Secretária de Cultura de Umarizal fala sobre a adesão do município ao SNC e convida artistas para fazer cadastro informativo

Maria Zeneide Menezes - Secretária de Cultura de umarizal
A Secretaria de Cultura de Umarizal está sendo cadastrada no Sistema Nacional de Cultura, procedimento que se faz necessário para o Município ter acesso às verbas destinadas ao fomento de atividades culturais. De acordo Maria Zeneide Menezes, Secretária Municipal de Cultura, a partir deste procedimento a Prefeitura de Umarizal estará apta a captar recursos oriundos do Ministério da Cultura e do próprio Fundo Nacional de Cultura.

Casa de Cultura Popular Palácio do Gavião - Umarizal - RN
“O sistema Nacional de Cultura para o município é uma porta aberta para que as ações da cultura comecem a chegar até nos. E é muito importante, porque se não existir essa demão com o Ministério fica difícil a gente procurar trazer alguma cultura do município”, disse Zeneide.

Grupo de Dança  Folclórica Araruna da Escola Estadual Paulo Abílio  durante a visita do bispo Dom Mariano
Ainda de acordo com a secretária, o município ainda não conta com um fundo de financiamento da cultura, que serviria para financiar as iniciativas culturais dos artistas locais “Mas eu acredito que com essa adesão ao Sistema Nacional de Cultura, o prefeito Mano vai criar o fundo, o conselho que é uma força muito grande para resolver as coisas e quando tiver tudo organizado vamos resgatar o carnaval, São João a banda de musica que é uma coisa que Mano quer resgatar porque tudo isso é cultura”, declarou.

Artistas umarizalenses - Lançamento do ponto de Cultura "Umari Cultural" - 2011
Assim, a Secretaria Municipal de Cultura de Umarizal está realizando um cadastro informativo de todos os artistas, artesãos, vendedores, promotores de eventos e pessoas responsáveis por grupos culturais do município. O objetivo é criar um banco de dados que ficará a disposição da secretaria para eventuais contatos.

Gavião - Símbolo do Movimento Escambo em Umarizal
“A gente pede que venham na secretaria fazer o cadastro para quando a gente precisar poder entrar em contato, com os grupos de quadrilhas, artistas, enfim, tudo que for cultura é só procurar a secretaria”, pede a secretária da pasta, Maria Zeneide Menezes.

Grupo Junino umarizalense Encanto do Nordeste - Arraiá Quebra - Quebra
A secretária destaca que o cadastro é importante para que a prefeitura tenha conhecimento das pessoas que promovem cultura em Umarizal, facilitando assim o apoio para realização de eventos.

Recepção dos artistas na chegada do bispo Dom Mariano na Casa de Cultura  Popular
“Os artistas da terra tem que vim se cadastrar pra gente se conhecer e puder incentivar o avanço da nossa cultura”, completou.


Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal
Do: Uzl Em Fotos


Nota:

É de extrema importância à adesão de Umarizal ao Sistema nacional de Cultura (SNC). Como temos acompanhado há vários anos, inclusive debates no próprio Ministério da Cultura, essa conquista de criação do Sistema Nacional de Cultura, Plano nacional, estadual e municipal de Cultura, Fundo Nacional, estadual e municipal de cultura e consequentemente o Conselho municipal e cultura foi uma luta de todos que fazem arte nesse país, atentar para uma política cultural realmente voltada para esse fim , sem que seja desviada para outros seguimentos. Até o momento 49 cidades potiguares já aderiram ao SNC, o que não é fácil. A mais recente a conseguir foi a cidade de Jardim de Piranhas na última terça, 02 de abril. Nós da Cia arte e Riso  estamos diretamente em contato com parceiros de cidades da região que conseguiram ser inseridos no SNC, como por exemplo Berg Bezerra atual Coordenador da Cia. Ciranduís e Ex - Diretor Presidente da Fundação de Cultura de Janduís (Funcult) que presta serviços em Assessoria Cultural e sempre tem nos orientado a insistir na implantação em Umarizal.

A Cia. Arte e Riso está a disposição da Secretaria Municipal de Cultura de Umarizal para ajudar no que for possível para a implantação do Sistema Nacional de Cultura em nossa cidade, pois só assim teremos forças pra buscar recursos para nossa cultura que é tão forte e tão pouco valorizada.


3 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...