Grupo Off-Sina lança projeto “Circo na porta de casa” no Largo do Machado no RJ


Por Helena Garrido - www.mancheteonline.com.br

Respeitável público da cidade maravilhosa: abram passagem para as cores e alegrias da arte circense! O Grupo Off-Sina vai presentear os cariocas com o projeto “Circo na porta de casa”, que será lançado dia  1º de março, às 16h, no Largo do Machado. No bairro da zona sul que é também o lar do projeto, os artistas Richard Riguetti e Lilian Moraes irão comemorar o aniversário de 450 anos da cidade da forma que mais gostam: fazendo graça. Na programação, o espetáculo Tremelicando, Banda Rio e artistas convidados.

Em “Tremelicando”, apresentação do Grupo Off-Sina, os palhaços Currupita e Café Pequeno apresentam um roteiro de números excêntricos musicais, onde objetos comuns como bombas de bicicleta, sinos, latas, moedas, buzinas e guizos são transformados em instrumentos musicais inusitados, resgatados através de uma pesquisa sobre a vida e obra dos palhaços Treme Treme e Corrupita. A figura tradicional do homem dos Sete Instrumentos, artista que toca vários instrumentos simultaneamente, é trazida ao picadeiro através do Casal Banda. Já a Banda Rio é formada por sete músicos sob a regência do Maestro Norberto dos Santos, fundada em 1987. Tocam ritmos variados nacionais e estrangeiros, com vasta experiência em tocar em espaços públicos abertos e no carnaval. Resgatam as tradicionais marchinhas de carnaval, levando o público a dançar e cantar. Com seu repertório amplo e animado, agrada a todas as idades.

A iniciativa do Grupo Off-Sina consiste na continuidade das ações permanentes de formação, qualificação e aperfeiçoamento, circulação de espetáculos, estudo e reflexão sobre o circo-teatro de rua e o palhaço. Entre as atividades previstas estão a circulação dos espetáculos de circo-teatro de rua “O circo de uma nota sol” e “E o palhaço o que é?” por três Arenas Cariocas e cinco Lonas Culturais Municipais, objetivando o deslocamento do grupo de sua sede pública – o Largo do Machado – para um outro contexto cultural, buscando potencializar as lonas e arenas culturais municipais e seu entorno como um espaço de trocas culturais, políticas e simbólicas.

Sobre o Grupo Off-Sina
A trajetória do Grupo Off-Sina se mistura com a história do Rio de Janeiro. Fundado em 1987, o grupo vem desenvolvendo um importante trabalho sobre o teatro popular e a arte do riso, pautados na dramaturgia do teatro de rua e na comicidade. Com sede no “Grande Circo Teatro Garagem” (no bairro do Cosme Velho – Rio de Janeiro), a trupe é formada pelo casal de artistas Richard Riguetti e Lílian Moraes – palhaço Café Pequeno e palhaça Currupita, respectivamente. É um dos grupos que mais circulam de norte a sul do Brasil, onde já se apresentou em 23 estados e mais de 750 cidades. Richard e Lílian trabalham nas áreas cultural, social e educacional, elaborando, gerenciando, produzindo e executando projetos destinados a diferentes públicos. 

LANÇAMENTO DO PROJETO “CIRCO NA PORTA DE CASA”

Apresentação do espetáculo “Tremelicando”, do Grupo Off-Sina, Banda Rio e Palhaços Convidados.
Data: 1º de março
Horário: 16h

Local: Largo do Machado

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...