Formação da mesa de autoridades apresentada por Dapaz Coringa
O Núcleo Avançado de Ensino Superior de Umarizal - NAESU e o Departamento de Letras do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” – CAMEAM/UERN realizou a II Semana de Estudos Linguísticos e Literários do NAESU – II SELLN, no período de 27 a 29 de fevereiro de 2012. Durante a programação aconteceram diversas atividades acadêmicas e socioculturais, as quais são: conferências, mesas-redondas, palestra, minicursos, apresentação e exposição de trabalhos realizados por alunos, além de atividades artístico-culturais.

Entrada da Cia. Tribo da Arte - Lucrécia e da Cia. Arte e Riso

Na abertura da II SELLN, logo após a formação da mesa composta por autoridades como o Professor Dr. Gilton Sampaio de Souza Diretor do CAMEAM, a Professora Mestre Fátima Carvalho Coordenadora Pedagógica do NAESU, Maria das Graças Coordenadora Administrativa do NAESU e o Vereador Armando Representando o Prefeito Rogério Fonseca, a Cia. Arte e Riso e a Cia. Tribo da Arte de Lucrécia apresentaram quadros humorísticos para todos presentes no evento, e pelo visto os dois grupos agradaram a plateia. No último dia houve música ao vivo com alunos do núcleo.
Alguns momentos:

Ator Wanderson em cena - Cia. Tribo da Arte - Lucrécia

Em cena a Atriz Eduarda Alves - Cia. Tribo da Arte - Lucrécia 

Eduarda Alves e Palhaço Estragado (Sérgio Rubens), "cuidado!"

Lucreciense Ananias faz explanação de seu trabalho científico

Aluno Rogério Rêgo apresenta seu trabalho em computação

Aluno Jálison Desing e seus belos tabalhos em artes digitais

Momento de laser entre alunos, com Diego e seu pop rock

Postado por Jardeu Amorim
O Ponto de Cultura Umari Cultural – Um Rio de Cultura Popular começará suas atividades culturais correspondentes ao ano de 2012 nesse final de semana, sábado (03/03) e domingo (04/03) às 08:00hs na Escola Estadual Zenon de Souza em Umarizal. Será dado início nas oficinas de Literatura de Cordel com Joelson de Souto e Teatro Popular denominada “Palhaceando a Rua” com Emanuel Coringa.

Desde já convidamos todos os inscritos nas respectivas oficinas citadas a cima para comparecerem esse fim de semana na Casa de Cultura e darem continuidade nas atividades culturais iniciadas em 2011.

Gratos pela presença de todos,

Associação Comunitária Cultural Amigos da Casa de Cultura Popular “Palácio do Gavião” da Cidade de Umarizal – ACCACCPPGCU. Ponto de Cultura Umari Cultural – Um Rio de Cultura Popular.

Postado por Jardeu Amorim
Os boxes com DVDs dos filmes da quarta edição do projeto serão distribuídos até março.
Os filmes e os principais momentos da quarta edição do projeto Revelando os Brasis foram reunidos em um Box de DVDs. O objetivo é o de multiplicar o acesso às obras e fortalecer a inclusão audiovisual. O conteúdo está sendo distribuído gratuitamente para os diretores dos filmes criados, além de cinematecas, cineclubes, museus, escolas de audiovisual, ONGs, pontões e pontos de cultura, universidades, cineastas, educadores, produtores de cinema e TVs. Os boxes começaram a ser distribuídos em dezembro de 2011 e esse repasse será feito até março próximo.
Cada caixa é composta por seis DVDs que reúnem os 40 documentários e ficções produzidos durante a quarta edição do projeto, além do sétimo disco que apresenta um material extra com cenas das oficinas, do circuito de exibição nas cidades, depoimentos e fotos. A nova etapa de difusão do programa inclui, além da distribuição dos vídeos, a exibição dos filmes em mostras e festivais realizados no Brasil e no exterior.

A quarta edição do Revelando os Brasis completou suas atividades em setembro de 2011, com quase 350 mil quilômetros percorridos nas cinco regiões do país. Os filmes foram lançados em 54 municípios, durante sessões que chegaram a reunir três mil pessoas, somando cerca de 35 mil espectadores.

Histórico

Desde o lançamento, em 2004, o Revelando os Brasis produziu 160 vídeos, com roteiro, produção e direção de moradores de municípios com até 20 mil habitantes, que registraram personagens populares, tradições e histórias das pequenas cidades brasileiras. A quarta edição do projeto começou com um concurso de histórias que reuniu os autores selecionados, no Rio de Janeiro, para estudar a linguagem e as técnicas audiovisuais com profissionais do cinema brasileiro.

Na etapa seguinte, os realizadores retornaram às suas cidades para gravação dos 40 filmes com o acompanhamento das produtoras regionais contratadas pelo projeto e com a participação de moradores interessados na experiência audiovisual. Depois de finalizados, os 40 vídeos integraram um circuito de exibição itinerante em espaços abertos e gratuitos pelas cidades envolvidas e nas capitais dos estados participantes.
No site do Revelando os Brasis podem ser conferidos os extras e as cenas inéditas da quarta edição do projeto.
Fonte: MinC
(Texto: Débora Palmeira – Ascom/SAv/MinC)


Postado por Jardeu Amorim

Apresentação na praça central -foto João Barbosa
O Cabo de Santo Agostinho  - PE está sendo palco até este sábado (03/02) do 1° Festival Nacional de Teatro de Rua. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria de Executiva de Cultura e Lazer, e reúne grupos e companhias de teatro de vários estados do Brasil. A abertura oficial do evento foi realizada nesse sábado (25/02).

De acordo com o secretário Executivo de Cultura e Lazer do município, Rinaldo da Costa, o festival é uma oportunidade de propiciar um grande encontro e um intercâmbio cultural entre os atores. “Estamos em um momento ímpar da nossa cidade, pois acredito que a cultura é elemento fundamental na formação cidadã. Essa noite ficará marcada na cabeça de todos que hoje estão aqui presentes”, disse.

