Cena do espetáculo Meu Nome é Zé Casa da Ribeira - setembro 2015
A Cia. Arte e Riso de Umaziral/RN, com o espetáculo "Meu Nome é Zé" contemplado com o projeto Cena Jovem 2015 da Casa da Ribeira e patrocínio da Lei Câmara Cascudo, Governo do Estado do RN, Petrobrás e Governo Federal, e o Quarteto Dó Maior de Currais Novos são as grandes atrações que movimentarão o Espaço Avoante de Cultura hoje sábado, 26 de setembro, em evento que marcará a comemoração dos 04 anos de atividades ininterruptas desse equipamento cultural. O público que se fizer presente ainda terá a oportunidade de prestigiar o resultado da Oficina Avoante de Teatro, que atende a alunos da rede pública de ensino de Currais Novos, sendo ministrada pelo Professor de teatro Hélio Rocha, com mestrado e doutorado na UFRN e especialização na Alemanha.

Programação:


Informações via: culturaavoante.blogspot.com.br


A Cia. Arte e Riso segue a circulação pela região Seridó do estado do Rio Grande do Norte amanhã domingo27, no Centro Cultural Adjuto Dias na cidade de Caicó às 19:30h. 

Mestre Zumba Carlos Darlon fará hoje 25, apresentação pela Paz
Mais manifestação pela Paz em Umarizal - O mestre Zumba Carlos Darlon fará apresentação grátis hoje, sexta 25, às 17:30h na quadra do pastelão em Umarizal e convida toda a população para participar de mais um momento de reflexão pela paz em nossa cidade. 


Convite por Carlos Darlon no face book

Atenção galera: #UmarizalDançaPelaPaz, HOJE as 17:30h na Quadra do Pastelão uma mega aula de Zumba aberta para toda a cidade. Vista - se de branco e venha participar deste grande evento em prol de nossa cidade. MAIS DANÇA MENOS VIOLÊNCIA. MAIS SORRISO MENOS tristeza. #ZinCarlosDarlon #DancamosPelaPaz #AulaGratis.

Inicio da caminhada pela Paz em frente a Escola 11 de Agosto - Foto: O Umarizalense
“Pedimos justiça pela morte dele. Não só pela dele, mas de todas as pessoas vítimas de balas perdidas”. A frase é de uma das estudantes da Escola Estadual 11 de Agosto que participaram na manhã dessa sexta-feira, 25, de uma caminhada pela paz para lembrar a morte do estudante Francisco Lucas de 17 anos que morreu nessa última segunda, 21, depois de ser atingido com tiro na cabeça em meio aos festejos alusivos ao padroeiro de Umarizal. Com cartazes pedindo paz e justiça, alunos, professores e funcionários da escola caminharam por algumas ruas do centro cobrando ações do poder público contra a violência.

“Essa caminhada vem mostrar toda a nossa tristeza, toda nossa indignação com o que aconteceu. Não é justo de maneira alguma. A gente busca antes de tudo a justiça pela morte do nosso colega. A gente sim pode dizer que era um menino bom, que nunca fez nada de ruim a ninguém. No meio de tudo isso a gente vem pedir justiça, segurança e paz com certeza”, disse uma aluna que estudava com Lucas.

Caminhada pelas ruas da cidade de Umarizal - Foto:O Umarizalense
Houve comoção e choro durante vários pontos do percurso. Em uma parada em frente à prefeitura de Umarizal uma aluna cobrou mais atenção dos governos com a segurança pública. “Nós, professores, alunos, ex-alunos pedimos mais. Mais colaboração do prefeito, da polícia e do governador do estado”

A caminhada se encerrou na escola 11 de Agosto. O professor Bruno Bezerra disse que se surpreendeu com a participação dos alunos na mobilização, o que segunda ele mostra a indignação de todos com o crime que vitimou o estudante Lucas.

Alunos fazem manifestação em frente a prefeitura de Umarizal - Fotto: O Umarizalense
“Os alunos estão chocados, estão sensíveis a causa e a prova disso foi a manifestação que a gente fez. A gente até se surpreendeu pela quantidade de alunos que estavam presentes, 9 horas da manhã, nas ruas, protestando e mostrando sua indignação pelo que aconteceu”, disse o professor.

