Palhaços da Cia. Arte e Riso no Circuito Cultural de Rua em C.G.
Será exibido amanhã (01/06) a partir das 13:00hs no CANAL 04 (canal local que está em fase de teste na cidade de Campo Grande-RN), o Espetáculo Auto do Natal 2011, apresentado pela Cia. Teatral Transformação no dia 24 de dezembro de 2011, no patamar na Igreja Matriz de Santana. E logo após a exibição do Auto do Natal, será exibido a apresentação dos palhaços da Cia. Teatral Transformação, Arte e Riso de Umarizal e Culturarte Umarizal apresentado no Circuito Cultural de Praças no dia 25 de Maio de 2012.

Via: Cia. Teatral Transformação
Postado por Jardeu Amorim
Zaíra Caldas foi pioneira no RN quanto ao manuseio do espaço na telafotografia: Walmir Queiroz


MORRE A ARTISTA PLÁSTICA ZAÍRA CALDAS

Via
Tribuna do Norte e Nominuto.com

Faleceu no final da manhã desta quarta-feira (30), a pintora Zaíra Caldas, aos 84 anos. Ela estava internada no Hospital da Guarnição para fazer o tratamento de quimioterapia, pois há 4 meses descobriu que tinha um câncer no sangue chamado mieloma múltiplo.

O velório aconteceu ainda na noite de quarta-feira. O seu enterro aconteceu no Cemitério Morada da Paz, localizado no conjunto Emaús, em Parnamirim. Uma hora antes do enterro, a sua família celebrou uma missa.

Irmã do também pintor Dorian Gray, Zaíra começou pintar os quadros quando tinha 7 anos. A artista também era ceramista, escultora, gravadora, poetisa e compositora. A primeira exposição dela foi no ano de 1965. Seus trabalhos já foram expostos na Bélgica, França, Itália, Espanha e Suíça. Ela é considerada a mãe do transfigurativismo.

Essa técnica consiste em uma imagem que se modifica e o observador da obra vai vendo coisas no quadro que o pintor não necessariamente colocou. A pintura de Zaíra era feita a óleo, mas também utilizava o metal cravado e a colagem de folhas.

Em nota, a Secretaria Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte colocou essa seguinte nota de pesar:

A Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto (Secult/FJA) unem-se aos sentimentos da família de Zaíra Caldas Pereira (1927-2012) e a todos os norte-rio-grandenses, eternamente saudosos e orgulhosos de sua ilustre conterrânea, que soube explorar e traduzir, como poucos, "a festa colorida da natureza" - para citar as palavras do cronista Rubem Braga.

Pintora, escultora, tapeceira, Zaíra Caldas soube conciliar técnica e sentimento numa vasta obra que ultrapassou as fronteiras do estado, desde a década de 1960 até os dias atuais, sempre revelando-se através de sua arte que, na definição de Câmara Cascudo, soube ser "forte, leal e nítida, documental e direita, antiga e contemporânea".

A MAGIA DA VIDA NOS PINCÉIS DE ZAÍRA CALDAS

Ela pintava quadros mutantes. Zaíra Caldas contava que no processo de elaboração de suas obras, ela não pensava muito, simplesmente agia e as fazia. Segundo ela, seus quadros eram feitos "de uma maneira intuitiva, cósmica". Zaíra Caldas, irmã de um dos principais nomes das artes plásticas do estado, Doryan Gray Caldas.

Em uma de suas últimas exposições, ela continuava com o mesmo tranfigurativismo de sempre, mas "surgindo com uma nova roupagem, diferente", enfatizava a artista plástica que deu nome ao próprio estilo.

Doryan Gray Caldas explica que a expressão "transfigurativismo" foi criada porque a obra se transfigura, muda. "Quando se olha o quadro, inicialmente pode ser visto uma floresta. Ao se repetir o olhar, já é possível olhar pessoas, ruas. Zaíra Caldas descobriu essa expressão através da observação de outras pessoas", comentou o irmão da artista.

Segundo Zaíra Caldas, Dorian Gray explica melhor do que ela mesma o que significa o transfigurativismo. "Ele escreveu sobre o estilo. Sabe explica-lo melhor que eu", revelava a artista plástica .

Em suas escrituras, Doryan Gray afirma: "Quando Einstein criou a teoria da relatividade, comprovou que o que parecia não existir, realmente existia. Portanto, criou uma possibilidade, uma outra realidade que até então não havia sido percebida. Quando Zaíra criava uma figura transfigurada, criava uma outra realidade que existe, mas que não havia sido, até aquela data, percebida. E passa a existir se alguém a descobre, portanto, tem uma autonomia e uma dimensão. Estudando esta dimensão do que existe com a dimensão do que é percebido, tem-se um outro espaço no mesmo espaço de tempo".

Doryan Gray Caldas explica ainda que com a transfiguração, uma outra realidade passou a existir na arte de Zaíra, independente até de sua vontade e insuperável nas suas possibilidades.

