36º ESCAMBO – MOVIMENTO ESCAMBO POPULAR LIVRE DE RUA - 27 a 30 de setembro de 2013 - Mossoró-RN


POR JÚNIO SANTOS

Nossa última roda. A roda da conversa, da troca de ideias, da compreensão do que foi feito e do que não deu para fazer, do traçado de novos encontros e outras coisas mais.


Momento de história e vivência com artistas e arteiros que já passaram pelo Movimento Escambo galgaram outros caminhos e no percurso da vida nos encontramos. Tenho uma satisfação enorme de ter largado tudo, todos os grupos que passei para me dedicar de corpo, alma e emoção só ao Escambo, vivendo nele o processo natural de mudanças, rachas, reencontros, renovação e inovação sempre com um pé mais atrás que na frente já que as nossas referências são ancestrais e não os teóricos do além da academia. Mesmo em um período com ausência mais que justificada e necessária do Ray Lima, quando me senti só, pois contava com o Ray em todos os encontros através de seus poemas que são nossos manifestos poéticos. Com sua volta à luta ficamos mais fortes. Outros estiveram, vieram, se foram, chegaram de novo e sempre encontram o ESCAMBO do mesmo jeito que deixaram. Dormindo em escolas e prédios públicos que mantemos através de impostos, comendo simples, brincando numa roda sem grandes tecnologias, buscando os aceiros periféricos das cidades e o constante envolvimento com nós mesmos. Sabemos que não precisamos ir onde o povo está porque já estamos lá, como povo que somos.


Foi bom estar, trocar e viver com tanta gente da antiga que passaram pelo escambo e sabem que alguma coisa fica por dentro, como o Nonato, Lenilda, Augusto e Grimário que foi companheiro no Alegria-Alegria onde brinquei por uns dez anos.


Foi bom estar com os novos parceiros, tais como Dionisios que tem chegado na passada e no tempo certo ao movimento; Bené já quase porta-bandeira dessa escola de vida; Marcelo Amarelo, solidário, prático e muita arte na veia; Diego, que não conhecia pessoalmente mais já sentia afinação nos seus escritos na Rede do Escambo. Camarada de luta. Atrevido, destemido e prático. Sempre á disposição.

Prazer também viver com tantos há tanto tempo e está junto como tivemos esse ano sempre é maravilhoso. Ruim é quando passamos um ano sem se encontrar. Não somos evento feito em datas certas e anualmente somos seres humanos ávidos em está juntos uns dos outros o tempo todo.


A todos que colaboraram, destacando o empenho da Wberllane para essa realização, cheia de trabalho com a monografia na universidade largou tudo para nos representar nas reuniões - nossa eterna gratidão por se empenharem tanto para cada vez mais fazer escambos, escambos, escambos... Com Ruan, Diego Ventura, Firmino e outras quatro pessoas.


Mais Imagens

















Fotos: Wbelhane Pereira,  Junio Santos, Américo Oliveira e Movimento Escambo– Via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...