O festival também conta com mostras competitivas e debates após a apresentação de cada espetáculo, que será realizado em diversos pontos da cidade. Além disso, haverá mesas redondas e oficinas dirigidas aos participantes e comunidades. No encerramento (sábado), será realizada a entrega de troféus aos melhores espetáculos.

Nota do Blog:
É importante mostrarmos eventos relacionados a cultura popular, e principalmente no nosso nordeste, que é um dos maiores pólos dessa cultura no Brasil, contudo, um fato interessante nesse evento é o caso de avaliar os espetáculos após as apresentações (o que acontece em vários Festivais no Sudeste). Não sei se é o porque a Cia. Arte e Riso nunca participou de um evento desse tipo ou simplesmente pelo fato de não concordarmos com a idéia de achar que existem espetáculos melhores que outros. Mas, a verdade é que fazemos teatro preocupados com o social, a mensagem que queremos repassar para o espectador, em levar o teatro popular aos lugares mais distantes e impossibilitados de receber essa arte milenar, e não voltados em ser o melhor ator ou melhor espetáculo. Não temos  nada contra os grupos que participam do Festival,  e sim, com a forma como é conduzido o evento.

Esse é o nosso pensamento.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3521-6655
Texto: Ageu Lima- Estagiário da Secom/Cabo
Fonte: Ponto Arte e Viva - Santa Cruz /RN
Postado por Jardeu Amorim
Amanhã, terça, 28 de fevereiro, no Auditório do IFRN Liceu das Artes, na Avenida Rio Branco, Cidade Alta, Natal, ocorrerá o 2º Fórum Potiguar de Cultura durante todo o dia e a mesa na qual a gestora da Secultrn/FJA participará, vai ocorrer a partir das 14h.

De acordo com divulgação, o Fórum Potiguar de Cultura é uma iniciativa da sociedade civil que envolve artistas, produtores, trabalhadores e demais agregados do setor, na perspectiva de elaborar e construir um panorama que venha subsidiar a permanente construção de uma política cultural em conformidade com as reais necessidades e inerências relativas aos que trabalham e militam nessa área.

A secretária Extraordinária de Cultura do RN, Isaura Rosado participará do 2º Fórum Potiguar de Cultura. Além de Isaura Rosado, o Fórum contará com a participação da Secretaria da Economia Criativa, na pessoa de sua gestora, Cláudia Leitão o representante regional do Minc, Fábio Lima, e o especialista Rubens Passos, que vai falar sobre fundos de cultura.

Abaixo a programação completa:

8h30 – Credenciamento
9h – Abertura

9h30 – A Economia Criativa e sua Importância na Esfera Cultural - com Cláudia Leitão (chefe Secretaria da Economia Criativa), Fábio Lima (representante regional do MinC para o nordeste) e Cátia Lopes (gestora de cultura do Sebrae/RN ).

11h – Fórum Potiguar de Cultura: direções e compromissos.
(lançamento versão impressa da Cartilha de Diretrizes para a Cultura Potiguar) (escolha de representações setoriais para os encontros presenciais do FPC).
(aprovação do calendário de reuniões anuais do FPC).

14h – O Fundo Cultural como um Vetor à Participatividade
c\ Isaura Rosado (Secultrn/FJA) e Rubens Passos, mediação Tatiane Fernandes.

16h – A Atuação do Legislativo em Defesa de uma Política Cultural para o RN
c\ Fernando Mineiro e George Câmara, mediação Esso Alencar.
Fonte: http://www.cultura.rn.gov.br/
Postado por Jardeu Amorim
Preservar objetos antigos, colecionar e relacionar fatos históricos são atividades que fazem parte da rotina de muitas pessoas que gostam de manter vivo o passado. O prazer em ser o proprietário de um objeto raro ou ser possuidor de um documento único vem conquistando cada vez mais simpatizantes.

No Rio Grande do Norte, por exemplo, algumas regiões vêm se destacando nessa modalidade, como o museu particular localizado dentro da casa da professora aposentada Sônia Onofre Pereira de Melo, (Dona Sônia), 65 anos, na fazenda Lagoa do Serrote, zona rural do município de Umarizal, Médio-Oeste potiguar. O local, de longe, já expõe um belo visual que mistura arte, cultura e história.

A proprietária prefere não se referir a sua casa como um museu particular, mas admite que o prazer em reunir objetos antigos é uma tarefa incansável que pretende desenvolver até o fim dos seus dias.

“Sempre gostei de guardar coisas antigas e como tive a oportunidade de adquirir objetos raros que pertenceram a minha família tenho o maior orgulho de preservá-los”, ressalta.

Dona Sônia tem a seu favor uma família de renome no Rio Grande do Norte, o que facilita o seu trabalho de reunir documentos históricos. É filha do juiz Manoel Onofre de Souza (falecido), nome dado a cadeia pública de Mossoró.

Outro ponto que incentivou a colecionadora foi a casa onde guarda todas as relíquias, que é onde toda a sua família morou e que ela consegue manter com os mesmos padrões arquitetônicos de quase dois séculos.

CASA MUSEU

Entre os objetos colecionados, muitos até mesmo guardados “a sete chaves”, Sônia mantém coleções raras como: discos (LPs) do grupo inglês Beatles e uma radiola que toca este tipo de disco. “Nunca pensei em jogar os discos de vinil fora ou substituí-los por CDs, então adquiri uma radiola desse modelo para ouvir os discos.

Entre as antiguidades, mantém intacto o primeiro aparelho de TV em preto e branco, o 1º modelo de liquidificador e batedeira planetária da marca Walita, relógio de parede em madeira, câmeras digitais antigas, óculos com armação em ouro (que pertenceram a familiares), livros de escritos no início do século passado.

