Cia. Arte e Riso - Festival do Recife - PE 2010 - Foto Luiz Filho (Lulinha) |
Por que a arte?
Ser artista é uma possibilidade que todo ser humano tem,
independente de ofício, carreira ou arte. É uma possibilidade de
desenvolvimento pleno, de plena expressão, de direito à felicidade.
A possibilidade de ir ao encontro de si mesmo, de sua
expressão, de sua felicidade, plenitude, liberdade, fertilidade é de todo e
qualquer ser humano. Isso não é um privilégio do artista, é um direito do ser
humano — de se livrar de seus papéis, de exercer suas potencialidades e de se
sentir vivo.
Todo mundo pode viver sua expressão sem estar preso a um
papel. Não se trata de ser artista ou não, mas de uma perspectiva do ser humano
e do mundo. Não se trata só de todos os artistas serem operários, mas também de
todos os operários serem artistas. Das pessoas terem relações criativas,
férteis e de transformação com o mundo, a realidade, a natureza, a sociedade.
O homem não está condenado a ser só destruidor, consumista,
egoísta como a sociedade nos leva a crer.
Por que teatro de rua?
Todos nós (artistas) quando saímos para os espaços abertos
pensamos em oferecer o melhor de nós mesmos para a população, sem distinção de
classe. A gente não separa o público que vem ver a gente na rua. Quem chegar
para ver, vai ver e ser visto. Uma proposta centrada no contato direto entre
atores e espectadores, transcendendo a clássica divisão palco/platéia.
Por que permanente?
Para que a rua seja palco de um teatro que se assuma como um
constante repensar da sociedade, motivando uma releitura da vida cotidiana,
para seduzir esse público anônimo e passageiro, o Teatro de Rua requer uma
pesquisa. Pesquisa esta que faz uso de uma continuidade ilimitada, passando por
inúmeros jogos, rituais/ exercícios cênicos para com um teatro de rua, teatro
de vivência, desenvolver um trabalho contínuo de pesquisa em relação à
linguagem cênica e ao processo criativo de ator( e do não ator).
Motivação?
Além de proporcionar para as pessoas em geral o contato com
o fazer teatral. A ocupação do espaço publico
é uma peça fundamental para o desenvolvimento do teatro. E o teatro é um
lugar de invenção e experimentação, um meio de transformação, de mudança de
mentalidades, em nível social e também individual. Seu trabalho de investigação
sobre a linguagem procura uma lógica diversa da cultura dominante, que provoque
um estranhamento em relação à percepção usual de mundo e que seja expressão das
contradições da sociedade na qual está inserido.
Formação:
Interpretação; improvisação; expressão corporal; expressão
vocal; teoria e história do teatro ocidental; história do teatro brasileiro; e
história do pensamento, buscando através da construção do conhecimento
favorecer a emergência do artista competente não apenas no desempenho de seu
ofício, mas também preocupado no seu desenvolvimento como cidadão.
Público alvo: Qualquer pessoa realmente interessada
Conteúdo: teatro de rua com diversas técnicas de um artista
popular.
Horário: 16h às 18 h
Local: Oficina Cultural
Quinzenalmente aos sábados (começa dia 05/04/2014)
Execução: Grupo Teatro No MI
Requisitos para participação:
Roupa leve ( DE
PREFERENCIA PRETA)
Ter disponibilidade
nos horários citados acima
Requerer sua ficha de inscrição via mail:
teatronomi@gmail.com
Informações: 32240158/99173923 (TIM)
Via: http://teatronomi.blogspot.com.br
Via: http://teatronomi.blogspot.com.br
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