenses, de bonecos e grande cortejo com participação de todos os artistas.

Dessa vez, um caminhão e um ônibus serão totalmente preparados para se instalarem nas cidades, fazer as apresentações e seguir para outro destino. O caráter mambembe cada vez mais presente num dos maiores festivais de circo e artes de rua do Brasil

As apresentações internacionais ficam com os grupos Latin Duo – (Peru), que pelo segundo ano se apresenta no Ceará, Tallarín con Banana (Chile) e Tony Fratello  (Argentina).

Em 2014 foram inscritos 210 grupos de todas as regiões do País, da América Latina e Europa sendo selecionados 19 grupos sendo 12 do Ceará, 03 sul americanos, 01 da Paraíba e 03 do Rio Grande do Norte.

Ainda este ano o festival terá uma segunda etapa onde os grupos se apresentarão nos pólos (Arneiroz e Tauá) e em distritos e bairros destes municípios. A data ainda não foi definida. “Queremos abranger mais localidades e integrar mais os grupos com o público e os artistas locais. O festival é um desafio a cada edição quando pensamos no seu aspecto socioeducativo e cultural”, explicou Robson Cavalcante diretor geral do festival.

O Festival dos Inhamuns é uma realização da Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz – ARTEJUCÁ e conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte, apoio institucional das prefeituras Parambu, Quiterianópolis, Aiuaba e Tauá e produção da Iluminura Produtora Cultural.

Grupos selecionados

Bando La Trupe – Natal (RN), Bonecos Gigantes – Quixeré (CE), Bricoleiros – Fortaleza (CE), Cervantes do Brasil – Icapuí (CE), Cia. Cultural Ciranduís – Janduís (RN), Cia. de Teatro Epidemia de Bonecos – Fortaleza (CE), Grupo Bumba Meu Boi de Quixeré – Quixeré (CE), Grupo de Teatro Quem Tem Boca é Pra Gritar – João Pessoa (PB), La Charanga – Itapipoca (CE), Palhaço Zé Ninguém – Fortaleza (CE), Palhaço Consultinha – Fortaleza (CE), Reisado do Mestre Ema – Arneiroz (CE), Robertinho do Chicote – Fortaleza (CE), Trupe Caba de Chegar – Fortaleza (CE), Grupo Juká de Teatro – Arneiroz (CE), e Projeto Galpão das Artes da Escola Profissional de Tauá – Tauá (CE), Tallarin com Banana (Chile), Latin Duo (Peru) e Tony Fratello (Argentina).

Ainda Sobre o Festival

O Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Artes de Rua é um importante encontro de artes cênicas realizado no sertão dos Inhamuns, interior do Ceará. É o único em todo o estado cearense que trabalha com as múltiplas linguagens do Circo, Bonecos e Artes de Rua.


Em 2014, o Festival chega a sua oitava edição com a participação de companhias teatrais, artistas circenses, bonequeiros, pesquisadores, performances e amantes da arte pública de todo o País e do exterior transformando o Sertão dos Inhamuns em um grande palco de entretenimento, reflexão, formação e intercâmbio.

Informações via: http://festivaldosinhamuns.com  

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...