Entre as particularidades, Sônia expõe em uma sala reservada um verdadeiro arquivo em fotos que retratam as cidades do RN no passado. Entre as fotos antigas, uma foto dela feita e emoldurada pelo histórico fotógrafo Manoelito.

A colecionadora estima que possua, segundo o último registro, mais de 500 peças antigas incluindo móveis em madeira fabricados há 200 anos. Sônia admite a possibilidade de transformar a casa em um ponto de visitação pública, porém, adianta que ainda precisa amadurecer melhor essa ideia.

“Não tenho problemas em receber visitantes, mas transformar o local em visitação pública é um projeto a ser pensado posteriormente”, frisou.

Com informações da repórter Sayonara Amorim - Gazeta do Oeste
Do Uzl em fotos

Postado por Jardeu Amorim

O Colégio Efetivo da cidade de Umarizal promoveu um trabalho chamada "conhecendo os artistas de Umarizal", uma iniciativa do Professor Sergio Rubens,  no qual os alunos do 8° e do 9° ano do ensino fundamental, convidariam um artista para ser entrevistado por eles mesmos na sala de aula. Esse trabalho tem a iniciativa de fazer com que os alunos adquiram um conhecimento maior sobre a arte e o trabalho dos nosso artistas locais, com isso o primeiro grupo de alunos formado por: Alicia, kamile, Marina e Hiluska,  convidaram, nesta sexta-feira dia 24/02, o palhaço, ator, poeta e malabarista Jardeu Amorim da Cia Arte e Riso, ele conversou sobre sua arte, seu trabalho e sobre o arte e riso.

Veja aqui alguns trechos da entrevista:

             Como você começou na arte?

           Comecei na escola, eu e mais dois colegas precisávamos fazer uma dublagem de uma música (O rei do baralho), e ninguém queria fazer o papel da mulher aí eu acabei fazendo. Meu pai sempre tocou viola gostava de literatura de cordel, daí percebi que a coisa tava no sangue. Depois fui estudar na escola Zenon de Souza e comecei a desenvolver trabalhos de palhaço, daí a coisa foi crescendo e ficou no que é hoje.

Como começou o arte e riso?

Começou em 2001. Como eu já fazia alguns trabalhos na escola Zenon de Souza, Emanuel Coringa desenvolvia alguns trabalhos no 11 de Agosto, conhecíamos outras pessoas que brincavam nas suas ruas, nas suas casas. E derrepente surgiu um convite da empresa Carrocerias Vicunha para que nós nos vestíssemos de palhaço para brincarmos com as crianças durante um almoço em comemoração ao natal que a empresa realizava para os funcionários, com isso os representantes da empresa gostaram muito, nós acabamos preferindo ficar com as roupas ao invés do pagamento em dinheiro, e depois disso uma vez por mês nós nos apresentávamos para essa mesma empresa. Mas o grupo começou por acaso não tinha sido nada programado. Daí a pouco criamos um nome entraram mais pessoas e hoje contamos com 16 ou 17 componentes. 

Você acha que seu trabalho leva algum incentivo para as pessoas?

Eu acho que sim, porque nós trabalhamos muito aqui e lá fora, com oficinas de teatro, palhaço, malabares, enfim... e as pessoas cobram isso, que a gente, ou seja, o grupo arte e riso, forme grupos de teatro, de palhaço, e até querem entrar no grupo e participar. Há alguns anos atrás as pessoas ainda viam o nosso trabalho como vagabundagem ou coisa do gênero, hoje após dez anos de trabalho as pessoas estão começando a respeitar mais e hoje em dia as crianças, os adolescentes não tem mais vergonha de dizer que querem ser palhaço, ou que querem fazer teatro. De certa forma, não só o meu trabalho, como o trabalho do grupo incentivou essas pessoas a quererem fazer arte.

Porque vocês pensaram em desistir do Arte e Riso?

Porque o grupo estava muito distante, o grupo não estava se reunindo, muita gente longe, a gente marcava reunião e não aparecia ninguém, estávamos nos estressando muito, tentava se “lavar a roupa suja” e não dava certo, quando nos encontrávamos mal nos falávamos, daí marcamos uma reunião que só foram seis pessoas, em um grupo de quase vinte, aí resolvemos dar um fim, se a coisa está fazendo mal, não tem pra que continuar, porque eu só faço teatro enquanto ele estiver me fazendo bem e eu estava ficando muito estressado, assim como outros do grupo, aí resolvemos parar, E demos a notícia a todos através do nosso blog, aí inúmeras pessoas começaram a ligar, a perguntar por que tinha acabado e tal, pessoas de Umarizal, outros grupos e pessoas de outros lugares, então nós fomos vendo que tínhamos uma importância para as pessoas, e que não era mais assim, acabar com o grupo e pronto, não dava mais pra acabar assim, o arte e riso hoje já é parte da cultura de Umarizal tem uma importância social, então não dava mais pra acabar e pronto a gente devia satisfação ao público, o público sim pode acabar com o arte e riso, mas a gente não, com isso percebemos que não dava mais pra parar, aí nos reunimos, voltamos, choramos e estamos aí até hoje.

Para você Jardeu o que é humor?

Eu poderia dizer que humor é tudo para mim, foi como eu comecei. E hoje eu trabalho com humor, faço um programa na rádio por causa do humor.
O humor é uma ferramenta crítica, você sabendo usar o humor você critica, você fala mal, você deixa algumas mensagens subliminares sem magoar muito, mas deixando aquela mensagem, não só de crítica, mas também uma mensagem positiva. Então vai caber na forma de você colocar, no meu estilo eu coloco muito humor como uma mensagem. Então o humor seria uma forma de abrir a mente, de alertar a nossa sociedade, o nosso interior que é muito fechado principalmente na questão política.

Quanto tempo você esta nessa profissão e quanto tempo pretende durar?

