Festival Nacional de Teatro de Rua em Pernambuco


Apresentação na praça central -foto João Barbosa
O Cabo de Santo Agostinho  - PE está sendo palco até este sábado (03/02) do 1° Festival Nacional de Teatro de Rua. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria de Executiva de Cultura e Lazer, e reúne grupos e companhias de teatro de vários estados do Brasil. A abertura oficial do evento foi realizada nesse sábado (25/02).

De acordo com o secretário Executivo de Cultura e Lazer do município, Rinaldo da Costa, o festival é uma oportunidade de propiciar um grande encontro e um intercâmbio cultural entre os atores. “Estamos em um momento ímpar da nossa cidade, pois acredito que a cultura é elemento fundamental na formação cidadã. Essa noite ficará marcada na cabeça de todos que hoje estão aqui presentes”, disse.

O festival também conta com mostras competitivas e debates após a apresentação de cada espetáculo, que será realizado em diversos pontos da cidade. Além disso, haverá mesas redondas e oficinas dirigidas aos participantes e comunidades. No encerramento (sábado), será realizada a entrega de troféus aos melhores espetáculos.

Nota do Blog:
É importante mostrarmos eventos relacionados a cultura popular, e principalmente no nosso nordeste, que é um dos maiores pólos dessa cultura no Brasil, contudo, um fato interessante nesse evento é o caso de avaliar os espetáculos após as apresentações (o que acontece em vários Festivais no Sudeste). Não sei se é o porque a Cia. Arte e Riso nunca participou de um evento desse tipo ou simplesmente pelo fato de não concordarmos com a idéia de achar que existem espetáculos melhores que outros. Mas, a verdade é que fazemos teatro preocupados com o social, a mensagem que queremos repassar para o espectador, em levar o teatro popular aos lugares mais distantes e impossibilitados de receber essa arte milenar, e não voltados em ser o melhor ator ou melhor espetáculo. Não temos  nada contra os grupos que participam do Festival,  e sim, com a forma como é conduzido o evento.

Esse é o nosso pensamento.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3521-6655
Texto: Ageu Lima- Estagiário da Secom/Cabo
Fonte: Ponto Arte e Viva - Santa Cruz /RN
Postado por Jardeu Amorim

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...