Arte e Riso em todos os cantos

Apresentação em parceria com o grupo Mascaras de Sal da cidade de Macau/RN DIA DAS CRIANÇAS NA ESCOLA JOÃO PENHA FILHO Macau/RN 11/10/2013
Por Emanuel Coringa 

No outro lado do estado do Rio Grande do Norte a Cia. Arte e Riso também se movimenta, afinal de contas ser Arte e Riso não é um status, não é um nome estampado em um espaço de "destaque", ser Arte e Riso é estar em AÇÃO nas praças, ruas, assentamentos, sindicatos, movimentos sociais, ESCOLAS, aquele mesmo espaço que viu a 11 anos atrás, das mãos de Francisco dias (Chiquinho) Jose Neto (Zé Neto) Jardeu Amorim e este que aqui escreve Emanuel Coringa, e em questões de dias juntaram-se a nós Geovany Cavalcante e o grandioso, uma de nossas maiores descobertas, João Paulo, vulgo Tatu. Em alguns anos de nossos loucos rasantes nas estradas de barro batido de nossa cidade, veríamos a entrada das desbravadoras femininas em nosso grupo, nossas primeiras mulheres palhaças: Luana Oliveira e Patrícia. Para que contar agora essa historia dos primeiros dias e anos da Cia. Arte e Riso? Conto tudo isso, pois hoje me senti como em nossos primeiros dias, a escola Municipal Professor João Penha Filho na cidade de Macau/RN onde volto à escola em outra função, como professor de artes. Macau é a cidade onde leciono em algumas escolas desde o inicio do ano. Depois de mais uma semana composta de três expedientes corridos em sala de aula, coisa que sei que muitos de nós estamos fazendo para viver, que bom que a escola nos recebe de volta, sinal que os doidinho do Arte e Riso têm o que mostrar, sejam como professores, músicos, poetas, quadrilheiros, palhaço, etc. Pela manhã, hoje sexta-feira a voz tinha chegado ao seu limite extremo, acordei sem voz e em um daqueles dias que todos já passaram, sem condições alguma de me apresentar ou trabalhar com qualquer coisa. Mas, mesmo assim levantei, lembrei que a escola aonde íamos nos apresentar tinha como única atração nosso espetáculo, levantei e sai com esse pensamento físico, para que meu corpo entendesse o que tínhamos para fazer. Com sorte, ao chegar soube que teríamos também a presença de outra galera que batalha para produzir arte nas bandas de cá, O Grupo de Teatro Amagoa. Em muitos momentos alguém deve ter se perguntado, como ele fala em NÓS, se o grupo esta a 220 quilômetros de Macau? A companhia Arte e Riso por necessidade estava ali representada apenas por mim, mas ao meu lado tinha uma roda de energia de cores diversas, de raios que transbordavam em pequenos corpos juvenis que clamavam para gritar para o mundo que estavam ali, vivos, atuantes, querendo transformar o mundo e a si mesmo através da arte de interpretar ou de viver palhaço. Um pequeno grupo de alunos da escola onde foram escancaradas as portas para abraçar minhas loucuras que se mesclam entre grandes realizações de trabalho a desilusões e momentos de desespero na difícil arte de lecionar. A Escola Estadual Professora Maria de Lourdes tem em seu quadro estudantil um pequeno grupo de alunos com idade entre 12 e 15 anos que mesmo estudando e vivendo em uma escola e comunidade considerada por muitos daquela cidade como periférica, e assim como nós, crianças que resistem e persistem a fazer arte em uma pequena cidade do interior do estado em um bairro que com toda simplicidade, populoso e lutadora, que tira em sua maioria, do mar e das grandes montanhas de sal seu sustento, estudando em uma escola que mesmo com toda dificuldade fervilha politica, letras, números e muita vontade estampada na cara de cada um dali, vontade de doar para aqueles alunos o que melhor temos a oferecer. O grupo Máscaras de Sal é sem que muitos saibam por conta da distancia e do pouquíssimo tempo que assumo que tive para o Arte e Riso este ano de tantas mudanças para