“A gente espera que saia alguma coisa de concreto com essa mobilização e que o Lucas não seja só mais um que se foi sem nem saber o que estava acontecendo”, completou Bruno.


Matéria e fotos - Leo Silva - O Umarizalense 
Imagem reprodução da Internet
Alunos e professores da Escola Estadual 11 de Agosto estão se mobilizando para realizar nessa sexta-feira, 25, uma grande caminhada em protesto pela morte do estudante Francisco Lucas de França Andrade, 17 anos, que morreu na última segunda-feira, 21, vítima de uma bala perdida que o atingiu na cabeça na Praça Helena Lúcia, em meio as festividades alusivas ao padroeiro do município de Umarizal.

Francisco Lucas de França Andrade - Vítima

“Os alunos da E.E 11 de Agosto inconformados com tamanha violência, convidam a população de Umarizal para participarem da caminhada pacífica, um grito por Paz. Participem. Não podemos calar diante a tamanha violência, insegurança e injustiça”, publicou um estudante em sua página na rede social Facebook.

A mobilização terá início às 7h30 da manhã em frente ao 11 de Agosto. A organização da caminhada pede que todos os alunos participem com a farda da escola e a população em geral com camisas e blusas brancas.


Informações - Leo Silva - O Umarizalense


ALOJAMENTO E DISCUSSÕES: Escola Estadual Tertuliano Ayres Dias
R. Francisco Holanda, s/n – Alto São Manuel (Próximo à garagem do Supermercado Queiroz)

ESCAMBAR: Espaço Espetáculo
Rua Inácio Vale, 187, Alto São Manuel. (por trás do Supermercado Rebouças).

APRESENTAÇÕES: Praça da Funger
Rua Sabino Valentim com a Rua Santídio Gurgel – Alto São Manuel

PROGRAMAÇÃO:
02/10 – SEXTA-FEIRA
15h as 15h30 – Entrevista na TV a Cabo de Mossoró – TCM, com representantes das Cia’s Ciranduis, Bela Trupe e Pão Doce
17h às 18h00 – Recepção dos escambistas na escola.
18h30 às 19h – Jantar
19h15 às 20h – Reunião para formação de equipes e divisão de tarefas

PROGRAMAÇÃO ESCAMBAR
20h30 – Apresentação dos grupos Nosso Jeito e Diocecena de Dança.
21h às 23h00 – Voz e Violão com Dayanne Nunes e intervenções artísticas dos escambistas.

03/10 – SÁBADO
07h30 às 08h30 – Café da manhã
09h às 11h30 – Discussões sobre propostas de apresentações e preparação local das atividades do Escambo em Felipe Guerra
12h às 13h – Almoço
14h às 17h – Análise dos espetáculos, vivências e proposta da programação.
18h às 18h30 – Jantar
19h – Cortejo Cultural. Saída do Espaço Espetáculo até Praça da Funger.
19h30 – Leitura Dramática com a Cia. Bela Trupe.
20h00 – Espetáculo “A Casatória C’a Defunta” da Cia Pão Doce.

PROGRAMAÇÃO ESCAMBAR
21h – Espetáculo “Dois” da Cia. A Mascara
22h00 – Programação livre com roda de conversas.

04/10 – DOMINGO
08h às 08h45 – Café da Manhã
09h às 10h30 – Considerações finais
11h às 12h – Arrumação da Escola
12h – Almoço e despedida.

Informações: Junior Félix.

Via Companhia Cultural Ciranduís
Agente de Cultura da Casa de Cultura Popular de Umarizal Maicon Monteiro
O prefeito Marcos Fernandes e o agente de cultura Flávio Maicon Costa Monteiro estarão em Natal amanhã, quinta-feira, 24, participando da solenidade para assinatura do termo de cooperação – Entre o Governo do Estado e o município de Umarizal - para o funcionamento da Casa de Cultura Popular Palácio do Gavião. O evento acontecerá a partir das 15h, na Pinacoteca Potiguar.