Eu estou no arte e riso há dez anos, e faço teatro a quase dezessete, e eu pretendo permanecer muito tempo ainda, eu me imagino com noventa anos, numa cadeira de rodas, velhinho com um monte de crianças e eu brincando com eles. 

Você acha que mesmo dentro daquelas pessoas ranzinzas, fechadas, existe um palhaço dentro delas?

Eu acho que sim, não é possível que um ser humano, nasça, cresça, reproduza e morra sem dar um sorriso, sem brincar com alguém. Porque ao meu modo de ver todo mundo é palhaço, porque quando a gente brinca, tira uma sátira com alguém, ver alguém fazendo algo e rir, isso é ser um palhaço é ter senso de humor e buscar algo dentro de você para rir de algo, isso é ser um palhaço.

Na Bíblia fala que no futuro vai se extinguir a paz e o mundo estará cheio de guerras, em meio a tudo isso você acha que o palhaço vai sobreviver?

Tem que sobreviver! Porque se no futuro existir mesmo muita guerra, as pessoas vão ter que externar humor dentro de si e amor também. E perante esses problemas tem que haver alguém para levar humor e sorriso para as pessoas.

Vejam mais algumas fotos:















Postado por: Sergio Rubens 

Brasão Capítulo Príncipe das Virtudes Nº 550/ Ordem Demolay
Começam a partir hoje as sessões da segunda edição do Cine Demolay no auditório da Casa de Cultura Popular Palácio do Gavião e a entra custará apenas R$ 1,50. O valor arrecadado será revertido para organização da festa de 10 anos da ordem em Umarizal.


Veja a programação e os filmes que estarão em cartaz:


 
Dia 25 (sábado):

09h00min: Carros 2
15h00min: Super 8
19h00min: Homem do Futuro

Dia 26 (domingo):

09h00min: Rio
15h00min: X – Men - Primeira Classe
19h00min: Transformens – O Lado Oculto da Lua.

Postado por Jardeu Amorim
Henilton Menezes - Foto Fabiana Costa/Secult
O Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) e da Representação Regional Nordeste (RRNE), em parceria com a Secretaria de Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte / Fundação José Augusto, convida gestores e produtores culturais do estado para uma rodada de diálogo com o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Henilton Menezes. A atividade acontecerá na próxima quinta-feira, 1º de março, às 19h30, no Teatro de Cultura Popular (Rua Judiaí, nº 643, bairro Tirol, Natal).

Não é necessário realizar inscrição prévia.
Maiores informações: (84) 3232-5325 / (81) 3117-8430

Do blog:culturadorn.blogspot.com
Postado por Jardeu Amorim


Que Pena, tudo estar acontecendo novamente em São Paulo. A matéria é do ano de 2010, mas parece estar tudo voltando outra vez! Vale a pena ler, e ver quem realmente são os artistas de rua!


Blogs.estadao.com.br - Artistas de rua na mira de Kassab

Os artistas de rua são aquelas pessoas que, na maioria das vezes, vivem de sua arte. Eles pintam o corpo, fazem malabarismos, tentam chamar a atenção de quem passa apressado na correria do dia-a-dia. Tentam impressionar pelo seu talento e criatividade, tocando a sensibilidade ou evocando lembranças naqueles que passam. De forma alguma, os artistas de rua obrigam o outro a contribuir com o seu trabalho. A contribuição é voluntária e vale o quanto aquela manifestação artística representa para quem vê.

Além de não atrapalhar a ordem pública, o artista de rua dá um colorido a mais para a paisagem, deixando-a mais alegre, divertida, sutilmente artística e renovada. Às vezes, as pessoas podem até se sentir incomodadas, o fato é que o artista de rua não as incomoda, ele pede indiretamente por meio da arte, mas não interpela ninguém, as pessoas são livres para olhar se quiserem, para contribuir se acharem que ele merece, para passar sem sequer inclinar a cabeça. O artista é livre e respeita a liberdade do outro.

Já o prefeito de São Paulo. Gilberto Kassab, parece desconhecer o significado da palavra liberdade. Em recente decisão, ele disse estar proibida a contribuição dada pelo público aos artistas de rua. O argumento para tal intromissão é de que o artista está usando a via pública para benefício privado, lucrando sem sequer pedir autorização.

Trata-se de um tipo de alegação sem o menor sentido. Os artistas de rua sempre existiram desde as civilizações mais antigas e as pessoas sempre contribuíram da forma que lhes fosse mais atraente. A rua é um espaço público por excelência, assim, o argumento da prefeitura de São Paulo não se sustenta, afinal, ela se baseia no caráter público de um espaço para perseguir o artista de rua, mas ela mesma ameaça esse caráter público quando tenta estabelecer ordens e leis que o tornam cada vez mais de domínio privado.

O artista não privatiza nada. Ele precisa ganhar para sobreviver. Já o poder público quer controlar a tudo e a todos, nas ruas e, daqui a pouco, dentro de nossas próprias casas!

Publicado por www.glaucocortez.com

Por: Suzana Vier, Rede Brasil Atual.
Proibidos de receber doações, artistas de rua de SP se dizem perseguidos por Kassab

 Prefeitura proibiu artístas como as estátuas vivas no Centro.
(Foto: Mário Ângelo/Folhapress)

São Paulo – Em pé, em cima de um caixote, em ruas e praças da capital paulista, a estátua viva do homem prateado tem movimentos leves e calmos. O silêncio é outra de suas características. Ele trabalha quase sem fazer barulho. Os sons só mesmo os que a plateia de passantes produz, admirada e surpresa. “É uma arte tão sutil, tão elevada”, diz Carmen Lúcia, que mesmo carregando várias sacolas parou para apreciar o trabalho.

Trocar de posição, só quando cansa ou um expectador generoso deixa uma doação na ânfora. Grato pela contribuição, o homem vestido de cowboy, com o corpo coberto por tinta prata e lentes verdes claríssimas, se move lentamente – para não destoar da função, nem assustar – e solta um chiado baixinho, de robô enguiçado. Estende a mão e oferece uma pedrinha ao passante gentil.