...fonte...
http://www.tribunadonorte.com.br/
http://www.nominuto.com/

Postado por Jardeu Amorim
Brasileiro trabalha até hoje, 29, só para pagar impostos!
O equivalente ao rendimento que o trabalhador brasileiro obteve de 1º de janeiro deste ano até hoje (29) será usado só para o pagamento de impostos, taxas e contribuições. Em 2012, foram necessários quase cinco meses para arcar com toda a carga tributária exigida pelos governos federal, estaduais e municipais. Os cálculos são do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).
O volume de dias trabalhados pelo brasileiro só para pagar impostos soma 150 dias e é superior ao de países como México (95 dias), Chile (97 dias), Argentina (101 dias), Estados Unidos (102 dias) e Espanha (137 dias). É praticamente o mesmo observado na França (149 dias) e inferior ao visto na Suécia (185 dias).

Média de dias trabalhados para arcar com tributos vem subindo.

O total de dias é bem superior ao das décadas anteriores. Na década de 70, por exemplo, em média, foram necessários 76 dias trabalhados por ano somente para pagar tributos, ou dois meses e 16 dias. Na década de 80, a média subiu para 77 dias (dois meses e 17 dias) e, na década de 90, para 102 dias (três meses e 12 dias).

Parte da tributação no Brasil incide sobre os rendimentos. É o caso, por exemplo, do Imposto de Renda. O cidadão também paga imposto sobre o consumo, que já vem embutido no preço dos produtos e serviços, como PIS, Cofins, ICMS, IPI e ISS. Paga, ainda, imposto sobre o patrimônio, como o IPTU e o IPVA.

De todo o rendimento bruto, o contribuinte brasileiro terá de destinar 40,98%, em 2012, para arcar com essa tributação. Em 2003, a média foi de 36,98% do rendimento, contra 37,81% em 2004, 38,35% em 2005, 39,72% em 2006, 40,01% em 2007, 40,51% em 2008, 40,15% em 2009, 40,54% em 2010 e 40,82% em 2011.

matéria reproduzida do site: http://www.uol.com.br/
Via http://www.caramurupaiva.com.br/
Postado por Jardeu Amorim
Estão abertas as inscrições para os Painéis Funarte de Regência Coral 2012 . Os cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical vão ocorrer de junho a outubro, nas cidades de Araxá (MG), Natal (RN), Belém (PA), Goiânia (GO) e Campina Grande (PB). Durante seis dias, os participantes – que podem ser coralistas ou regentes corais – receberão aulas práticas e teóricas pela manhã e à tarde, enquanto as noites serão reservadas para apresentações e atividades diversas.

A passagem dos cursos por Natal acontecerá de 06 a 11 de agosto. Embora sediados em determinadas cidades, os Painéis estão abertos a participantes das regiões próximas, de forma a provocar tanto o aperfeiçoamento da prática coral e o enriquecimento de repertórios, como o contato entre grupos de diferentes localidades. Em 2012, o programa conta novamente com a participação de renomados especialistas de diversas regiões do país e orientação pedagógica de Eduardo Lakschevitz. A coordenação é do Centro da Música da Funarte.

Os Painéis Funarte de Regência Coral prolongam uma reconhecida atuação do antigo Instituto Nacional de Música, da Funarte, que a partir de 1979, sob a direção de Elza Lakschevitz, iniciou um trabalho pioneiro de expansão e de aperfeiçoamento da prática coral em todo o Brasil, mediante a realização de cursos, concursos e edições de partituras. Desde o início, esse trabalho foi realizado com a colaboração de órgãos públicos e privados nas várias regiões do Brasil.

A ficha de inscrição deve ser enviada pelo correio ou por e-mail ao local de inscrições do painel desejado. Para mais informações sobre o Painel e sobre os locais e datas dos demais, acessar: www.funarte.gov.br.

Postado por Jardeu Amorim
Estão abertas as inscrições para os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012. Este ano, os cursos vão ocorrer no Rio de Janeiro (RJ), em julho Natal (RN), em outubro Vigia (PA), em novembro e Ponta Grossa (PR), em dezembro. Há vagas para técnicas de instrumento de sopro (flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete e bombardino/tuba) percussão instrumentação e arranjo musical regência percepção musical e prática de conjunto (ensaio e concerto) reparo e manutenção de instrumentos de sopros.

Realizados pela Funarte/Ministério da Cultura, em parceria com a Secultrn/FJA, os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012 oferecem cursos com duração de cinco dias, ministrados por profissionais de reconhecida competência, oriundos de diversos estados. Músicos e regentes interessados em participar do programa devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la, pelos correios, ou entregar em mãos na sede da FJA.

O objetivo dos Painéis Funarte de Bandas de Música é aprimorar, ampliar e atualizar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música de todo o país, além de estimular a troca de experiências proporcionada pelos encontros. A iniciativa faz parte do Projeto Bandas, criado em 1976. Este programa atua em diversas frentes, como levantamento e edição de partituras e manuais, distribuição gratuita de instrumentos e realização de cursos de reciclagem.

No Rio Grande do Norte as oficinas ocorrerão de 17 a 21 de outubro e serão oferecidos os cursos de Instrumentação e Arranjo, com Carlos Almada (RJ) Percepção Musical, Daniel Lopes (MG) e Stella Junia (RJ) Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro, Adevilson Cerqueira (SC) Clarinete, Max Ferreira (SP) Saxofone, Arley França (CE) Trompete, Leopoldo Artuzo (SP) Trombone, Gilvando Silva "Azeitona" (PB) tuba/Bombardino, Wilson Dias (SP) Percussão, Paraguassú Abrahão (RJ) e, Regência, com André Cardoso (RJ). E, cada candidato poderá se inscrever para uma única oficina. O programa completo de todas as cidades e informações pertinentes a cada oficina estão no site da Funarte (www.funarte.gov.br).