O termo vai oficializar a parceria em documento válido por um ano. Participarão da solenidade o governador, Robinson Faria, o diretor geral da Fundação José Augusto, Rodrigo Bico, prefeitos e secretários, coordenadores municipais e agentes de cultura.

Além de Umarizal, mais 10 municípios vão oficializar a parceria. O coordenador das Casas de Cultura do RN, Messias Domingos, explica que o apoio das prefeituras é antigo. “Elas já têm diferentes relações com as Casas. Algumas contribuem com realização de atividades, oferecem auxiliar de serviços gerais, produtos de limpeza e escritório. Outros ocupam salas com órgãos municipais”, conta, ressaltando a importância de tornar oficial essa ligação.


Informações Leo Silva - O Umarizalense
Matéria Italo Amorim - TV Assembleia RN

O Repórter Italo Amorim da TV Assembleia RN fez uma matéria sobre A Cia. Arte e Riso durante a circulação na primeira temporada do espetáculo “Meu Nome é Zé” na Casa da Ribeira para o programa Momento Cultural da emissora potiguar.

Vários artistas potiguares prestigiaram e elogiaram o trabalho da Cia. Arte e Riso na capital do estado. Dentre eles Lindemberg Farias - Ator, palhaço, dramaturgo, diretor, brincante popular e professor – Nata/RN da Cia Cênica Ventura - espetáculo: Fabulosas Delicadezas dos Elefantes contemplado com o Prêmio Cena Jovem pela Casa da Ribeira. 

Lindemberg Farias - Cia Cênica Ventura - espetáculo: Fabulosas Delicadezas dos Elefantes 

 “Show de bola meus amigos, amei. Vi o passado vira presente, presente dádiva, vi a arte do sertão, vi a arte pública de rua, via nossos guerreiros brincantes Ray Lima Cenopoesia, vi meu mestre de palhaço Junio Santos, meu amigo de turma e brincante Palhaço Filippo Rodrigo, vi o escambo, vi as rodas desse mundo de meu deus, vi Umarizal, Parnamirim, Santa Cruz, nossas aldeias e nosso mundo, vi o pode das canções, vi a força de um grupo e suas resistências para ser e existir, vi almas, vi vontades. Obrigado meus queridos, vida longa ao espetáculo e aos parceiros da Cia Arte e Riso. Valeu Emanuel Coringa Coringa e todos envolvidos nesse processo de verdades para esclarecer nosso povo”.



A Cia. Arte e Riso finalizou neste domingo 20, às 20:00hs a primeira temporada do espetáculo “Meu Nome é Zé” na Casa da Ribeira em Natal através Projeto Cena Jovem. A trupe umarizalense volta a capital do estado para a circulação na segunda temporada no mês de novembro entre nos dias 05, 06, 07 e 08, e 12, 13, 14 e 15.


A Cia. Arte e Riso agradece a todas as pessoas que assistiram, divulgaram e colaboraram para que nosso novo trabalho pudesse alcançar o maior público do Projeto Cena Jovem da Casa da Ribeira, lotando o espaço.  Mais uma vez nosso muito obrigado, principalmente aos nossos irmãos conterrâneos e de cidades vizinhas.

O projeto Cena Jovem é uma realização da Casa da Ribeira com patrocínio da Lei Câmara Cascudo, Governo do Estado do RN, Petrobrás e Governo Federal.



A Cia. Arte e Riso faz hoje domingo 20, às 20:00hs o último dia do espetáculo “Meu Nome é Zé” da primeira temporada na Casa da Ribeira em Natal pelo Projeto Cena Jovem. A trupe umarizalense volta a capital do estado para a circulação na segunda temporada no mês de novembro entre nos dias 05, 06, 07 e 08, e 12, 13, 14 e 15.

Local: Casa da Ribeira – às 20:00h - Preços promocionais - Você é nosso convidado especial.


O projeto Cena Jovem é uma realização da Casa da Ribeira com patrocínio da Lei Câmara Cascudo, Governo do Estado do RN, Petrobrás e Governo Federal.

