Arte e Riso desembarca em Natal/RN


A Cia. Arte e Riso já está em Natal/RN para o ensaio aberto nesta quinta-feira 04 de junho, na Mostra Cena Jovem, projeto idealizado pela Casa da Ribeira com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Petrobrás, Lei Câmara Cascudo e Governo Federal Brasil Pátria Educadora, que premiam 04 grupos ou companhias do estado, entre eles os filhos do Gavião (Cia. Arte e Riso), que neste feriado de Corpus Christi apresentará o espetáculo “Meu nome é Zé” que satiriza as relações políticas/politiqueiras fortalecidas em nossos períodos eleitoreiros no Teatro Casa da Ribeira.


Você é nosso convidado a brincar de teatro conosco. 

Nas palavras do Grupo


A cada dia vejo o espetáculo “Meu Nome é Zé” tomar estruturas definidas, e mais que nunca tomar a cara da Cia. Arte e Riso. A comédia sempre foi uma vertente forte em nosso grupo, mas ao falar de política, e a partir da forma ridícula da qual somos tratados por nossos ditos “representantes”, nos mais diversos níveis, vejo se desenhar em cena um verdadeiro escracho! Aos meus olhos de Encenador/Ator, compreendo isso como uma reação -  ou até “vingança” -  popular às formas como os políticos de nosso país em um contexto geral tratam nosso povo, com promessas mirabolantes, conchaves secretos, desastres administrativos, e tudo isso maquiado com propagandas ilusórias, fazendo com o nosso povo, uma piada de muito mal gosto! A Cia. Arte e Riso torna cênica a vontade de muitos de nossos brasileiros, escrachar com quem há muito nos fazem brinquedos. Em nossas conversas coletivas após ensaios, em meio a gargalhadas, temos uma certeza, se fosse na época da ditadura seriamos todos presos, a meu ver nem estrearíamos! Mas há uma força de um grupo que, assim como Brecht em sua proposta de teatro épico, chama o povo ao movimento, ao manifesto, a ter voz e fala, a ter fala e voz! Como em um dos trechos de nossas canções de autoria de Joelson de Souto:

Eu sei que já passou da hora
Do povo falar
Mas fala agora
Falar atrasado
É bem melhor
Do que viver sem ter falado.



Em breve o público estará diante de mais um voo dos filhos do Gavião (nome dado a nossa cidade Umarizal/RN durante muitos anos) os gaviões que voam sem medo, mesmo quando alguns amigos que veem os ensaios nos dizem: Para que vocês vão mexer com política? Isso é perigoso, porque não falar de questões íntimas dos seres humanos como seus sentimentos, Amor, Saudade, compaixão etc. A estes respondemos que mexemos com a política, porque a política mexe com agente. E desta vez o Arte e Riso fará o riso correr frouxo, tendo como suporte aqueles que parecem sempre rir de nós, botaremos o público diante do espelho para proporcionar a ele gargalhadas infinitas, para que a junção das várias risadas quebre o espelho e nos faça ver do outro lado, e quem sabe compreender que a quebra do espelho depende de uma AÇÃO dramática, cômica, revoltosa ou revoltada.  

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...