Postado por Jardeu Amorim
O processo de seleção dos 550 bolsistas para o programa “Agentes de Leitura”, do Governo do RN/MINC, Secretaria Extraordinária de Cultura/FJA, cumpriu com êxito, no domingo, 20 de maio, a primeira etapa: prova escrita nos 41 municípios pertencentes à área de cobertura do projeto.

Nessa primeira etapa, dos 1.928 candidatos que estavam aptos (2.179 pleitearam inscrições), apenas compareceram para realizarem provas escrita 1.345 candidatos. Foi registrado um índice de evasão de 30,03%. Nos municípios de Mossoró, São Gonçalo do Amarante e Natal o comparecimento foi inferior ao número de vagas disponíveis.

Estimular a leitura junto às famílias de baixa renda e nos aglomerados de maior vunerabilidade social, é o objetivo dos Agentes de Leitura, programa a ser implantado em 41 municípios potiguares. 550 agentes receberão bolsas para a realização desta tarefa.

As provas elaboradas pela Cátedra UNESCO de Leitura (PUC/RJ), será corrigida pela empresa CKM Serviços Ltda, de São Paulo, ganhadora da Licitação realizada pela Secretaria Extraordinária de Cultura/FJA.

A próxima etapa do processo seletivo consta de uma prova oral a ser realizada entre os aprovados na etapa escrita. A Secretaria de Cultura/FJA esta adquirindo 50 mil títulos já selecionados, dentre a literatura universal, nacional, regional e potiguar, para a implementação do programa que vai levar livro e leitura para mais de 15 mil famílias em 41 municípios do Rio Grande do Norte, com o objetivo de melhorar os índices de leitura no estado e no país.

Postado or Jardeu Amorim

Os grupos umarizalenses Arte e Riso e Culturarte juntamente com o grupo Transformação participaram na última sexta, 25, do Circuito Cultural de Praça Pública, tendo sua 2ª etapa na Praça José de Cândida, no alto da capela na cidade de Campo Grande/RN.

Realizado pela prefeitura municipal de Campo Grande e pelo Conselho Municipal de Cultura, o evento mais uma vez levou a comunidade à praça para assistir as diversas atrações culturais da noite, que além dos palhaços e do teatro, teve ainda música ao vivo.

O Circuito Cultural de Praça Pública acontece toda última sexta – feira de cada mês e vai levando cultura popular para toda Campo Grande.

Grande iniciativa que poderia ser copiada aqui em Umarizal. Lógico, se tivéssemos um Conselho de Cultura!

Alguns momentos do evento:






















Realizado pela prefeitura municipal de Campo Grande e pelo Conselho Municipal de Cultura, o Circuito Cultural de Praça Pública realizará sua 2ª etapa na Praça José de Cândida, no alto da capela neste dia 25, sexta-feira.

O conselho de cultura preparou uma programação bem especial para essa nova etapa. Dessa vez, o teatro popular estará em destaque dentro do circuito, onde, a cidade de Campo Grande receberá a visita de dois grupos da cidade de Umarizal, Arte e Riso, e Cia. Culturarte, integrando-se ao grupo local Cia. Teatral Transformação, durante as apresentações do circuito.


Ainda dentro da programação do circuito, acontecerão os shows musicais de Adalberto tocando muita MPB, e Damoziel Silva e forró Nova Geração.


PROGRAMAÇÃO
  • Cia. Culturarte, com o espetáculo, “As Crianças Brasileiras” (texto de Sérgio Rubens e adaptação coletiva);
  • Arte e Riso e os palhaços: Gravatinha, Ruivão, Rapadura e Estragado; 
  • Adalberto (Batoré) – Show MPB; 
  • Damoziel Silva e forró Nova Geração.

O circuito cultural terá seu início às 19h30min, na Praça José de Cândida, Alto da Capela.

Fonte: http://vagnersouzanacamara.blogspot.com.br/

Postado por Jardeu Amorim

Inscrições aqui:
Postado por Jardeu Amorim
LEI DO ARTISTA DE RUA (PL 931/2011, do vereador REIMONT)

O Dia 22 de maio marcou a história da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O líder do governo, o vereador Adilson Pires, declarou: “Gostaria de cumprir uma tarefa meio inusitada. O projeto foi vetado pelo Executivo e eu vou fazer o encaminhamento pela derrubada do veto. Comentei com o Prefeito: que eu me lembre, é a primeira vez na história que nós fazemos isso. Lembra-me o vereador Eliomar que hoje é um dia em que está acontecendo tudo de forma diferente.”

A galeria Lysâneas Maciel estava ocupada pelos artistas de rua, profissionais da arte pública que, cheios de gentileza, criatividade, cantaram e comemoram sua arte. Em uma bela e memorável homenagem à cidade, cantaram o Hino “Cidade Maravilhosa”, e fizeram tremular a bandeira do Brasil, festejando, emocionados, a vitória da sua mais bela expressão. Isso é bom para a cidade, para os que vivem nela, para seus visitantes. É bom para todos nós que queremos ver um Rio humanizado.

