Conferencia Estadual de Cultura do RN foi um desastre!!!!!

Vejamos o atual retrato da cultura do Rio Grande do Norte visto por parte do governo estadual:

Não tivemos conhecimento de alguém de Umarizal no evento, mas pesquisamos e conversamos com amigos artistas de outras cidades que participaram da conferência e tivemos a conclusão que os que fazem parte da atual gestão em nosso estado não estão preocupados com o desenvolvimento cultural do mesmo, se não os próprios artistas independentes que regem nossa cultura.

Vai aí apenas duas de várias postagens que encontramos na internet criticando o evento:


Foto: Artistas do RN e representantes do MinC

A III Conferência Estadual de Cultura, realizada pelo Governo do Estado, através da Secult/FJA, com abertura quinta, 26 no TAM e trabalhos, sexta, 27, no TCP, em Natal/RN, não atendeu as expectativas dos artistas.

Muitas coisas não estavam niveladas ao evento como a ausência da Secretária Isaura Rosado, divulgação da IV conferência, quando na verdade foi a 3ª, desajuste no regimento interno e falta de logística.
O tempo também foi muito curto pra se discutir o Rio Grande do Norte. O que se pode aproveitar da conferência foram os contatos entre pessoas dos movimentos culturais e claro, a foto.





Não existe muito o que se comemorar após a Conferência Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte, realizada na nesta sexta-feira (27).

A organização do evento esperava algo em torno de 150 conferencistas, mas ao todo foram mais de 300 presentes. Espaço pequeno, comunicação com as Prefeituras insuficientes, infraestrutura para o evento abaixo do esperado, falta de articulação de uma Mesa Diretora ou Executiva com organização, logística e conferencistas.

A maioria dos delegados e presentes saem da Conferência sem muito o que comemorar, mas a falta de organização foi repudiada em várias moções apresentadas e aprovadas pela plenária.



Agora o processo continua em Brasília, com realização prevista de 26 a 29 de novembro de 2013 e reunirá representantes da sociedade civil escolhidos nas conferências municipais e estaduais, além de membros do governo. O tema escolhido para esta edição foi ”Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura” que será desdobrado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o país, sobre a produção simbólica e diversidade cultural, sobre a cidadania e direitos culturais, e sobre Cultura e desenvolvimento econômico, dentre outros.



Para a 3ª CNC, em Brasília, no mê de novembro de 2013, está sendo esperada a participação de mais de 3 mil delegados de todo o país, entre representantes do Governo Federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Além desses poderão participar convidados com direito a voz e a voto e observadores apenas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...