IFRN de Macau proíbe namoro

Essa é uma polêmica que vem rondando não só o Campus de Macau, mas várias escolas e instituições de ensino no país, onde sempre acontecem debates a cerca desses acontecimentos. A pergunta é: Será que o fato de um namoro adolescente poderá atrapalhar o desempenho de um aluno em sala de aula? Pois bem, vejamos algumas opiniões de um bom debate que tá rolando nas redes do Movimento Escambo e Brasileira de Teatro na internet.

A 1ª Opinião é de um estudante do IFRN.

Intimidades entre alunos na escola


Os casos de relações entre alunos adolescentes na escola estão cada vez aumentando, situações de jovens trocando beijos e se acariciando pelos corredores e no pátio da escola estão ficando comum nos dias de hoje. Mas, será que namorar ou ficar na escola prejudica nossos estudos?

Diretores de estados diferentes dão sua opinião em um site. Segundo Antônio Oscar da Silva, Diretor da Escola Estadual Alcebíades Calhão, de Cuiabá: “A escola definitivamente não é um lugar para relacionamentos amorosos. Nosso regimento contempla essa questão e proíbe até mesmo que os alunos andem de mãos dadas”. Discordando, Francisco Pinheiro, Diretor da Escola Municipal Antônio Diogo de Siqueira, de Fortaleza, opina: “Acho normal ver os alunos trocando beijos e andando de mãos dadas pelos corredores. No entanto, em casos extremos, devemos conversar com os envolvidos”.

As escolas não devem estabelecer regras ou ações que proíbam os jovens de se relacionarem. Nós jovens estamos numa fase de conhecer pessoas, melhor dizendo, de vivenciar novas experiências, mas cabe a cada um ter uma atitude adequada no local que esteja. Também depende do casal, se eles souberem dividir os momentos fora e dentro da sala de aula, respeitando os professores, tendo uma vivência harmoniosa entre os dois. Considero essas situações casos particulares que só o casal pode estabelecer.

Portanto, troca de beijos e carícias entre alunos no pátio da escola não interfere nos estudos, acredito que tudo depende do casal, pois namoro na adolescência tem muitas consequências, se cada um souber dividir os seus momentos amorosos dos seus compromissos na escola, dá pra namorar sem problema. Mas não podemos esquecer que namorar faz parte do ciclo de vida e de convivência.


Jean Carlos, estudante do curso técnico de Química, IFRN, campus Macau.
Publicado em 06 de março de 2012 no blog: http://www.opineconosco.blogspot.com.br/

Outras:

Por Junio Santos

Coisas e costumes velhos, ultrapassados e preconceituosos, em nome da velha moral que reina por muito tempo nesse Brasil cheio de "cachoeiras" com "sarnas" filmado em "collor" e abençoados pelos novos-velhos governantes, assustam o nosso dia-a-dia.

No IFRN de Macau-RN a coisa tá ficando perigosa. A última das últimas é a proibição de namoro dentro dos quatro muros da escola que virou instituto e que por essa pratica parece muito mais escola de ensino fundamental tendo como alunos crianças e adolescentes.

Creio até que as escolas de ensino fundamental já avançaram até muito mais. Quem lembra do prêmio recebido por uma escola pública de Cruzeta-RN que entre os projetos de aprendizagem tinha a construção da praça do namoro? Aqui no IFRN-Macau não. Os educadores da direção proíbem e ainda criam novos cargos públicos federais: Os fiscais do namoro.

Com tanto terreno cedido pelo povo pra construção do IFRN porque não fazer uma praça Iluminada com bancos pra casais. Poemas de Vinicius de Morais e outros poetas pra serem lidos e compartilhados; Informações sobre o sexo seguro; sobre o respeito com o outro; sobre o perigo dos preconceitos seja ele qual for? Isso seria muito mais estimulante, muito mais educacional.

Agora com a proibição do namoro no Instituto resta pra os casais as ruas, pequenas praças e esquinas da COHAB, onde de vez em quanto aparece uns safados em motos, carros, bicicletas e a pé que assaltam, roubam celulares, pequenas quantias, objetos pessoais e podem até, caso alguém resista, ter agressão, ferimento e morte.

Eu que já fui pego de verdade de calça curta proibido de entrar no IFRN de Macau, sem nenhuma explicação e sem nenhuma lei que determine, de bermuda, fico perguntando: Baseado em que essa determinação? Qual a lei que proíbe o namoro dentro da escola? quem inventou essa besteira, perdeu tempo com essa atitude ridícula quando devia está ganhando o seu precioso tempo, pago pelos nossos pesados impostos, na melhoria da educação e da aprendizagem; em mais opções nas áreas do esporte e das artes pra os seus alunos; na melhoria da merenda e principalmente em uma ação pertinente fora do muro da escola, na COHAB, conjunto sem vida, sem atrativos culturais, abandonado e só lembrado pelos políticos viciados quando se aproxima a eleição.

Por fim, como pai só posso lamentar e repudiar tal atitude atrasada, sem base, sem legitimidade.

Por Ray Lima


Cada vez mais me entendo como uma pessoa doutro mundo, mesmo vivendo aqui. Sou de carne e osso, não me considero um fantasma, porém luto para a construção de outro mundo a partir de agora, da falsa ordem do caos instalado em toda parte. A lógica neo- pinel-capital é o desamor, a violência gratuita, o controle do incontrolável, a exploração do outro, a negação da criatividade amorosa, da própria amorosidade entre nós. Essa é uma luta interminável, pois dentro do humano há perversidade e crueldade, assim como o cuidado e a solidariedade. As escolas, sejam de nível fundamental, médio ou superior, são espaços de reprodução da lógica ainda dominante em todo o mundo. Jovens cometem suicídios no Japão, na China, na Coréia e em outras arenas capitalistas por terem o direito de escolher, pensar, gozar o mundo que mais lhes poderiam fazer bem. O choque de ordem é um requinte fachista da sociedade tecnológica e neocapitalisa da nova era. Esse mundo acabou e não se deu conta. Por isso, em meio às suas ruínas precisamos cuidar de construir outros alicerces, mesmo sofrendo os impactos das velhas paredes em nossas cabeças(cérebros).



"Viver neste mundo o que é?
Fingir mesmo que é otário?
Fundar bancos, vender armas,
Contentar-se de operário?

Viver neste mundo, o que é?
Surfar no trem em vez do mar?
Comprar fiado e não pagar?
Dançar a música que tocar?


Viver neste mundo, o que é?
Dirigir na contramão?
Inibir o criador, impedir a criação?
Cancelar a criatura por falta de inspiração?


Viver neste mundo, o que é? Negar a ginga
e a arte, a magia do Mané? Furar bloqueios
da defesa com a alegria do Pelé? Meter gol
na violência com dribles de inteligência?"


(Ray Lima, Tudo é Poesia I, Queima Bucha, Mossoró-RN)

Opine Também...
Postado por Jardeu Amorim

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...