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro reafirma a importância da ARTE PÚBLICA no cenário carioca. Trinta e seis (36) vereadores votaram CONTRA O VETO do Prefeito Eduardo Paes. Agora a LEI PROMULGADA será publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo do Município do Rio de Janeiro. Na sequência, a Câmara deve comunicar, por ofício, ao Prefeito, a derrubada do veto. Aguarda-se que a LEI PROMULGADA seja também publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.

Aprendemos um pouco mais sobre a atribuição do parlamentar municipal, quando vemos o vereador REIMONT cumprir a sua atribuição de representar os anseios do povo carioca, dando voz e vez à grita popular. O vereador cumpriu o obrigatório e legítimo exercício da democrática representativa, assimilado ao tomar posse em sessão solene na Casa Legislativa, no dia 1º de janeiro de 2009.

No último dia 15, quinta-feira, na CASA DO TÁ NA RUA, o Prefeito Eduardo Paes afirmou que o VETO FOI EQUIVOCADO, diante de uma grande concentração de artistas de rua e na presença do seu secretariado.

De autoria do vereador REIMONT, a LEI PROMULGADA conta com a justificativa do teatrólogo AMIR HADDAD e é o resultado do acúmulo de discussões realizadas ao longo dos últimos 4 anos, no bojo dos coletivos, grupos e companhias, entre eles o Grupo Off-Sina (25 anos de atividade), o Tá na Rua (32 anos de atividade), a Cia Brasileira de Mystérios e Novidades, o Teatro do Oprimido, a Rede Brasileira de Teatro de Rua, que está presente em 23 estados. A ARTE PÚBLICA pede passagem! E segue, reconhecida, justa, legal e garantida, pelas ruas do Rio. O Rio versado por João do Rio: “Esta cidade é essencialmente musical; era impossível passar sem os músicos ambulantes. A música preside à nossa vida, a música auxilia até a gestação ... “ e o Rio de todos nós, capital irradiadora de inovação para todo o Brasil.

É uma grande emoção experienciar a força do povo organizado. Neste caso, organizado com arte, criatividade, música, dança, poesia e muita energia positiva. Juntos somos mais, juntos somos fortes.

Suelyemma Franco

ASS CULTURA MANDATO VEREADOR REIMONT
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Do blog: cenopoesiadobrasil.blogspot.com
Postado por Jardeu Amorim

Circo Grock se prepara para uma temporada em todo o Brasil. O primeiro destino será Caicó. A previsão para a estreia é a próxima quarta-feira (30).

A estrutura está sendo montada no Complexo Turístico Ilha de Santana. O espetáculo inédito no Seridó conta com a participação de artistas nacionais e internacionais. Em seu material de divulgação, conta que o Circo Grock é o primeiro circo com ar-condicionado do Brasil.

O Circo Grock é um dos mais respeitados do mundo. Os proprietários Nil Moura e Gena Leão - Espaguete e Ferrugem - caminharam por várias partes do mundo, inclusive Suíça, para trazer a Natal uma estrutura que pudesse passar o conhecimento da arte milenar - que é o circo - para os habitantes do RN. O Circo Grock também é a sede da Escola potiguar das Artes do Circo que é Ponto de cultura do RN.

FONTE: Marcos Dantas
Através de: http://www.alexandreteatro.blogspot.com/
Postado por Jardeu Amorim
Da parceria entre a Fundação José Augusto e a ONG Cajupiranga surgiu o Coletivo Nós na Tela, em 2008, que deu origem ao Projeto Nó na Tela, que tem como objetivo principal estimular a produção audiovisual no interior do Estado. E, a partir desse projeto são produzidos filmes que serão exibidos em diversas cidades do interior, como aconteceu nos dias 10 e 11 de maio em São Tomé e Serra Negra.

O projeto, que tem como produto final filmes produzidos pela comunidade, visa estimular, através de capacitação, a formação de realizadores e receptores críticos, produção de obras audiovisuais que registrem a memória e a diversidade cultural do Estado, suprir uma lacuna nas ações de formação e produção audiovisual potiguar, fortalecimento da identidade cultural e social através da descoberta de novas percepções e talentos. São três as etapas do projeto: curso de introdução a realização audiovisual, realização de um filme curta metragem e composição do catálogo da Mostra "Curta Nós na Tela" - que percorrerá os municípios contemplados pelas ações do projeto. Dentre os municípios estão Cruzeta, Currais Novos, Macaíba, Caicó, Campo Redondo, Campo Grande, Jardim de Seridó, São José de Mipibu, Grossos, Viçosa, Parelhas, Goianinha, Ipanguaçú, São Tomé, Serra Negra do Norte, São Gonçalo do Amarante e a capital do Estado, Natal.

