21 de Março, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Celebração da Fundação Palmares

FCP/MinC realizará evento que relembra a luta pela eliminação da discriminação racial.


O presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Eloi Ferreira de Araujo, participará do ato a ser realizado pela instituição para celebrar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21 de março). Marcado para às 16h desta quarta-feira, no Rio de Janeiro, o evento tem como intuito relembrar um dos maiores crimes contra negros da história: o Massacre de Shaperville, que culminou com 69 sul-africanos assassinados pela polícia de Johannesburg, em 1960, tornando-se marco na história mundial, o qual proporcionou o fim do apartheid.

As atividades acontecerão na Representação da Fundação Cultural Palmares, no Rio, localizada na Rua da Imprensa, 16 , no Palácio Gustavo Capanema – Centro. A iniciativa conta com o apoio da Superintendência de Igualdade Racial (Supir-RJ), da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Ceppir- RJ), do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Rio de Janeiro (Comdedine-RJ).

Além dos pronunciamentos de Eloi Ferreira de Araujo e dos presidentes das instituições que apoiam o evento, constam da programação apresentações de jongo, afoxé, roda de capoeira, além de degustação de comida afro. O encerramento será marcado pela lavagem da entrada do Palácio Gustavo Capanema, com água de cheiro, a cargo de diversas baianas.

Massacre de Shaperville

Em 21 de março de 1960, ocorreu, no bairro de Sharpeville, na África do Sul, um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a todos os não-brancos do país a usarem uma caderneta. No documento constava a cor, etnia e profissão de cada negro, sua situação na Receita Federal e restringia o acesso aos bairros brancos da cidade. A manifestação reuniu vinte mil manifestantes na cidade de Johannesburg.

Tratava-se de um protesto pacífico, mas mesmo assim a polícia sul-africana o conteve com rajadas de metralhadora, deixando 180 pessoas feridas e 69 mortos. Em1976, a Organização das Nações Unidas oficializou a data como memória ,tornando-a Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Texto: (Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
Fonte:
http://www.palmares.gov.br/?p=18525
http://www.cultura.gov.br/

Postado por Jardeu Amorim

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...