Volta do Escambito Raízes 2014


As Cias. Arte e Riso e Culturarte participaram de mais uma edição do Escambito Raízes na cidade de Janduís, este ano comemorando 21 anos de resistência cultural da Cia. Ciranduís e a exemplo dos últimos anos esta ação levou muita arte e cultura e informações para toda a comunidade janduiense. Com cerca de 80 artistas de todo o nordeste brasileiro, o Escambito Raízes e mostrou a força da arte naquela cidade que durante três dias foram apresentados vídeos documentários, espetáculos cenopoéticos, muitas poesias, palhaços e vários espetáculos teatrais abordando muitas temáticas, causando ao público reflexões a cerca de inúmeras situações que estão acontecendo em nosso país e claro em nossas cidades. Além termos tido a satisfação de conhecer “O museu do chifre” idealizado por  Seu Silvani que há muitos anos coleciona objetos antigos principalmente feitos de chifres de animais .... e ouvir seus poemas e aboios inclusive prestando homenagem ao grande mestre de capoeira Dadá; e debates sobre as nossas ações artístico-sociais em nossas comunidades.


Um desafio novo na vida do Movimento Escambo foi uma proposta idealizada pelo poeta Ray Lima e por Junio Santos de envolver todos os espetáculos presentes no Escambito em um único ato coletivo, um grande espetáculo de rua ou de artes públicas de rua, onde se relacionariam espetáculos de dança com esquetes de palhaços, vídeos, dublagens, teatro e poesia e que seria apresentado na noite do sábado. Todos acataram o desafio e partiram para esse novo exercício que surpreendeu até mesmo os que propuseram essa experiência que por sinal deu muito certo e foi motivo de reflexões e debates na manhã de domingo.


São por essas e outras ideias que faz do Movimento Escambo um dos maiores movimentos artísticos desse país, quebrando paradigmas, lutando para existir, sem financiamentos fazendo arte de qualidade e oportunizando grupos que nunca haviam se encontrado antes buscarem um elo entre seus fazeres espetaculares a fazerem uma junção e presentearem a população janduiense com algo tão grande, importante e belo como essa arte e de graça. Deixando de lado vaidades e tendo a preocupação apenas em compartilhar seus saberes e seus talentos com o outro. Isso nos enriquece artisticamente, nos enriquece enquanto seres humanos, isso é o verdadeiro sentido da vida e isso só é proporcionado em um encontro como esse. Rever grandes amigos e fazer novas amizades nos traz enorme satisfação, por isso que a cada Escambo ou Escambito o qual participamos voltamos mais fortalecidos e dispostos a lutar pelo que realmente acreditamos que é fazer arte. Pode até parecer uma utopia, mas é o que sentimos nesse momento, e como o poeta Ray Lima já disse: O que seríamos de nós sem as Utopias.

Queríamos agradecer ao apoio da Secretaria de Cultura e Prefeitura de Umarizal.

O próximo encontro do Movimento Escambo está marcado para os dias 19, 20, 21 e 22 de junho de 2014 na cidade de Caicó-RN, sob batuta do Grupo de Teatro Maria Cardoso.... Até lá

Primeira parte de fotos " Palhaços das Cias. Arte e Riso e Culturarte e espetáculo "O Maníaco do Prato":



















0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...