Deste ano, o projeto produziu, a partir de 15 roteiros inscritos e a participação de 407 pessoas, 08 curta metragens: Lendas do Catau (Goianinha), Os Causos de Tomás Cabe (São Tomé), Belíssima (Caicó), O Retorno (Jardim do Seridó), Esquizofrenia (São José do Mipibu), O Pacto (Serra Negra do Norte), Em Família (São José do Campestre, São Gonçalo do Amarante e Macaíba) e As Marias (Santana dos Matos, Areia Branca e Natal). Para a produção dos curtas, além do apoio da Secultrn/FJA, conta com a participação das Casas de Cultura de cada município, Instituto Técnico de Cinema (ITEC), Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do RN (ABD&C/RN), Estúdio Sonorus, Imagem e Filme e Universidade Potiguar (UnP).

E, os filmes produzidos serão exibidos na 11ª Bienal de Artes Visuais da cidade de Havana, em Cuba, nos dias 02 a 04 de junho de 2012. O convite feito pelo Instituto Cubano Del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC) e da TV Casa Produtora sugriu após a visita a Natal do crítico de cinema Frank Padrón, em 2009.

Mais informações através do blog do projeto (nosnatelaprojeto.blogspot.com) e do e-mail (nosnatelaprojeto@yahoo.com), com Geraldo Cavalcanti.

Por: Denise Barcelos (Assecomfjarn) - Fotos: Nós na Tela

Postado por Jardeu Amorim
Essa é uma polêmica que vem rondando não só o Campus de Macau, mas várias escolas e instituições de ensino no país, onde sempre acontecem debates a cerca desses acontecimentos. A pergunta é: Será que o fato de um namoro adolescente poderá atrapalhar o desempenho de um aluno em sala de aula? Pois bem, vejamos algumas opiniões de um bom debate que tá rolando nas redes do Movimento Escambo e Brasileira de Teatro na internet.

A 1ª Opinião é de um estudante do IFRN.

Intimidades entre alunos na escola


Os casos de relações entre alunos adolescentes na escola estão cada vez aumentando, situações de jovens trocando beijos e se acariciando pelos corredores e no pátio da escola estão ficando comum nos dias de hoje. Mas, será que namorar ou ficar na escola prejudica nossos estudos?

Diretores de estados diferentes dão sua opinião em um site. Segundo Antônio Oscar da Silva, Diretor da Escola Estadual Alcebíades Calhão, de Cuiabá: “A escola definitivamente não é um lugar para relacionamentos amorosos. Nosso regimento contempla essa questão e proíbe até mesmo que os alunos andem de mãos dadas”. Discordando, Francisco Pinheiro, Diretor da Escola Municipal Antônio Diogo de Siqueira, de Fortaleza, opina: “Acho normal ver os alunos trocando beijos e andando de mãos dadas pelos corredores. No entanto, em casos extremos, devemos conversar com os envolvidos”.

As escolas não devem estabelecer regras ou ações que proíbam os jovens de se relacionarem. Nós jovens estamos numa fase de conhecer pessoas, melhor dizendo, de vivenciar novas experiências, mas cabe a cada um ter uma atitude adequada no local que esteja. Também depende do casal, se eles souberem dividir os momentos fora e dentro da sala de aula, respeitando os professores, tendo uma vivência harmoniosa entre os dois. Considero essas situações casos particulares que só o casal pode estabelecer.

Portanto, troca de beijos e carícias entre alunos no pátio da escola não interfere nos estudos, acredito que tudo depende do casal, pois namoro na adolescência tem muitas consequências, se cada um souber dividir os seus momentos amorosos dos seus compromissos na escola, dá pra namorar sem problema. Mas não podemos esquecer que namorar faz parte do ciclo de vida e de convivência.


Jean Carlos, estudante do curso técnico de Química, IFRN, campus Macau.
Publicado em 06 de março de 2012 no blog: http://www.opineconosco.blogspot.com.br/

Outras:

Por Junio Santos

Coisas e costumes velhos, ultrapassados e preconceituosos, em nome da velha moral que reina por muito tempo nesse Brasil cheio de "cachoeiras" com "sarnas" filmado em "collor" e abençoados pelos novos-velhos governantes, assustam o nosso dia-a-dia.

No IFRN de Macau-RN a coisa tá ficando perigosa. A última das últimas é a proibição de namoro dentro dos quatro muros da escola que virou instituto e que por essa pratica parece muito mais escola de ensino fundamental tendo como alunos crianças e adolescentes.

Creio até que as escolas de ensino fundamental já avançaram até muito mais. Quem lembra do prêmio recebido por uma escola pública de Cruzeta-RN que entre os projetos de aprendizagem tinha a construção da praça do namoro? Aqui no IFRN-Macau não. Os educadores da direção proíbem e ainda criam novos cargos públicos federais: Os fiscais do namoro.

Com tanto terreno cedido pelo povo pra construção do IFRN porque não fazer uma praça Iluminada com bancos pra casais. Poemas de Vinicius de Morais e outros poetas pra serem lidos e compartilhados; Informações sobre o sexo seguro; sobre o respeito com o outro; sobre o perigo dos preconceitos seja ele qual for? Isso seria muito mais estimulante, muito mais educacional.

Agora com a proibição do namoro no Instituto resta pra os casais as ruas, pequenas praças e esquinas da COHAB, onde de vez em quanto aparece uns safados em motos, carros, bicicletas e a pé que assaltam, roubam celulares, pequenas quantias, objetos pessoais e podem até, caso alguém resista, ter agressão, ferimento e morte.

