Governo começa a pagar Pontos de Cultura

Os Pontos de Cultura fazem parte do maior projeto de distribuição de renda promovido pelo Governo Federal. Aqui no Rio Grande do Norte, pelo menos 15 mil pessoas – em uma equação simples – estão direta ou indiretamente envolvidos com os Pontos. A afirmação é de um do ponteiro e fotógrafo Teotônio Roque, um dos responsáveis pela Ong Olhares que coordena o Ponto de Cultura Lumiar, entidade cujo objetivo é difundir as artes visuais, destacando seus aspectos pedagógicos, sociais, econômicos e ambientais. Integrante da Comissão Institucional da Rede de Pontos de Cultura do RN, Roque, nomeado Tuxauá (ou articulador / mobilizador em Tupi) pelo Ministério da Cultura, comemora o repasse de R$ 911 mil autorizado pelo Governo do Rio Grande do Norte e anunciado pela Fundação José Augusto na última quinta-feira, 17.

Comissão dos Pontos de Cultura comemora primeiro repasse

Os recursos estavam atrasados há mais de um ano e contemplam 16, dos 64 Pontos espalhados pelo Estado. “Com esse pagamento, concluímos a primeira etapa de repasses”, informa Teotônio. Cada Ponto tem direito a três parcelas anuais de R$ 60 mil.

Destes 64 Pontos de Cultura potiguares, 33 já haviam recebido a primeira parcela do repasse; o grupo contemplado dia 17 é formado pelas 16 Associações dos Amigos das Casas de Cultura; e 13 são suplentes autorizados pelo Ministério da Cultura para serem incluídos nos pagamentos. “A Fundação José Augusto / Secretaria de Cultura se comprometeu a acertar esse débito ainda neste primeiro semestre”, disse Teotônio. Para fechar a conta, dois Pontos de Cultura permanecem com pendências burocráticas.

Durante a solenidade de repasse dos recursos aos Pontos de Cultura, a Secretaria de Cultura/FJA também encerrou o curso capacitação oferecido a 40 agentes culturais durante a semana que passou. Os agentes tiveram acesso a experiências exitosas das Casas de Caicó, Campo Grande, Martins e Florânia. As conferências foram proferidas pelo médico Iaperi Araujo, Maria Bezerra, o folclorista Deífilo Gurgel e a diretora e coreógrafa Diana Fontes. Os museólogos Hélio Oliveira e Odinélia Targino também estavam entre os orientadores do curso.

Postado por Jardeu Amorim


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...