Nos últimos meses, o silêncio do trabalho, antes só quebrado pelo barulho das moedas ao caírem em sua ânfora, foi substituído por constantes avisos de policiais militares de que artistas de rua, como o Homem Prateado, cantores, repentistas, entre outros, não podem mais se apresentar no centro de São Paulo se receberem contribuições do público. “O coronel disse que posso trabalhar sem ânfora”, revela o Cowboy Prateado, contrariado com a deliberação da prefeitura de São Paulo. “Ele (o coronel) trabalha de graça? Ele tem conta para pagar, nós também temos”, reclama o artista.

Postado por Jardeu Amorim

Texto Completo no link: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidades/2010/12/proibidos-de-receber-doacoes-artistas-de-rua-se-sentem-perseguidos-pela-prefeitura-de-sp

Divulgada lista dos convocados para as oficinas presenciais de Natal e de Petrolina.

O Ministério da Cultura, por intermédio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), divulga lista dos selecionados para as oficinas presenciais de Natal (RN) e Petrolina (PE) do Programa de Capacitação em Projetos Culturais 2012.
Da capital potiguar, dos 761 que se inscreveram na 1ª etapa (curso de nivelamento à distância), 171 conseguiram finalizá-la com êxito até a data-limite (12/02), alcançando 70 pontos ou mais. Desses, 95 foram selecionados para participar da oficina presencial, que ocorrerá de 29 de fevereiro a 2 de março, no Instituto Kennedy.

Já em Petrolina, foram 315 inscritos, dos quais 89 aprovados. Todos foram convocados para a oficina, que ocorrerá de 14 a 16 de março, na Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (Aevasf), Faculdade de Ciências Aplicadas de Pernambuco (Facape).

A participação nas oficinas está condicionada, ainda, à confirmação da inscrição, que deverá foi feita até o dia (17/02), às 16h, conforme notificação enviada por e-mail aos convocados, sob pena de substituição pelos que estão no cadastro de reserva.

Próximas cidades – O Programa de Capacitação 2012 está com inscrições abertas para o curso de nivelamento à distância em mais sete cidades: Ilhéus (BA), Campina Grande (PB), Santarém (PA), Manaus (AM), Palmas (TO), Macapá (AP) e Florianópolis (SC).

(Fonte: Ascom/Sefic)

SELECIONADOS PARA NATAL

1. ADMILDE GONZAGA DA SILVA
2. AMANDY BANDEIRA DE ARAÚJO
3. ANA NEUMA TEIXEIRA DE LIMA
4. ANGELA MARIA DE ALMEIDA
5. ANTÔNIO FERREIRA DANTAS JÚNIOR
6. ARIANE DOS SANTOS STIGGER
7. AUGUSTO ARAÚJO NETO
8. BIANCA DE SOUZA MAGGI
9. CARLA ALENCAR DA COSTA
10. CARLOS ALBERTO DA SILVA
11. CARLOS ALEXANDRE DOMINGOS FELICIANO
12. CARLOS DOS SANTOS OLIVEIRA JÚNIOR
13. CAROLINA CHAVES GOMES
14. CAROLINA PENA DE ALENCAR
15. CHRISTIAN LIRA DE VASCONCELOS
16. CLÉBIA BEZERRA DA SILVA
17. CLEOMAR FELIPE CABRAL JOB DE ANDRADE
18. CRISTINA ARAGÃO FARIA
19. DALINE MARIA DE SOUZA
20. DANIELLE CRISTINA VASCONCELO DE BRITO
21. DENISE MEDEIROS DANTAS
22. DEYSE LENE SANTOS DE MOURA
23. EDUARDO WANDERLEY MARTINS
24. ELISÂNGELA CONCEIÇÃO DANTAS LEÃO
25. ELIZANE MARIA DA SILVA
26. ÉRICA CONCEIÇÃO SILVA LIMA
27. FRANCISCA CÍCERA PEREIRA DA SILVA ALENCAR
28. FRANCISCO ERINALDO DE SOUZA AQUINO
29. FRANCISCO GENÁRIO PINHEIRO MELO
30. FRANCISCO GERMANO CARVALHO LUCIO
31. GEMERSON DA COSTA LIMA
32. GENILSON CONCEIÇÃO FERREIRA
33. GERTRUDES COSTA SALES
34. GILVAN LOPES DE SOUZA
35. GLAUCIANE COSTA SANTANA
36. HÉLIO DE OLIVEIRA
37. HELOISE MEDEIROS DO NASCIMENTO
38. HILCA MARIA HONORATO DOS SANTOS
39. IRANILSON PEREIRA DE MELO
40. JACQUELINE SOUZA SILVA
41. JEANE DA ROCHA BARAUNA
42. JOÃO GALVÃO DO NASCIMENTO NETO
43. JONATHAN FRANCIOLI SANTOS
44. JORGE CLAUDIO MACHADO DA SILVA
45. JOSÉ ALCIVAN DA SILVA
46. JOSÉ CARLOS MARQUES DA SILVA
47. JOSE ELIAS AVELINO
48. JOSE JAESON DE ALENCAR
49. JOSE OLIMPIO FERREIRA NETO
50. JOSE ROSINALDO DE LUNA
51. JULLIANE MICHELLE FREIRE DE ALMEIDA
52. KATHLEEN LOUISE COSTA MARTINS
53. KAYONARA PATRICIA DE OLIVEIRA ALVES
54. LEANDRO ROBERTO DE LIMA SILVA
55. LIDIA CRISTINA MIGUEL VICTOR
56. LILIA CRISTINA ARAUJO SILVA
57. LINDEMBERG DA SILVA BEZERRA
58. LUCAS BONFIM LIMA
59. LUCIANO DE CARVALHO FIGUEIREDO
60. LUIZ ANTONIO DIAS BORGES
61. LUIZ BEZERRA DA CUNHA JÚNIOR
62. LUIZ ERIVAN DANTAS
63. MAGNO AUGUSTO JOB DE ANDRADE
64. MARCELO FRANCO E SOUZA
65. MÁRCIO FERNANDES RIBEIRO
66. MARCOS ANGELO FERNANDES DA COSTA
67. MARIA AUXILIADORA COSTA DE SIQUEIRA
68. MARIA BERNADETE BARROS DE MEDEIROS RODRIGUES
69. MARIA DALVA VIEIRA
70. MARIA DE FÁTIMA TOMAZ
71. MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA CABRAL
72. MARIA LUCIA BALDINO DA SILVA
73. MARIA LÚCIA PESSOA SAMPAIO
74. MARIA LUÍZA MOREIRA DA SILVA
75. MARUÇA RODRIGUES DE LIMA
76. MAXSON SAVELLE ALEXANDRE SILVA
77. NÁDIA MARIA FERREIRA DE SOUSA
78. NATHALIA SANTANA CORDEIRO
79. NEILTON SANTANA DA SILVA
80. NETUNO SARAIVA LEÃO
81. PATRÍCIA PEREIRA DE MATOS
82. PAULO HENRIQUE DA SILVA SOARES
83. PEDRAS OLIVEIRA CABRAL SARAIVA LEÃO
84. PHILIPE MICHEL SILVA SOARES
85. RAIANY JULLIETE DA SILVA
86. REGINEIDE MARIA SOARES
87. RENATA MARQUES PEREIRA
88. RHENANA DE ARAUJO HACKRADT
89. ROBERTA RAMOS DE MIRANDA HENRIQUES
90. RODRIGO WANTUIR ALVES DE ARAÚJO
91. RONALDO MACEDO
92. SHEILA ANDRÉ DE NORONHA
93. SILAS CAMILO DE LIRA
94. SIMONE SÂNGELA BASILIO COSTA
95. VALMIR MARTINS DA SILVA

