SECRETÁRIO X TENENTE

Diante desse fato e da repercussão que foi gerada em torno dele creio que a população deve ser ouvida e sua opinião ser respeitada. Eu, como artista e educador comprometido com a minha comunidade e com o desenvolvimento humano e promoção da cidadania no nosso município, sempre tento ver acontecimentos como esse por um prisma que projeta muitas cores nessa escureza. Comentar uma briga de galo, de gente, do que for é sempre um bom assunto em mesa de bar, até em hora de almoço, comentar as politicanalhices municipais, é melhor ainda.
Nessa hora todos são sociólogos, economistas, juristas, mistas, simplistas, anti-socialistas, mas todo isso movido e embasado não no estudo de casos ou em formação acadêmica, mas em interesses político-particulares. Resumindo a lista de “istas” que fazia há pouco nós somos é EGOÍSTAS. Já que aqui em umarizal, como em toda cidade pequena, todos sabem quem é gato e cachorro. Para não parecer pedante e supremo farei um breve comentário a respeito do assunto em questão:
A tal briga protagonizada pelo Secretário Municipal Manoel Júnior (Júnior de Novinho) e o nosso novo comandante da força policial no município, o Tenente Carvalho. Li muitos comentários e ouvi tantos outros a respeito de quem estava certo ou errado, a respeito do trabalho da polícia, da postura de um secretário de tudo no mundo...e comentei mais ou menos isso num Blog:
Quanto a ação no que diz respeito à segurança pública tem que ser repensada desde as bases, pensem: as crianças do nosso município estão amparadas pela estrutura pública governamental no que diz respeito à educação, saúde, laser? E a estrutura familiar está dando conta da educação das mesmas? Os jovens de umarizal têm outras opções além da bebida, da droga, da farra? Há educação e trabalho para o jovem? E CULTURA tem? Quais são as nossas opções? Mesmo que um dia a polícia tenha condições de prender e desmantelar todas as gangues e bandidos a vulsos que agem em umarizal, a nossa corrompida e desamparada sociedade está pronta para fornecer tantos outros, e piores! Desse modo é preciso abrir o olho para essas outras coisas... por isso sempre defendo: educação e arte e cultura!
Vamos trabalhar consciências cidadãs e não só formar eleitores viciados e politiqueiros. Assim não culpo o secretário JR de Novinho ou muito menos o Tenente Carvalho, que estava trabalhando, ou quem quer que seja,.do jeito que a coisa vai todo mundo tem o direito de jogar murro em fim de festa, isso lá é nada, o pior é a estrutura que permite isso.


Como diria Galego e Nego Preto do espetáculo O MANÍACO DO PRATO da CIA ARTE E RISO: a Culpa é do Sistema, e o sistema somos nós!

JOELSON DE SOUTO, umarizali natione, non moribus. (umarizalense de nascença, não de costume)

1 comentários:

  • Anônimo | 10 de outubro de 2009 às 17:59

    "do jeito que a coisa vai todo mundo tem o direito de jogar murro em fim de festa, isso lá é nada"..Muito boa a frase!!Concordo em número, gênero e grau!!Existem coisas mais sérias a se preocupar!!(Taiany Duarte)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...