O secretário de cultura daqui de umarizal tem esse blog aí: http://umarizalemdia.blogspot.com/2009/05/mais-blog.html#comment-form e colocou esse texto aí sobre jardeu, homenagem justa, mas ele deu uma alfinetada na gente e eu respondi.

Outro novo blog da terrina é da companhia de teatro Arte & Riso, que vem desenvolvendo um excelente trabalho para levar cultura e arte aos quatro cantos da cidade, uma verdadeira demonstração de cidadania. O endereço é http://www.arteriso.blogspot.com/

Aproveito o espaço, já que falei na companhia de teatro Arte & Riso para fazer uma justa homenagem a um dos grandes artistas da nossa terra, Jardeu Amorim, que faz de sua arte uma arma para fazer o bem, levando cultura aos pontos mais distantes desse município. O que chama mais atenção em Jardeu é esse espírito de doação, colaboração, e principalmente de liderança, para que o teatro de rua seja uma ferramenta de reflexão e informação a população que menos é informada, e que sofre por conseqüência da marginalização social.
Outro ponto positivo em Jardeu é que ele transita por todos os meios sociais de nossa cidade sem precisar se “transvestir” de uma “rebeldia sem causa”, comportamento pouco comum e muito menos usável na atualidade entre os artistas brasileiros, mas, que, esses mesmos artistas sabem cobrar por mais eficiência, recursos e respaldo das instituições governamentais, porém, sempre ponderando nas críticas e nas irreverências, contudo, buscando o verdadeiro reconhecimento cultural. Parabéns Jardeu! Sou infinitamente seu fã.

Comentário de Joelson de Souto:
O nosso grande Jardeu Amorim merece essa homenagem e quantas outras mais queiram fazer. Grande artista, querido amigo, pai dedicado e cidadão comprometido com a promoção da arte, cultura e da própria cidadania para todos.
O comentário feito pelo articulista a respeito do comportamento de Jardeu é verdade e de fácil comprovação, basta observar que ele se dá bem com todos e é muito raro encontrar quem não goste dele, eu pelo menos não dou notícia de ninguém. Mas falar em “rebelde se causa” no contexto de trabalho do Arte e Riso, do Movimento Escambo e de todos os movimentos sociais é no mínimo precipitado e descuidado.
Creio que ter uma péssima educação pública, saúde ‘doente’, falta de emprego, violência, insegurança e falta de perspectivas já configura uma situação revoltante.

Os membros da CIA ARTE & RISO, bem como os participantes de movimentos populares, são revoltados, rebeldes, indignados...como queiram, mas não nos resumimos a ficar criticando a prefeitura, as secretarias ou secretários. Estamos nas ruas com os nossos espetáculos que falam de violência, drogas, educação e marginalização do jovem, estamos nas escolas municipais fazendo campanha contra a dengue, estamos com a EMATER/IDIARN fazendo campanha contra a febre aftosa, estamos com a Igreja Católica nas comunidades rurais e nas festas da cidade, estamos na Casa de Cultura todas as noites dando oficina para jovens da comunidade, estamos na feira livre levando alegria para as pessoas, estamos no centro de saúde tentando amenizar a dor daqueles que se encontram enfermos, estamos em Jaduís, Icapuí, Fortaleza, Martins, Lucrecia, Carnaúba dos Dantas, Natal, Campo Grande, Caraúbas, Olho dagua do borges, Messias Targino, Patu e em outras cidades junto ao movimento escambo levando consciência a todos esses lugares.

Somos rebeldes sim! Porém, cidadãos maduros e preparados para enfrentar os problemas sociais com os quais nos deparamos diariamente. Nossa “rebeldia” aqui chama-se ARTE, chama-se TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, chama-se MUNDO MELHOR.


Atenciosamente e grato pela atenção e deferência sempre dispensadas a nós, JOELSON DE SOUTO.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...