Do: www.cultura.gov.br

Postado por Jardeu Amorim

Material de divulgação
Sou Feliz, Sou de Umarizal — Minha Terra, Meu Lugar! Essa é a campanha que está movimentando Umarizal, município localizado na região oeste do Rio Grande do Norte. A ação, realizada pela Diaconia em parceria com empresários locais ligados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), tem como objetivo fortalecer o comércio local e potencializar o trabalho desenvolvido pela Diaconia na região.
 
Valorize os produtos da cultura local e as pessoas. Assim, o município cresce e você fica mais feliz.
 
Confira as ações previstas para a campanha:
  • Ações promocionais com premiações (rifas, corridas, maratona).
  • Venda de produtos especiais.
  • Realização de jantar beneficente.
  • Realização de shows com artistas locais.
  • Gincanas educativas com as escolas.
  • Encontro de blogueiros locais.
 
AGORA SÓ FALTA VOCÊ! PARTICIPE! ENVOLVA-SE!
 
Texto: Uzl em fotos.

Brasão Capítulo Príncipe das Virtudes-Ordem Demolay

O Capitulo Príncipe das Virtudes N.º 550 da Ordem Demolay promove nos dias 25 e 26 (Sábado e domingo) a segunda edição do Cine Demolay.

As sessões acontecerão no auditório da Casa de Cultura Popular Palácio do Gavião e a entra custará apenas R$ 1,50. O valor arrecadado será revertido para organização da festa de 10 anos da ordem em Umarizal.


Veja a programação e os filmes que estarão em cartaz:


Dia 25 (sábado):
09h00min: Carros 2
15h00min: Super 8
19h00min: Homem do Futuro


Dia 26 (domingo):
09h00min: Rio
15h00min: X – Men - Primeira Classe
19h00min: Transformens – O Lado Oculto da Lua.

Postado por Jardeu Amorim
É só até amanhã o período de matrículas abertas na Escola Estadual Prof.ª Anália Costa. Por isso, você que ainda não concluiu o Ensino Fundamental, não pode deixar passar essa oportunidade de dar continuidade em seus estudos, e fazer parte de um seleto grupo de pessoas que acreditaram em suas capacidades e venceram na vida como muitos, inclusive alguns que aparecem no cartaz. Fazendo a matrícula até amanhã (24/02), você concorrerá a diversos brindes sorteados pela diretoria da escola.

Bela iniciativa do atual Diretor Francisco Antônio incentivando jovens e adultos a continuarem com os estudos. Parabéns!

Postado por Jardeu Amorim
R
O Núcleo Avançado de Ensino Superior de Umarizal - NAESU e o Departamento de Letras do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” – CAMEAM/UERN, promovem a II -Semana de Estudos Linguísticos e Literários do NAESU – II SELLN, no período de 27 a 29 de fevereiro de 2012. A Comissão Organizadora do evento convida toda a comunidade acadêmica do Curso Letras do CAMEAM/UERN e do NAESU/UERN para participarem das discussões a serem vivenciadas, com base na temática: Formação e atuação do profissional de letras na contemporaneidade.


Fonte: http://gentequefazeacontece.blogspot.com/

Nota:
Os grupos Arte e Riso e Tribo da Arte da cidade de Lucrécia serão resonsáveiis pelas atrações culturais durante a II Semana de Estudos Linguísticos e Literários do NAESU, e certamente teremos muitas risadas e cultura popular durante os três dias do evento.

