Dia da água? Só hoje?

Foto, edição e texto; Junio Santos - Região Seridó potiguar
Por Junio Santos

Que o sertão é seco, todos estão cansados de saber. Que o sertanejo é um forte já é palavra corrente na literatura. Mas viver de verdade no sertão é uma experiência mágica e única. Só aqui aprendemos sobre o céu sem a fantasia das religiões. Só aqui passamos a valorizar cada gota d'água. Só aqui "mangamos" dos lugares que na primeira seca já enxergam o fim do mundo e que a imprensa notícia como se fosse um fato único. Aqui pra chover é preciso juntar muitas lágrimas de sertanejas. Com muitas rezas, preces e sobretudo desejo de fazer a chuva de baixo atrair a chuva de cima.

Nessa secura, culpa exclusiva de poucos gananciosos que fazem riqueza em detrimento da pobreza de muitos outros, derrubando árvores, queimando tijolos e telhas sem filtragens, desviando rios e águas pra reservatórios particulares, apoiando, elegendo e mantendo no poder políticos corruptos que protegem a destruição do sertão, o sertanejo mais queimado que forte respira vida quando olha pra cima e ver suas lágrimas voltarem pra terra em forma de água.

Isso é triste. Muito triste. Mais é a verdade que se aprende na poética seca do sertão que alimenta e enriquece corruptos na indústria da seca patrocinada pelos poderosos do poder.


Até quando???

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...