Arte e Riso Participa de palestra: 'Violência Contra Mulher é Caso de Polícia”


Leonardo Alves a esquerda ao lado do Prefeito Mano e Primeira Dama Sandra Maia

O membro da Cia. Arte e Riso Leonardo Alves participou no dia de hoje (segunda-feira, 25,) de uma palestra intitulada 'Violência Contra Mulher é Caso de Polícia”. Proferida pela delegada da Polícia Civil de Umarizal, Dra. Liana Carneiro Aragão. A ação foi realizada também para dezenas de mulheres no estande da Secretaria de Assistência Social, montado no centro. A delegada destacou que a palestra é uma iniciativa Associação dos Delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol) para celebrar o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher.

Palestrante: Delegada da Polícia Civil de Umarizal,, Dra. Liana Carneiro Aragão
“É uma data que teve um evento marcante em 1960 com o assassinato de três irmãs na Republica Dominicana e desde então comemora-se nesse dia. Esse dia da inicio a um ciclo de atividades que dura 16 dias iniciando dia 25 e findando no dia 10 de dezembro que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos”, disse Liana

Durante a palestra dessa tarde, a delegada buscou conscientizar e orientar as mulheres de Umarizal sobre os vários tipos de violência.  “Passei pra elas noções gerais sobre direito das mulheres, violência domestica familiar, orientações para que a vitima saiba onde procurar ajuda, saiba quais são os seus direitos e incentivar denuncias”, disse Liana.

A delegada, que responde por Umarizal e Olho Dágua do Borges conta que nas duas cidades ainda são altos o número de casos de violência contra a mulher. “E eu acho que tem poucas denuncias. As vitimas tem um certo receio de denunciar, ainda tem muito preconceito”, frisou.

Liana destacou que a Lei Maria da Penha aumentou o rigor da punição dos casos, mas ressalta que a população ainda tem medo de denunciar. “Esse medo é mais uma questão de preconceito, uma queda de barreira. A lei existe, ela é aplicada, mas como a gente mora em uma sociedade machista, uma cultura patriarcal é uma coisa que é difícil de tirar. Por isso é necessário esses eventos, essa troca de informação por que só a educação, a passagem de informação é que pode abrir a mente e fazer as vitimas procurarem a policia”, explicou a delegada.

A palestra foi acompanhada pelo prefeito Mano e pela primeira dama e secretária de Assistência Social, Sandra Maia e foi mais uma ação que integrou a programação alusiva aos 55 anos da emancipação política de Umarizal.

Do site da Prefeitura de Umarizal
Via: Uzl em fotos

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...