mim, cidade novamente, conciliar profissões, e viver literalmente no vai e vem da estrada nas pontes áreas Macau, Natal, Umarizal. Alguém deve estar dizendo, agora ele vai dizer que é o novo grupo que ele fundou e vai sair do Arte e Riso, para a alegria de uns e tristeza profunda de outros, não se trata de minha carta de desligamento do grupo, sabemos que isso nunca vai acontecer! Outras pessoas já tentaram usar da força politica, emocional, GANHAR NO GRITO, e não deu certo. Só sairei deste grupo no dia que eu sentir que a minha aproximação com meus companheiros e alguns ate irmão de convivência próxima ou distante, quando eu vir que nada mais tenho a contribuir para o crescimento do coletivo e dos indivíduos desta Família, sem falsa moral, que ajudei a GERAR. Muitos, durante nosso historia, tentaram FORÇAR suas ideias e necessidades PESSOAS no GRITO e não conseguiram, mudamos de pensamento varias vezes, mas após discutir debater, brigar, mas tudo a custa de muito argumento e não na FORÇA, pois quando isto acontece temos na maioria das vezes duas reações, levantar, gritar também ou SILENCIAR e relevar como um surto, o complicado é quando os SURTOS se repetem e nada fazemos, calamos, mas isto não é uma característica forte dessa nossa equipe. Voltando ao grupo Máscaras de Sal, eu não sou membro dele, mas somos a meu ver, não sei se os mesmos tem o mesmo pensamento de mim, mas acredito que sim, o grupo é coordenado por uma grande figura chamada João Maria, que há algum tempo faz arte com aquela meninada nos teatros e recentemente ocupando o espaço da rua, engrossando o caldo da busca por uma arte publica de rua, aquela que todos têm acesso, feita pelo povo e para o povo. Voltando mais um pouco no texto, retorno a escola João Penha Filho onde também sou professor pelo município. A hora de iniciar a maquiagem, um caos, uma mala velha de um jovem palhaço chamado Léo, que a todo o momento tinha que ser lembrado por mim ou pelos colegas, que estávamos na sala da diretoria, uma ansiedade tão grande que fez Leonardo ser pego de cueca com as calças na mão por uma professora, uma simples coincidência que terminou em risadas da professora e dos poucos meninos que presenciaram. A loucura era total, nervosismo de alguns, outros combinando textos, escolha de figurino kkkk. Éramos nos quando iniciamos! A energia daquela garotada me chegou de uma forma que a voz me deu uma ajuda de pouquíssimo mais de 30 minutos, tive que sair da cena para observar a cara de alegria contagiante que estava naquele espaço, crianças pequenas querendo fotos, autógrafos e nos rostos de meus alunos membros do Máscaras de Sal um sorriso que passava e muito das orelhas, irradiavam satisfação, e eu? Eu também me senti como eles e mais feliz ainda quando algum se aproximava e diziam, foi massa! Esta feliz? Adorei! Que saudade me deu de você, que furacam de lembranças ficou minha cabeça. A tarde não pude cumprir com outra apresentação no distrito de COHAB, local que abrigou durante muito tem Junior Santos, tive que seguir caminho para Natal/RN para me mexer na busca de um agora necessário mestrado, para que quem sabe em breve possa estar mais próximo de você, se não for morando ai, mas quem sabe tendo mais condições de tempo para o grupo, sem lecionar em 4 escolas e 26 turmas como faço hoje e farei ate o fim desse ano. Acho que agora da para entender a distancia, mas que bom que a escola tem recebido bem todos nós, com membros do nosso grupo desenvolvendo seus trabalhos com arte de forma maestral em sala de aulas regulares e em projetos como ProJovem e Mais Educação. Hoje apesar de longe, olho a agenda do grupo e me da uma saudade da subida da serra de Martins no carro de Luizinho, na D20 de Galego do Conjunto, um artista circense que trocou a lona pelo coração de uma