Ministério Público visita a Fortaleza dos Reis Magos

O 41° promotor de Justiça da Defesa do Meio Ambiente, João Batista Machado Barbosa, visitou a Fortaleza dos Reis Magos na manhã da terça-feira, 6 de março, e, ao término de sua vistoria, afirmou em entrevista à imprensa presente naquele momento que "não conseguiu detectar nenhum risco que levasse ao fechamento das atividades da Fortaleza ou que impedisse a sua visitação".

Os problemas pontuados por ele, como paredes com infiltração, fiação exposta, monumentos, disposições de mobiliário, painéis informativos e quadros sem cordões de isolamento, por exemplo, receberam recomendações e sugestões. Machado também orientou o corpo técnico presente da FJA que o projeto de restauração na Fortaleza dos Reis Magos, cujo início das obras está previsto para começar em abril próximo, fosse apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de maneira que todo o processo possa ter o aval daquele órgão e assim que sejam evitados problemas posteriores. Na ocasião, ele tomou conhecimento que esse procedimento já foi feito e que, inclusive, o Iphan já se pronunciou com suas próprias recomendações. Machado disse pretender voltar à Fortaleza em abril para acompanhar as obras de restauração.


A licitação da restauração da Fortaleza dos Reis Magos junto à Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (SIN) será na próxima terça-feira, 13 de março. Já houve uma chamada porém, como só se apresentou uma única empresa, o Governo do Estado decidiu por fazer uma segunda licitação.

A visita do Ministério Público foi acompanhada por técnicos da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), como o diretor da Fortaleza, Aparício Antunes, o engenheiro Sérgio Wiclife, o coordenador do Centro de Documentação Eloy de Sousa (Cedoc), Hélio Oliveira, a técnica em Museus, Odinelha Targino, a funcionária da FJA, Socorro Soares e a procuradora do Estado, Marjorie Madruga. Todos eles se dispuseram a explicar o funcionamento daquele monumento histórico, assim como esclareceram aspectos da obra de restauração que deverá sanar os problemas atuais existentes. "Em termos estruturais a Fortaleza está muito bem preservada. Existe uma deterioração natural, pela própria localização", disse a procuradora do Estado.

Créditos das Fotos: Fábio Cortez e Giovanni Sérgio
Fonte: http://www.cultura.rn.gov.br/
Postado por Jardeu Amorim

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...