A Cia. Arte e Riso fez sua apresentação de número 06 na Casa da Ribeira referente a primeira temporada da circulação do espetáculo “Meu nome é Zé” na Capital do estado. Hoje sexta 18, a companhia umarizalense bateu o recorde de público do projeto Cena Jovem lotando a casa de espetáculos. 

Agradecemos a todos que foram nos prestigiar, inclusive escolas e  os professores que levaram suas turmas.

A primeira temporada na Casa da Ribeira continua neste sábado e domingo às 20:00hs. 

Confira mais momentos:
















Circulação Seridó - A Cia. Arte e Riso fará nos dias 26 e 27 (sábado e domingo) de setembro apresentações nas cidades de Currais Novos e Caicó do espetáculo Meu Nome é Zé.


  • Em Currais Novos: Espaço Avoante de Cultura, dia 26/09;
  • Em Caicó: Teatro Adjunto Dias em parceria com os companheiros do Movimento Escambo Livre de Rua, dia 27/09 

Corinha atuando no time da UFRN - Foto: Julio Dantas
Imagem retirada da página do face book de Nair Cristina (Corinha)

O blog da Cia. Arte e Riso trata de assuntos relacionados à Arte/Cultura, Educação e Cidadania. Por isso,  não podemos deixar de homenagear essa grande amiga batalhadora e talentosa que certamente é ídolo por muitos em nossa comunidade não só pelo ótimo desempenho nas quadras de Handebol do país, mas pela determinação e exemplo que tem dado aos nossos atletas mirins de assim como a própria companhia Arte e Riso não desistir dos sonhos e ideais.

Corinha chegou a grandes clubes de Handebol do país e até a seleção brasileira através dos estudos e sua força de vontade, sem falar na qualidade é claro!


Parabenizamos nossa conterrânea “Corinha” pelo sucesso.

Leia na íntegra a matéria vinculada no endereço eletrônico: http://f9.net.br/

Artilheira do Estadual de Handebol, atleta da UFRN fala sobre preparação da equipe para Etapa de Mossoró.

Corinha é a artilheira do Estadual com 68 gols (Foto: Marcelo Diaz/F9

Artilheira do Estadual de Handebol, com 68 gols, a armadora esquerda Nair Cristina, que defende a equipe da UFRN, vive a expectativa para a terceira etapa da competição, que será disputada nos dias 18, 19 e 20, em Mossoró. Corinha, como é conhecida, teve passagens pelo handebol paulista, cearense e capixaba, além de defender a seleção juvenil do Brasil.

A atleta comentou sobre a preparação de sua equipe para a Etapa de Mossoró do Estadual de Handebol.

– Estamos nos dedicando muito aos treinos, pois queremos conquistar a terceira etapa e garantir o título estadual. O nosso grupo é uma família, sempre procuramos encontrar o melhor para a nossa equipe. Posso destacar que a união vem sendo um dos pontos fortes da nossa preparação - comentou a armadora, que falou sobre o atual momento do esporte no estado.

– Houve uma evolução muito boa. O campeonato no feminino começou com quatro equipes e hoje já conta com seis equipes, onde o nível é muito bom. Fico feliz ao ver equipes praticando o esporte, não deixando o handebol morrer no estado. Espero que o nosso handebol cresça cada vez mais – falou.

Apesar de jovem, Corinha já pode ser considerada veterana, devido o currículo de atleta.

– Fui convidada pelo Flávio Tinoco para fazer parte da seleção do estado, para mim foi muito bom. Depois fui chamada para fazer parte da seleção juvenil do Brasil. Joguei dois anos no Corinthians, na Portuguesa e pelo Piracicaba-SP, defendi o AEVV Esporte Vila Velha, de Vitória-ES e também passei pelo handebol cearense – disse Corinha, que é natural de Umarizal-RN, onde começou a praticar o handebol aos nove anos e acabou sendo descoberta pelo atual técnico da UFRN, Flávio Tinoco, que levou a atleta para fazer parte da equipe do Sagrada Família.

Marcelo Diaz/F9.net.br

As populares Sagas de Munguengue do programa Forró e Vaquejada vão integrar a programação da TV Interação durante a cobertura da Festa do Sagrado Coração de Jesus 2015. O radialista Jatão, apresentador do programa irá intermediar o quadro.