Umarizalense, foi e é um grande incentivador de nossas bandas de festas e bailes de nossa cidade, que hoje tem um filho com o nome do maiores guitarristas do Mundo, Jimi Hendrix, que toca Bateria em uma banda de Axé da terrinha. Coisas que só em Umarizal acontece! Hoje como diria Joelson ao encontrar com a Arte e Riso nos Escambos ou Festivais é para mim um momento de matar a saudade de muitos de você, como a pouco mais de 15 dias no Escambo de Mossoró. Tudo isto para dizer que estou VIVO e VIVENDO ARTE em meio a tanta loucura, idas e vindas de um lugar para o outro, onde estamos produzimos, vemos arte brotar de cabecinhas intrigadas e aos poucos as pessoas passam a compreender que, todos somos capazes de produzir arte e temos o direito de vê-la e, como diria muito Junior Santos parafraseando Frederico Garcia Lorca ao dizer que como nosso POVO sabe ver arte quando tem condições de vê-la. Eu quero para o teatro A chegada da luz de cima sempre Quando os de cima chegarem ao teatro Tudo estará resolvido Os de cima são aqueles Que nunca viram Hamlet, Ottelo, nem nada! Existem milhões de homens que nunca viram teatro Mas como sabem vê-lo quando o vêem! (FEDERICO GARCIA LORCA) Mesmo distante de forma física e espacial, nunca deixei de ser Arte e Riso, mas neste momento a necessidade trazida pelo tempo me fez atuar no Arte e Riso de outras formas e em outros espaços, assim como nossos Quadrilheiros, Músicos e poetas que desenvolvem seus trabalhos individuas muitas vezes por necessidade. Há algum tempo vi na necessidade de montar trabalhos solos para não parar de fazer teatro em detrimento do tempo que as aulas me tomavam e tomam, no entanto mesmo quando “sozinho” carrego no peito e na ficha técnica “ A Cia. Arte e Riso de Umarizal/RN apresenta:.......” em alguns momentos consegui ter condições de trazer para perto de mim Victor, mas é tudo muito difícil em tempo, agenda, deslocamento etc. BOM sinal, meus amigos também estão se virando para ate não ter que sair de Umarizal como eu. Para o ano que vem em parceria com a escola Edinor Avelino e seu diretor Gilson Peixoto, Tati e eu escrevemos um “Mais Educação na Escola” com a ajuda de companheiros que se despõem a esta chata tarefa de escrever projetos, Paiza, Ariel, Deny, Batata e Adson. Neste projeto a Cia. Arte e Riso entra como parceiro da escola e dá ao nosso grupo todas as condições necessárias de fazer apresentações de 3 dos espetáculos de nosso repertorio em Macau/RN. Este grupo faz parte de toda minha historia em Umarizal e fora dai, ninguém nem nada vai conseguir me tirar ou distanciar de vocês, do verdadeiro Arte e Riso, nós vamos sempre tentar nos manter juntos das mais diversas formas, e não SEPARANDO, DIVIDINDO se a vida nos impõem a distancia territorial as ideologias nos juntam e aqueles que tem realmente um ideal de coletividade tem sempre em sua mente a busca de juntar, aproximar, agregar valores e pessoas. Ver no blog a agenda que o grupo cumprirá coletivamente e postar a minha separada, mais nunca sozinho, sempre procurando parceiros em todos os cantos que ando. “Aos meus alunos e parceiros vai sempre ficar a gratidão e a felicidade de ver a vontade, a garra, a vida na arte que fazem obrigado por aceitar embarcar no disco voador da arte. Aos meus companheiros, para os que não têm crença religiosa fica o desejo de muita merda neste percurso de mais uma semana da criança, e para os católicos, além de merda desejo que a Negra vinda das águas que hoje abençoa o dia de nossas crianças proteja todos! Amem e muito axé. Curtam e brinquem muito esta data fazendo este percurso em nossa região que varias vezes fiz ao lado de muitos de vocês”. Beijo a todos: Emanuel Coringa- palhaço Lombriga CIA. ARTE E RISO ATE O FIM!


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...