Eu que já fui pego de verdade de calça curta proibido de entrar no IFRN de Macau, sem nenhuma explicação e sem nenhuma lei que determine, de bermuda, fico perguntando: Baseado em que essa determinação? Qual a lei que proíbe o namoro dentro da escola? quem inventou essa besteira, perdeu tempo com essa atitude ridícula quando devia está ganhando o seu precioso tempo, pago pelos nossos pesados impostos, na melhoria da educação e da aprendizagem; em mais opções nas áreas do esporte e das artes pra os seus alunos; na melhoria da merenda e principalmente em uma ação pertinente fora do muro da escola, na COHAB, conjunto sem vida, sem atrativos culturais, abandonado e só lembrado pelos políticos viciados quando se aproxima a eleição.

Por fim, como pai só posso lamentar e repudiar tal atitude atrasada, sem base, sem legitimidade.

Por Ray Lima


Cada vez mais me entendo como uma pessoa doutro mundo, mesmo vivendo aqui. Sou de carne e osso, não me considero um fantasma, porém luto para a construção de outro mundo a partir de agora, da falsa ordem do caos instalado em toda parte. A lógica neo- pinel-capital é o desamor, a violência gratuita, o controle do incontrolável, a exploração do outro, a negação da criatividade amorosa, da própria amorosidade entre nós. Essa é uma luta interminável, pois dentro do humano há perversidade e crueldade, assim como o cuidado e a solidariedade. As escolas, sejam de nível fundamental, médio ou superior, são espaços de reprodução da lógica ainda dominante em todo o mundo. Jovens cometem suicídios no Japão, na China, na Coréia e em outras arenas capitalistas por terem o direito de escolher, pensar, gozar o mundo que mais lhes poderiam fazer bem. O choque de ordem é um requinte fachista da sociedade tecnológica e neocapitalisa da nova era. Esse mundo acabou e não se deu conta. Por isso, em meio às suas ruínas precisamos cuidar de construir outros alicerces, mesmo sofrendo os impactos das velhas paredes em nossas cabeças(cérebros).



"Viver neste mundo o que é?
Fingir mesmo que é otário?
Fundar bancos, vender armas,
Contentar-se de operário?

Viver neste mundo, o que é?
Surfar no trem em vez do mar?
Comprar fiado e não pagar?
Dançar a música que tocar?


Viver neste mundo, o que é?
Dirigir na contramão?
Inibir o criador, impedir a criação?
Cancelar a criatura por falta de inspiração?


Viver neste mundo, o que é? Negar a ginga
e a arte, a magia do Mané? Furar bloqueios
da defesa com a alegria do Pelé? Meter gol
na violência com dribles de inteligência?"


(Ray Lima, Tudo é Poesia I, Queima Bucha, Mossoró-RN)

Opine Também...
Postado por Jardeu Amorim
Palhaços da Cia. Arte e Riso e Psicólogo Pedro Henrrique

Ontem, 18 de maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” o CREAS: (centro de referência especializado de assistência social), CRAS, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, Prefeitura Municipal e a Cia. Arte e Riso realizaram uma mobilização durante todo o dia pelas ruas do centro da cidade e escolas de Umarizal, tendo sua culminância as 16:00hs no pátio em frente as Escolas Estaduais 11 de Agosto e Zenon de Souza com explanação dos gestores dos órgãos setoriais citados a cima sobre o tema abordado e apresentação da Cia. Arte e Riso para os estudantes e todos os presentes.

Conselheira Tutelar Flavinha com alunos do germano Sobrinho

Violência Sexual é Crime. Denuncie!
Quebre o Muro do Silêncio

FAÇA BONITO.
Proteja Nossas Crianças e Adolescentes

Postado por Jardeu Amorim




Imagem retirada da internet meramente ilustrativa
O Governo do Estado através da Secretaria Extraordinária da Cultura/FJA, recebe inscrições para eleitores e candidatos a comissão gestora do Fundo Estadual de Cultura – FEC, até o dia 25 de maio de 2012.

A Eleição será realizada em quatro pólos do Estado, divididas por região, que elegerá um por região. Umarizal está inserido na região do Oeste que comporta 69 municípios, com sede em Mossoró.

O FEC tem como Objetivos:

Fomentar a produção artístico-cultural potiguar, mediante o custeio, total ou parcial, de projetos culturais, de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado, relacionados com a pesquisa, a edição de obras e a realização de atividades artísticas nas seguintes áreas:

a) artes cênicas, plásticas, gráficas e tecnológicas;
b) cinema, fotografia, vídeo e internet;
c) literatura;
d) música e dança;
e) artesanato, folclore e tradições populares;
f) patrimônio material e imaterial;
g) museologia e documentação;
h) bibliotecologia, biblioteconomia, arquivologia e acervos; e
i) patrimônio histórico e arquitetônico;

LEI COMPLEMENTAR Nº 460, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2011.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL PARA REPRESENTANTES NA COMISSÃO DO FEC

Data de Abertura de Inscrição: 15/05/2012

Data de Encerramento de Inscrição; 25/05/2012

A Secultrn abre o EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 08/2012 para processo eleitoral de representantes da classe artística na Comissão Gestora do Fundo Estadual de Cultura (FEC). Esse edital atende a Lei Complementar nº 460, de 29 de dezembro de 2011, que prevê, via escolha pública, de representantes da classe artística, uma vez que, a cultura não se representa exclusivamente por entidades representativas. Assim sendo, convoca cidadãos norte-riograndenses para participarem desse processo de eleição para a escolha dos 04 (quatro) representantes da classe artística, das 04 (quatro) Mesorregiões do Estado do Rio Grande do Norte, para a Gestão de 2012 a 2013.