Os “Causos de Munguengue”, como será denominado na TV Interação, serão exibidos no telão da Festa do Padroeiro. Jatão conta as histórias, fabulas e contos de situações e fatos que só acontecem em Munguengue, uma pequena cidadezinha no interior do Ceará que parece ser o paraíso, mas nem tanto.

Com cenário tipicamente nordestino e até figurino, Jatão aparece no primeiro vídeo divulgado pela TV Interação hoje, 15, convidando todos a participarem do festejo religioso que acontecerá de 19 a 29 de setembro. O locutor também lembra que todo evento será registrado pela TV Interação que vai transmitir ao vivo parte missas e outros eventos.

Nas redes sociais o vídeo já repercute e já foi compartilhado por dezenas de internautas. Além da chamada para a festa e da novidade dos Causos de Munguengue, outro destaque do vídeo é a atuação de Jatão. O apresentador está sendo elogiado pelo desempenho mostrado no vídeo.

Confira o vídeo na página da TV Interação no Facebook

A Festa do Padroeiro 2015 de Umarizal terá cobertura da FM Fraternidade 104,9 - www.fmfraternidade.com.br - e da TV Interação - www.tvinteração.com.br. O Umarizalense também divulgará o evento diariamente.


Matéria de Leo Silva - O Umarizalense
Elenco do espetáculo "Meu Nome é Zé" - Foto: Romário Adriano
A Cia. Arte e Riso encerrou ontem, domingo 13, a semana inicial de apresentações do espetáculo “Meu Nome é Zé” na Casa da Ribeira em natal/RN. A trupe umarizalense e do Movimento Escambo Livre de Rua continua em cartaz nos dias 17, 18, 19 e 20 de setembro fechando a primeira temporada do novo espetáculo na capital. Depois a companhia volta a circuito de apresentações em Natal no mês de novembro deste ano.

Horários das apresentações: Quinta e sexta às 15:00hs e sábado e domingo às 20:00hs.

Preço Promocional R$10,00 

Personagem 'Velha' - Foto: Romário Adriano
O espetáculo “Meu Nome é Zé” é contemplado com o edital Cena Jovem e patrocinado pela Lei Câmara Cascudo, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Petrobrás e Governo Federal.

Agradecemos aos que estiveram presentes prestigiando nosso trabalho. Muito obrigado aos vários amigos, familiares, conterrâneos, professores e alunos em suas caravanas, e amantes do teatro.

Alguns comentários sobre as apresentações da Cia. Arte e Riso:

Imagem retirada da página do facebook de Sara Moura
"Parabéns Arte e Riso, Umarizal!!!! Espetáculo muito show, além de engraçado é muito importante para formular opiniões e impulsionar o povo pra realidade do que realmente deve ser política! Porque "é melhor falar atrasado do que nunca ter falado". (Sara Moura - Estaudante de Farmácia na UFRN)


Personagem Bêbado do espetáculo - Foto: Daniel Silva (Daniel de Maria de Dió)

“Hoje, tive a oportunidade de assistir a esse belo espetáculo, protagonizado por essas mentes brilhantes da minha terra natal (Umarizal).Logo, decidi fazer o convite a todos aqueles que estão dispostos a abrir sua mente e a sair da caverna (referência ao mito da caverna de Platão). Vale a pena sair da sua casa e ir ouvir o que esse grupo tem a dizer. Vale a pena prestigiar trabalhos artísticos como esse, compromissado com as problemáticas sociais do nosso país. Parabéns, meninos!! Muito orgulhosa do trabalho responsável e crítico desenvolvido por vocês. Emanuel Coringa Coringa, Jardeu Amorim, Joelson de Souto e companhia”. (Camila Furtado - Estudante de Nutrição na UFRN)


Foto: Cenário do espetáculo "Meu Nome é Zé" - Romário Adriano
Por Daniel Silva (Daniel de Maria de Dió) - Graduado em Gestão e Controle Ambiental.

