O Rio Grande do Norte continuará investindo na educação. Verdade ou mito?

Por Sérgio Rubens
Palhaço Estragado - Sérgio Rubens

Neste domingo 12/08, em meio a uma solenidade de encerramento da Semana do RN em homenagem aos 511 anos da fundação do Estado, a Governadora Rosalba Ciarlini entregou comendas aos potiguares que se destacaram no biênio 2011/2012 com projetos nas áreas de educação, ciência, tecnologia, meio ambiente, combate às drogas, direitos humanos e formação do cidadão, todos os projetos em favor da comunidade.

Durante a solenidade a governadora falou na importância da continuidade dos investimentos na educação e disse que iniciativas voltadas para o reforço da educação pública é o caminho para o fortalecimento da cultura de forma geral, “tornando a sociedade mais justa e igual”. A governadora falou ainda que os jovens que optarem pelo caminho educação serão os grandes homens e mulheres do futuro do RN.

Betânia Ramalho (secretária de educação) declarou o seguinte “não existe outra política que transforme e construa mais uma sociedade do que a educação, que é responsabilidade de nós todos. Temos feito muita coisa pela área, mas vamos avançar muito mais ainda pela escola pública, um bem da população potiguar e a governadora esta à frente desse projeto”.

Vejo tudo isso como uma grande hipocrisia, como a governadora fala tão bem assim da educação se o estado não investe o suficiente para torna-la digna? Como a secretária de educação diz que tem sido feito muita coisa pela área se o jornal Tribuna do Norte divulgou em 05 de julho de 2012 que o RN é o segundo Estado que menos investe em educação no Brasil?

Na verdade, acreditar nesses pronunciamentos é crer em uma imensa utopia. Quantas greves foram realizadas para que os professores tivessem um aumento mínimo em seu salário?

Não dá pra acreditar mais em discursos desse tipo. A educação é à base de uma sociedade. Mas a educação do nosso estado está muito atrasada no que diz respeito a investimento.

A Escola Estadual Paulo Abílio em Umarizal, por exemplo, teve que ser transferida de local este ano por causa da infraestrutura que não tinha mais condições de receber os alunos, a Escola Estadual Professora Dina Nunes de Brito, também de Umarizal, está abandonada desde abril de 2011 e recentemente perdeu parte de sua estrutura depois de uma noite de chuva, os professores que foram aprovados no concurso do estado estão há vários meses sem receber, isso sem contar as salas de aula com em número exorbitante de alunos e a desvalorização profissional.

Analisando esses fatores, percebe-se que realmente é preciso que o Estado continue investindo na educação, ou melhor, é preciso que o Estado comece a investir na educação de verdade e não se limite a discursos vazios, sem fundamento e sem proposito, afinal a educação não necessita de promessas, mas sim, de ações concretas e resultados evidentes. O investimento na educação do RN é necessário e urgente.

Do Blog uzl em fotos - Espaço Educação e Cultura com Sergio Rubens

Isso é fato! E a falta de estrutura colabora e muito para uma má educação. Basta ler a seguinte matéria do Jornal De fato dessa última terça (14).

Via uzl em fotos:

RN fracassa nos ensinos fundamental e médio e não atinge metas do Ideb

O Rio Grande do Norte não atingiu nenhuma das metas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2011. De acordo com dados divulgados nesta terça (14) pelo Ministério da Educação, o RN fracassou nos ensinos fundamental e médio. Nas séries iniciais do ensino fundamental (1° ao 5º ano), a meta do RN era tirar uma nota 4,6, mas ficamos no 4,1; já nas séries finais (6º ao 9º ano) do mesmo grau de ensino, a meta era 3,9, mas não passamos de um 3,1; enquanto que no ensino médio ficamos com média 3,1, quando a meta era 3,7.

O Rio Grande do Norte também ficou abaixo das médias regional e nacional em todos os níveis de ensino avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Em relação a 2009, o RN teve avanço de 0,2 pontos nas séries iniciais, 0,1 ponto nas séries finais e manteve a mesmo desempenho no ensino médio.

O Ideb é o indicador criado para medir a qualidade da educação básica no país. E pela primeira vez o Brasil alcançou a média nos anos iniciais do ensino fundamental com nota 5. O resultado supera a meta estabelecida para 2011, 4,6 pontos. Também é 0,4 ponto superior ao verificado em 2009. Nos demais graus de ensino avaliados o avanço foi de apenas 0,1 ponto. [...]

Postado por Jardeu Amorim

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