Mais informações: http://www.cultura.rn.gov.br/

Postado por Jardeu Amorim
A Funarte em parceria com a Secultrn/FJA irá proporcionar a classe artística e cultural do Estado oficinas nas áreas de artes visuais e cênicas. Para definir as principais demandas no RN, aconteceu nessa tarde de sexta-feira, 18/05, no TCP, reunião com representantes da Funarte NE, Secultrn/FJA e representantes das classes artísticas envolvidas para a apresentação das propostas para as 03 oficinas que serão oferecidas entre junho e setembro deste ano.

Os representantes do Minc, Fábio Lima e Reinaldo Freire, apresentaram o programa de oficinas que acontecerá em todo o país, especialmente nos nove estados do NE, e trouxeram o cronograma da Funarte, em nome do Ministério da Cultura, para o RN, visando suprir as maiores dificuldades encontradas e capacitar profissionais, que espalhem o conhecimento para o Estado, não ficando restrito a capital. E, a Secultrn/FJA confirmou sua parceira com o Minc, ficando a cargo dela custear as despesas para trazer os oficineiros e, da Funarte o pagamento dos prolabores.

Das três oficinas que serão oferecidas, já está definida a de artes visuais, que acontecerá entre os dias 24 e 28 de setembro, na Pinacoteca do Estado, trazendo o oficineiro Frederico Dalton, do RJ, com o o tema Arte e Tecnologia, visando a capacitação para o Salão de Artes Visuais Abrãao Palatinik. A oficina terá a carga horária de 40 horas, mas sem número de vagas ainda definidas. E, tem como objetivo principal colocar o RN dentro das técnicas de audiovisuais que estão sendo trabalhadas no país e no mundo, resgatando o Estado do atraso que se encontra nesse quesito.

Já as duas oficinas de artes cênicas ainda serão definidas e a Funarte escutará as sugestões de temas e oficineiros da classe artística, que apresenterá suas propostas no dia 29 de maio. As duas oficinas procurarão sanar as grandes dificuldades técnicas e artísticas do Estado, que carece de profissionais capacitados para atuarem e disseminarem tais conhecimentos.

Para mais informações entrar em contato com a Secultrn/FJA ou com a Funarte.

Funarte: Reinaldo Freire (reinaldofreire.naldinho@funarte.gov.br)
Secultrn/FJA:
Teatro de Cultura Popular Chico Daniel: (84) 3232-5307
Artes Cênicas: Sônia Santos – (84) 8127-4781
Artes Visuais: Vandeci Holanda – (84) 8127-3936
Por: Denise Barcelos / Assecomfjarn

Postado por Jardeu Amorim


A realização da 1ª fase de seleção dos Agentes de Leitura, realizada pela Secultrn/FJA, acontecerá neste domingo, 20/05/2012, em 41 municípios simultaneamente. Para saber seu local de prova, os inscritos devem acessar o site da Secretaria no link: http://www.cultura.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sec_cultura/principal/consulta/locais_de_prova.pdf ou irem até o local de seu município no qual realizarão sua inscrição. Os locais já estão disponíveis para consulta desde ontem, quarta-feira, 16/05/2012. Lembrando que os portões abrem às 8h e fecham às 9h, sendo fundamental levar RG e caneta, conforme previsto no edital.

Segue abaixo os locais por município:

Alexandria - E. E. Valdemar de Souza Veras
Angicos - E. E. José Rufino
Apodi - Núcleo da UERN
Assú - Complexo Educacional Padre Ibiapina
Baraúna - E. E. João de Abreu
Caicó - Centro Educacional José Augusto
Campo Grande - E. M. Professor Leal Pimenta
Canguaretama - E. E. Fabrício Maranhão
Caraúbas - E. M. Josué de Oliveira
Ceará-Mirim - E. E. Professor Eneas Cavalcante
Cruzeta    E. E.- Joaquim José de Medeiros
Currais Novos - E. E. Tristão de Barros
Goianinha - E. M. Hélio Galvão
Grossos    - E. E. Coronel Solon
Ielmo Marinho - E. E. Ielmo Marinho
Ipanguassú - E.E. Manuel de Melo
Itaú - E. E. Francisco de Assis Pinheiro
Janduís - E. E. Professor Daniel Gurgel
João Câmara - Casa de Cultura Gumercindo Saraiva
Lajes - E. E. Pedro Segundo
Lucrécia - E.E. Josefina Xavier
Luiz Gomes - E. E. Mariana Cavalcante
Macaíba    - Colégio Equipe
Macau - E. E. Duque de Caxias
Martins    - Centro Educacional Raimunda Barreto
Mossoró    - E. E. Antônio Bezerra de Sales
Natal (Zona Leste) - E. E. Isabel Gondim
Natal (Zona Norte) - E. E. Peregrino Júnior
Natal (Zona Oeste) - E. E. Maria Queiroz
Natal (Zona Sul) - E. E. Antônio Pinto
Nísia Floresta - E. E. Nísia Floresta
Nova Cruz - E. E. Djalma Marinho
Parelhas - E. E. Monsenhor Amâncio Ramalho
Parnamirim - E. E. Professor Antônio Basílio Filho
Pau dos Ferros - Secretaria de Educação 
Santa Cruz - E. E. José Bezerra Cavalcante
Santana do Matos - E. E. Prof. Celso Arruda de Andrade
São G. Amarante     - E. E. José Vieira 
São José de Campestre - E. E. Diógenes da Cunha Lima
São José de Mipibú - E. E. Professora Terceira Rocha
Serra Negra do Norte - Centro Pastoral Paroquial
Tenente Ananias    E. E. - Acadêmico Mauro Abrantes
Touros - E. E. Professora Isabel Barbosa Vieira
Umarizal - E. E. 11 de Agosto