Postado por Jardeu Amorim
              Agricultor Chico Raulino - Foto: Maíra Gamarra
Umarizal é um município que possui pouco menos de 11 mil habitantes, localizado na região semiárida do oeste do Rio Grande do Norte, a 314 km de Natal, a capital do Estado. Até aí nada de mais, estamos falando de mais uma pequenina cidade do interior. Seria somente isso caso não estivesse sendo lançada, no próximo dia 15, às 9h, na sede da Diaconia, a Campanha Sou Feliz, Sou de Umarizal – Minha Terra, Meu Lugar! A ação, realizada pela Diaconia em parceria com empresários locais ligados à Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), tem como objetivo dar maior visibilidade à força do comércio local, fortalecer a rede de empresários através de ações comuns, aumentar a capacidade de venda de cada setor envolvido na campanha, potencializar e dar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Diaconia na região.

“Em resumo, a campanha quer reforçar a mensagem de que é possível viver feliz junto da sua família em Umarizal, região semiárida”, reforça Célio Meira, agente de Mobilização de Recursos da Diaconia. Na intenção de alcançar esse objetivo, a campanha prevê a realização de várias atividades, como ações promocionais com foco em premiações (rifas e maratonas), venda de produtos com a marca da campanha, realização de jantar beneficente junto aos empresários da região, realização de shows com artistas locais, gincanas educativas junto às escolas e ação com blogueiros. “Essas atividades terão uma relação muito especial com jovens estudantes. A ideia é que eles possam cultivar em si próprios o sentimento de amor pela cidade e também contagiar a população local, para que possa se envolver com o desenvolvimento local”, explica Célio Meira.

Umarizal é uma localidade que vive basicamente da agricultura familiar e tem o comércio como segunda atividade econômica mais importante. Atualmente, a produção agroecológica tem movimentado a economia no ramo da produção de alimentos e algodão. Na área de saneamento básico, o município não dispõe de tratamento de lixo e esgoto, e sua área rural, assim como boa parte do Semiárido, tem sido alvo fácil da desertificação. Em virtude dessas e de outras razões, a população local projeta seu futuro nos municípios de Mossoró e na capital, Natal. “É preciso que a população se conscientize da importância de consumir os produtos no comércio da própria cidade para fortalecer a economia local. Através dessa campanha, esperamos incentivar o envolvimento da população com o crescimento do município, esperamos que todos participem dessa grande ação”, enfatiza Oberlândio Costa, um dos diretores da CDL.

O lançamento da Campanha Sou Feliz, Sou de Umarizal ¬– Minha Terra, Meu Lugar! acontecerá nesta quarta-feira, 15, na sede da Diaconia, e contará com a presença de representantes da CDL, dos blogueiros e dos agricultores Chico Raolino, da Comunidade de Sebastiapol, e Josineide Fernandes, do Assentamento Remédio, modelos que ilustraram as peças de visibilidade da Campanha.

“A Campanha será realizada até o dia 09/04, e todos estão convidados a participar. Se envolver com essa ação significa buscar o bem-estar, ou seja, buscar a felicidade perto de casa, junto à família, por isso vamos todos participar”, empolga-se Célio Meira.

Da Diaconia.org Por Adriana Amâncio - Assessora de comunicação da Diaconia

Nota do Blog:

Assim como alguns comerciantes de Umarizal, a Cia. Arte e Riso está engajada nessa campanha, e mais do que nunca a nossa cidade precisa de seu grito, da sua ajuda em dizer que é umarizalense, pois amamos nossa cidade e agora é hora de a colocarmos onde ela realmente merece estar, nas boas lembranças dos nossos pais e avós, e principalmente deixarmos uma boa história para nossos filhos. A Cia. Arte e Riso, outros artistas e parceiros umarizalenses já trabalham com  o intuito de melhorar nossa cidade, com várias atividades durante o ano, pois bem, e pra você que ainda não aderiu a campanha a hora é agora!

Amanhã a Cia. Arte e Riso fará uma apresentação às 19:00hs na Escola Estadual Zenon de Souza em alusão a essa belíssima iniciativa da Diaconia. Estão todos convidados.

Postdo por Jardeu Amorim
              (Foto: Ilustrativa/jornal A Tarde/Internet)
O Programa Agentes de Leitura do Rio Grande do Norte já está com processo de seleção aberto para recrutar 550 jovens e adultos entre 18 e 29 anos, que gostem de ler, escrever, assistir filmes e que sejam comunicativos para trabalhar disseminando o livro e a leitura em comunidades por 43 municípios do RN. O Programa do Governo Federal, Agentes de Leitura, conta com a parceria do Governo do RN, através da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN (FJA). Os candidatos às vagas farão uma prova seletiva na qual será avaliada leitura e interpretação de texto, além de aspectos gramaticais a partir da elaboração de uma redação. Depois também haverá entrevista, em caráter classificatório. Podem se inscrever jovens que estão cursando o ensino médio ou que já concluíram. Preferencialmente, serão selecionados aqueles que tiverem sua família cadastrada no Bolsa Família. O Agentes de Leitura foi lançado em dezembro do ano passado, na Governadoria. As inscrições vão até 23 de março.

Os bolsistas selecionados desenvolverão atividades para a ação e difusão cultural no âmbito de suas comunidades como Agentes de Leitura a fim de colaborar com o desenvolvimento humano através do acesso aos bens e serviços culturais em municípios e comunidades do Estado do Rio Grande do Norte, identificados segundo critérios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), definido pela UNESCO, de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), definido pelo Ministério da Educação e Programa Bolsa Família do Governo Federal. Os aprovados serão bolsistas da Secultrn/FJA por um período de 12 meses e receberão bolsa mensal no valor de R$ 350. Todas as informações do Processo seletivo na página da Secultrn/FJA.

Interessados também podem entrar em contato com a Coordenação do Agentes de Leitura pelo fone: 84 3232 5324.

Postado por Jardeu Amorim
 Cia. de Teatro Transformação - NOVARTES, Lucrécia - 2011
A Cia. de Teatro Transformação realizará de 09 a 11 de março do corrente ano, o primeiro encontro de arte e cultura aqui em nossa cidade, denominado e aceito por maioria dos componentes do grupo de: I Festival de Arte e Cultura de Campo Grande(I FAEC-CG).

