Umarizalense aluno do UNI-RN apresenta culinária potiguar em conferência


A culinária típica potiguar, muito apreciada pelos turistas que visitam a capital, Natal, agradou aos paladares dos avaliadores na 44ª Conferência Anual de Pesquisa da Western Kentucky University, evento que reúne a produção científica dos alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado da Universidade na terra do Tio Sam (Estados Unidos).

A nossa culinária foi apresentada aos avaliadores no último sábado, 22, como fruto de uma pesquisa iniciada em 2011, no curso de Nutrição do UNI-RN, sob orientação da professora Erika Melo, pelos alunos  Bruno Jonatan de Souza, acadêmico do curso de Nutrição da Western Kentucky University (WKU) e bolsista do Programa Brasileiro de Mobilidade Científica da CAPES/IIE/UNI-RN, e Louise Caroline Fernandes Maia do Nascimento, graduanda em Nutrição pelo UNI-RN e pós-graduanda em Nutrição Clínica também pelo UNI-RN.

“Os avaliadores elogiaram muito os nossos pratos”, orgulha-se Bruno Jonatan. Ele conta que encontrou a maioria dos ingredientes por lá e elaborou as preparações para demonstração durante a apresentação.

“A ideia surgiu em 2011 quando minha colega de sala Louise e eu percebemos a ausência de informações nutricionais de alguns alimentos regionais nas tabelas de composição centesimal renomadas no Brasil. Escrevemos o projeto "Análise da composição centesimal e registro fotográfico de preparações típicas da cidade de Natal-RN" e, com o apoio do UNI-RN, iniciamos a pesquisa, que continua em andamento com a orientação da Professora Erika Melo”, explica o estudante.

Quatro produtos foram apresentados aos avaliadores: tapioca molhada com leite de coco; ginga com tapioca com leite de coco; ginga com tapioca com coco ralado;  escondidinho de macaxeira e carne de sol.

Na WKU, Bruno Jonatan de Souza, aluno UNI-RN, está cursando Nutrição e Dietética.


Informações: http://www.unirn.edu.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...