“Hoje fui prestigiar o espetáculo da trupe umarizalense arte e riso. Jovens que se dedicam a arte e que na maioria das vezes não ganham cachê a sua altura. Vejo que poucos umarizalenses sabem o que é cultura e isso me deixa triste.
Aqui em Natal/Parnamirim vivem inúmeros umarizalenses, mas sabem quantos foram prestigiar nossos conterrâneos? Apenas dois, eu e meu amigo Kleinallysson Allysson, juntamente com minha amiga particular Dra Virginia Cabral (ótima cia diga-se de passagem).
Agora se fosse uma festa para sair em blogues aposto que estavam lá se estapeando para estar na primeira fila. Creio que alguns não foram porque realmente não puderam, mas a maioria não tá nem aí, se eles não estão nas mídias sociais pra eles não valem.
Fica aqui meu repúdio, minha insatisfação e indignação a essas pessoas, pessoas essas que não dão o mínimo valor a nossa cultura, nem tão pouco aos artistas da terra.
Há pessoas que ainda criticam minhas críticas, pra vcs eu só tenho uma coisa a dizer, “Piiiiii (foi editado)”.
Sou da terra das Umarizeiras e carrego o nome pra onde eu for. Se metade dos filhos de Umarizal fossem a casa da Ribeira estaria entupida de gente.
Mas não precisam ir não bando de burguês, o povo de fora faz isso por vocês, eles vão lá aplaudir de pé e prestigiar os artistas que vocês viram as costas.
Não adianta maquiar-se, todos sabem quem são vocês e de onde vem.
#‎Faltaderespeitoaosnossosartistas principalmente por quem é da terra.
Parabéns meninos do Arte e Riso, precisamos de mais tapa na sociedade pra ver se eles acordam desse mundo de ilusão social que eles vivem.
Temos pessoas capazes, mas poucos são os que conseguem enxergar.”


Personagens "Músico Bêbado" e "Bêbado " - Foto Romário Adriano

"Hoje voltei lá em "nóis". Fiquei tão feliz em ver subir ao palco uma turma talentosa e que traz na bagagem mais que sonhos... Traz o desejo de fazer rir. Fazer pensar. Tranformar! Está em cartaz na Casa da Ribeira o espetáculo "Meu nome é Zé". A peça usa a cultura popular, o riso e a música para criticar uma forma secular de se fazer política. E consegue! O trabalho é mais um para a conta da Cia Arte & Riso, do município de Umarizal, e segue em temporada neste sábado e domingo, sempre às 20h. As sessões se repetem de 17 a 20 de setembro e os ingressos custam apenas R$10. Deixo aqui a dica e o meu aplauso!!! #‎VamosAoTeatro" (Italo Amorim - Jornalista e Repórter da TV Assembleia)

Informações e comentários retirados do facebook

Foto: Italo Amorim

A Casa da Riibeira através do projeto Cena Jovem apresentam:
"Meu nome é Zé" da Cia Arte e Riso de Umarizal/RN.

De forma cômica, satírica e escrachada, a Cia. Arte e Riso faz das histórias de “Politicagem” de nossas cidades do interior um recorte do mundo.

Quando: Dias 12 e 13 
Horário: 20h

R$10,00 (promocional) - graças ao incentivo da Lei Câmara Cascudo/GovRN e patrocínio da PETROBRAS/Governo Federal.

Espetáculo para adultos - classificação livre.

O grande dia chegou! A Cia. Arte e Riso fez ontem quinta feira 10, às 15:00hs estreia do espetáculo “Meu Nome é Zé” na Casa da Ribeira.  O novo trabalho é contemplado com o Projeto Cena Jovem e patrocinado pela Lei Câmara Cascudo, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Petrobrás e Governo Federal.


Agradecemos aos que estiveram presentes prestigiando nosso trabalho, em especial a todos que fazem a Escola Santos Dumont em Parnamirm que organizaram uma caravana com dois ônibus para nos assistir. 










E hoje, sexta feira 11/09, terá outra sessão às 15:00hs válida pela 1ª temporada que vai até o  domingo dia 13. (sábado e domingo as sessões serão às 20:00hs)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...