O Evento visa divulgar a arte e cultura de Campo Grande e região através, de crianças, jovens e adultos que já, há algum tempo veem se dedicando a essas atividades.

“Estamos nos preparando para um encontro com 200 participantes. Já temos presença confirmada de artistas e grupos das cidades de Janduis, Messias Targino, Umarizal, Lucrécia e Governador Dix-Sept-Rosado, dentre os artistas da nossa terra”.

Na expectativa de um encontro bastante participativo e proveitoso, os integrantes do grupo ainda estão tentando mostrar uma rica programação que será divulgada em breve.

Por Brena Viana
Cia. Transformação – Campo Grande - RN
Postado por Jardeu Amorim

Foto retirada do site do MINC
Em 2012, MinC e MEC atuarão em conjunto para levar projetos culturais às escolas públicas

O Ministério da Cultura desenvolverá em 2012 vários projetos que promovem a interface entre cultura e educação. Todo esse trabalho faz parte da estratégia elaborada pelo MinC para cumprimento das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), que serão implementadas até o ano de 2020. O Acordo de Cooperação Técnica assinado entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), no final de 2011, com previsão de recursos da ordem de R$ 80 milhões, garante o desenvolvimento de seis ações entre as duas pastas, nas escolas públicas de ensino básico de todo o país.

Para o mês de março, por exemplo, está previsto o lançamento do edital Mais Cultura nas Escolas, programa que irá levar as experiências artísticas realizadas em Pontos de Cultura e Centros Culturais para dentro dos colégios públicos de nível básico. Também está previsto o lançamento, ainda no primeiro semestre deste ano, dos editais Agente de Leitura nas Escola; Cine Educação; Programa Nacional Biblioteca Escolar-Artes; Programa de Pesquisas nas Escolas, Mapeamento e Georreferenciamento; e o Programa de Formação Continuada para Professores de Arte.

(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/MinC)
Mais informações: http://www.cultura.gov.br/
Postado por Jardeu Amorim
Depois de Geovany Cavalcante, Joelson de Souto, Emanuel Coringa, Jardeu Amorim, Rose Lotte, Sérgio Rubens, Dapaz Coringa e Maisy Souto, agora é a vez de Ariel Quizi Coringa ingressar em uma Universidade. A atriz da Cia. Arte e Riso conseguiu entrar no Curso de Ciência e Tecnologia na UFERSA, Campus de Pau Dos Ferros/RN.

Estamos muito orgulhosos, por que esse é um dos nossos objetivos em fazer Arte. Parabéns Ariel pela vaga, mostrando cada vez mais que é possível fazer arte e se dedicar aos estudos, desmistificando a teoria que alguns ainda têm sobre os que fazem teatro, ou qualquer outro tipo de cultura no interior. Um preconceito que aos poucos está sendo rompido.

Fazemos o que fazemos por que somos loucos, por que não nos contentamos com as injustiças, com os descasos, com a falta de respeito, com a corrupção, por tudo isso e muito mais... Mas não por sermos vagabundos! Em breve veremos outros artistas populares umarizalenses entrando em uma faculdade. Esperem e verão.

Postado por Jardeu Amorim
Manicacas do Frevo, contemplado no Edital Carnaval Potiguar 2012
Foto: Canindé SoaresBloco
O Prêmio Carnaval Potiguar 2012 será entregue na próxima quarta-feira, dia 15, às 17h, no Palácio Potengi - Pinacoteca do Estado. A governadora Rosalba Ciarlini estará presente na solenidade, juntamente com a secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado. Todos os proponentes dos projetos habilitados (ver no link Editais / Resultado) devem comparecer para assinar o Termo de Premiação, a fim de que recebam a ordem de pagamento. "O Governo do Estado decidiu financiar a cultura, numa de suas mais tradicionais manifestações populares, o Carnaval, através de seleção pública. Por enteder que dessa maneira, os recursos públicos são investidos democraticamente entre aqueles que já fazem o Carnaval Potiguar", explicou Isaura Rosado.

O Edital do Carnaval Potiguar 2012 da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN (Secultrn/FJA) recebeu 183 inscrições de projetos de agremiações carnavalescas de 31 municípios e habilitou 82 projetos, distribuídos em 30 municípios. O total de investimentos do Governo do RN foi de R$ 410 mil, distribuídos da seguinte maneira: Festas Carnavalescas (2 prêmios de R$ 50 mil); Escolas de Samba Grupo A (10 prêmios de R$ 8 mil cada); Escolas de Samba Grupo B (4 prêmios de R$ 5 mil); Blocos A (8 prêmios de R$ 6 mil); Blocos B (13 prêmios de R$ 3 mil); Blocos C (25 prêmios de R$ 2 mil) e Bloco D (1 prêmios de R$ 1 mil); a categoria Baile/Eventos A (4 prêmios de R$ 6 mil) e B (6 prêmios de R$ 3 mil); a última categoria premiada, Tribos de Índio, assim ficou dividida: A (6 prêmios de R$ 4 mil) e B (3 prêmios de R$ 2 mil).

Natal, Macaíba e Ceará-Mirim foram as cidades que mais enviaram projetos para o Edital. Ao todo,foram 30 cidades contempladas entre as quais: Acari, Açu, Areia Branca, Alexandria, Angicos, Barcelona, Baía Formosa, Bom Jesus, Brejinho, Caicó, Campo Grande, Cruzeta, Extremoz, Grossos, Goianinha, Janduís, Jardim do Seridó, Lagoa de Pedra, Lajes, Macau, Monte Alegre, Mossoró Parnamirim, Pedro Velho, São Tomé, São Gonçalo do Amarante, Santa Cruz. O resultado detalhado pode ser visto na página http://www.cultura.rn.gov.br/  no link Editais / Resultado.

Fonte: /casasdeculturadorn.blogspot.com
Postado por Jardeu Amorim
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...