Postado por Jardeu Amorim

Porque a arte é tão importante na vida das pessoas?

É mais do que natural se ouvir falar em arte, afinal são vários os movimentos artísticos, música, cinema, teatro, literatura, pintura, artesanato, artes plásticas, enfim... Inúmeras manifestações que representam aquilo que uns chamam de dom, mas que eu prefiro denominar de aprendizado. Dentre todas essas e outras manifestações artísticas, vem o seguinte questionamento, porque a arte é tão importante na vida das pessoas?

A arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo, ela é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos, ela nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção e a nossa atividade corporal.

Conhecer a arte que é praticada pela nossa sociedade, ou pelo grupo cultural a que pertencemos é fundamental para construirmos a nossa própria identidade, contudo o contato com outras artes de outros grupos culturais nos proporciona o aprendizado e um melhor convívio com pessoas o que amplia a nossa visão de mundo.

O artista consegue ver aquilo que as outras pessoas não vêem, ele cria o que está além do nosso cotidiano, torna intensa a nossa sensibilidade e ainda tem a capacidade de promover uma visão crítica sobre um determinado tema, ou até mesmo propor uma reflexão, seja com uma pintura, uma música, um poema ou um livro.

Cada manifestação artística proporciona tem uma identidade, e até mesmo, uma linguagem própria, mas todas nos levam a uma coerência na qual a arte é sempre inspirada pelos sentimentos, pelas emoções e opiniões do artista. O artista usa a arte como uma maneira de expressar os enigmas da vida e os verdadeiros sentimentos.

A importância da arte na vida das pessoas dá-se principalmente pelo fato de abrir a nossa mente e de fazer fluir o nosso pensamento, assim como têm uma grande importância social por integrar diversas pessoas com personalidades e características físicas diferentes dentro de um meio.
A importância da arte na vida das pessoas é algo nítido, afinal ela está em todo lugar, faz parte da nossa cultura e da nossa história. Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social. Ela é extremamente importante no desenvolvimento de um povo, ela nos dá uma nova visão de mundo, de sociedade e expande a nossa criatividade. Afinal, Tudo que existe é arte e é gerado por ela.

Sergio Rubens
Fonte: www.uzlemfotos.blogspot.com

Postado por: Sergio Rubens
Atendendo a reivindicações de diretores e artistas das festas municipais do Estado, a Secultrn/FJA se reuniu, no dia 19 de março, com os responsáveis pelas manifestações de caráter cultural referentes as datas cívicas, religiosas, de padroeiras, histórias das cidades contadas por espetáculos teatrais, de caráter público, para discutir os apoios dados pelo Governo.

Na ocasião foram feitas duas solicitais primordiais: apoio técnico e apoio financeiro. E, como resposta ao apoio financeiro a Secultrn/FJA lançou o edital ATOS DO POVO - APOIO ÁS CELEBRAÇÕES HISTÓRICAS, SACRAS, PROFANAS E CIVICAS DE CARATER PÚBLICO 2012/2013, que pretende apoiar 34 festas já existentes e 10 novas propostas, dos mais de 60 eventos já levantados pelo Estado. O edital irá contemplar com prêmios de R$3.000 a R$100.000 as festividades que irão acontecer entre junho de 2012 a junho de 2013 e que precisarão contar com mínimo 05 (cinco) apresentações, quer sejam espetáculos de teatro, de dança, circo, folclórico, áudio visual e artes integradas. Suas inscrições estão abertas até o dia 10 de junho de 2012. Todas as informações pertinentes e o edital completo estão disponíveis através do site www.cultura.rn.gov.br, no link Editais Abertos.

Quanto ao segundo pleito, dos apoios técnicos, será publicado um edital para a contratação de oficineiros, diretores, cenografistas, figurinistas, iluminação, maquiadores, que ficarão responsáveis por qualificar os diretores e artistas envolvidos nos espetáculos e festas. A Secultrn/FJA colocará esse edital para consulta pública na próxima semana, no mesmo site, por uma semana.


Por: Denise Barcelos/Assecomfjarn - Fotos: Sheyla Azevedo
Via: alexandreteatro.blogspot.com.br
Postado por Jardeu Amorim
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...